150 Termos para Entender Política

150 Termos para Entender Política André Rehbein Sathler...

Resenhas - 150 Termos para Entender Política

Samael 07/04/2021

Básico do básico
Fala sobre alguns conceitos basilares da nossa política contemporânea em uma linguagem acessível. É bom e cumpre sua proposta

RicXand 30/05/2021

Dicionário
Como o título já diz, são 150 termos sobre política explicados de forma simples.
É como se fosse um dicionário com termos políticos de fácil consulta e fácil entendimento.

Ricardo de Andrade 13/05/2021

Dicionário de Política
Basicamente um dicionário de política. Pensei que viria mais, porém cumpre o que efetivamente promete. São 150 termos de política explicados em linhas básicas. Apenas.

CPF1964 21/04/2021

Opinião
Primeiro livro que leio dos autores.

Termos utilizados na política.

Ideal para quem não domina o assunto.

Bem didático.

cinthyaarruda 08/09/2023

Esperei que ele fosse um livro básico e introdutório, mas em alguns momentos ele foi muito mais básico do que pensei.
São 150 termos bem importantes, mas achei que alguns poderiam ter substituído por outros mais relevantes.

Pedrohenriqp 30/12/2020

Necessária
Em tempos que a polarização é tão latente, esse livro veio para iluminar ideais e disseminar criticidade.

Gabriel.Cruz 06/10/2021

Você já se perguntou por onde começar a estudar política? Entender os principais termos utilizados nos debates, jornais e internet é o primeiro passo para compreender o que acontece no país. Política é uma parte significativa na vida de todos os cidadãos e, ao contrário do dito popular, deve sim ser discutida, e a melhor forma de se fazer isso é ter conhecimento do que se fala.

Lirieudo 11/11/2020

Sucinto e objetivo
Esse livro é importante para quem acompanha o noticiário e fica ouvindo termos que não são corriqueiros porque tem objetividade e clareza.

Carlos.Junior 10/10/2021

150 termos para entender politica-Nota:8/10
‘’150 Termos para Entender Política’’, ironicamente, possui só 150 páginas e os autores, André Rehbein Sathler(Economista) e Malena Rehbein Sathler(Jornalista), tinham como base realizar uma descrição educativa, como um projeto educacional, para conscientizar e informar a população brasileira sobre termos políticos. Tanto é que o livro é fornecido GRATUITAMENTE desde da sua primeira publicação em 22 de setembro de 2020.
O livro vai desde definições sobre monarquia, comunismo, câmara de deputados, oligarquia, nepotismo e entre vários outros. É um conjunto elaborado de explicações de fácil entendimento e compreensão da população para com o meio político, econômico, histórico e até filosófico. Um meio educativo de formar uma consciência de classe, política, social e cidadã. O livro é curto, básico, mas acima de tudo necessário para uma construção de ideias corretas com o prol do bem comum. Fui surpreendido pelo fato deles serem completamente isentos durante todo o livro e terem um pegada mais na neutralidade, creio que por ser um artigo governamental, mas é puramente cientifico e teórico. Não há presença de uma opinião ou direção melhor que a outra, são apenas apresentadas de maneira didática no livro e é isso. O livro tem como objetivo informar e educar o leitor, rever as bases já conhecidas ou apresentar novas informações ao mesmo. Um ótimo livro para qualquer pessoa brasileira, mesmo com pouca ou nenhuma familiaridade com política, para conhecimento do mínimo básico sobre os principais conceitos da área. Se você tem apreço pela área do direito, política, economia, história, filosofia ou é só um cidadão querendo se educar melhor é uma boa e curta leitura.

Iaemori 21/03/2023

Simples e didático
Como o próprio nome diz, é um livro bastante didático que cumpre com a promessa.

Descreve os termos de maneira simples e interessante, e considero até mesmo instigante, que para uma leiga da área que está buscando entender cada vez mais, achei essa leitura como um bom começo de adentrar esse meio.

judeaquino - @juentreestantes 26/03/2023

Curti a leitura por todo aprendizado
Realmente foi um livro que me mostrou quão pouco eu sabia sobre termos da Política rsrs

De acordo com a sinopse, "o livro busca desmistificar conceitos de forma clara e acessível, e, assim, contribuir com a construção da cidadania ativa e o fortalecimento da democracia no Brasil".

E ele realmente é claro e acessível e esclarece muitos pontos para quem não sabe. As explicações são concisas, claras e didáticas. NÃO é um livro para quem deseja se aprofundar nos assuntos, mas, sim, para quem quer começar a entender melhor.

O tamanho do livro é bem pequeno, e é fácil levar ele para a rua ou na bolsa (também é leve). De modo geral, é uma página pra cada termo; às vezes dois cabem na mesma página e, outros, vêm com mais detalhes, ficando em duas páginas.

Os autores são completamente isentos/neutros durante todo o livro. É uma escrita bem teórica e os exemplos citados são históricos (e não específicos da política brasileira). O foco realmente é se ater aos CONCEITOS.

Particularmente, o que mais curti foi entender mais os detalhes de cada um dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e ver detalhes sobre as funções e órgãos que compõem cada um.

O livro cumpre sua proposta (explicar por alto diversos termos da Política). Recomendo a leitura para todos, até mesmo quem já sabe mais sobre o tema mas deseja relembrar algo.

Até o momento dessa resenha o livro estava disponível gratuitamente na Amazon e em diversos sites. É só buscar o título no Google e escolher por onde baixar (a própria editora disponibiliza também).
_____________

Vem falar de livro comigo no insta =) >>> @juentreestantes

site: Insta: @juentreestantes

Rhuan34 18/10/2022

Necessário
Ebook gratuito feito pela editora Câmara a fim de que todos tomemos conhecimento do vocabulário básico de política para prestarmos atenção nos feitos e desfeitos que os Parlamentares e o Presidente estão fazendo na sociedade.

Hanna 17/12/2022

Interessante
O livro explica bem toda a terminologia. Fácil de entender para um leigo, mas o assunto não deixa de ser chato (para mim).

Maya 03/10/2021

Sempre me considerei MUITO leiga no quesito política, e para quem assim como eu se considera, começar a entender os principais termos e o que eles significam nesse contexto é incrível.