Sem Lógica para o Amor

Sem Lógica para o Amor Tracey Garvis Graves

Resenhas - Sem Lógica para o Amor

Elisabet 12/01/2021

Sem lógica para o amor
Adorei a leitura! Ao longo do livro você percebe a evolução da personagem e o mais incrível é que a própria consegue identificar isso na vida dela. As narrativas são alternadas entre cada capítulo com os dois protagonistas (adoro). A autora conseguiu abordar de uma maneira delicada o Transtorno do Espectro Autista da protagonista. O final deixou um pouco a desejar, pois aconteceu tudo muito rápido e de maneira aleatória, mas não impediu de tornar o livro maravilhoso.

Catarina 12/01/2021

representatividade autista
Alternando entre o passado e o presente, “Sem Lógica Para O Amor” vai contar a história de Annika, uma mulher que desde sempre se sentiu um tanto que deslocada. Ela cresceu achando que as pessoas não a entendiam, que ela de alguma forma era diferente dos demais, o que ela não sabia até então é que ela é autista, uma vez que o diagnóstico na década de 90 era algo precário. Já na faculdade, ela descobriu o imenso gosto pelo xadrez e em uma dessas partidas ela conhece Jonathan. E é a partir daí que a história se desenrola.

Livros como esse atestam a importância da representatividade autista, pois histórias assim quebram os estereótipos que essas pessoas enfrentam todos os dias. Ser autista não é nenhum atestado de incapacidade ou de inferioridade e Annika demonstra bem isso no livro; ela enfrenta preconceitos e os inúmeros obstáculos no caminho e se torna uma mulher forte, independente e bem sucedida.

Ler essa história foi um prazer imenso, gostei tanto que li todinho em uma tarde! Só que além do romance (fofíssimo, por sinal), a autora discutiu outros temas bem pertinentes. Tais como, as diversas vezes em que os homens tiravam vantagem de Annika, pois como ela tinha dificuldade de interpretar as emoções dos outros ela acabava sendo facilmente manipulada. Esses namorados foram as piores pessoas que já passaram pela vida dela, alguns deles a tratavam como algo exótico e só a “valorizavam” por causa da aparência.

Recomendo demais que você leia esse livro, vale muito, muito mesmo, a pena. Foi muito interessante conhecer um pouquinho de como é a vida de pessoas autistas, foi muito curioso ver o mundo através dos olhos de Annika. Eu não queria que esse livro tivesse acabado, queria, no mínimo, mais umas 100 páginas.

Se você gosta de romances, vale dar uma chance para esse livro, você não vai se arrepender!

Mariana_ 12/01/2021

Sempre achei o começo um bom lugar (página 307)
Amei esse livro e não esperava mesmo gostar tanto dele! Recomendo DEMAIS!

Diana 02/01/2021

Apenas bom.
O livro conseguiu me prender, a escrita da autora é fluida, mas eu não achei o livro isso tudo como andam falando. A história é sensível, delicada, porém não foi uma história que me emocionou.
Karime 23/04/2021minha estante
terminei ontem e pensei exatamente a mesma coisa.

@lendosonhando 29/12/2020

Ao longo da história Annika ganha cada vez mais voz e ao entender melhor sobre o autismo se empodera e toma as rédeas de sua vida de uma vez e por consequência sente- se pronta para amar.

@lendosonhando

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 22/12/2020

Resenha | @wingardiumlivros
O livro é narrado em primeira pessoa, intercalando entre presente e passado e entre os personagens principais. Tudo é revelado aos poucos e somente o importante para a história naquele momento.

A delicadeza com que o livro é narrado me conquistou logo de cara, e logo nas primeiras páginas meus olhos marejaram em momentos emocionantes. A personagem possui espectro autista, eu me identifiquei em diversos momentos e fiquei pensando em quantas pessoas também não sofrem situações parecidas.

Além de ser uma linda história de amor, inclusive de amor próprio, também serve pra nos sensibilizar e refletir sobre como tratamos as pessoas e o impacto que isso causa em suas vidas.

Apesar de todas as dificuldades que o casal encontrou ao longo de suas jornadas é uma história linda, doce, sensível e necessária. O final deixou meu coração apertado e quentinho ao mesmo tempo, recomendo de olhos fechados PRA TODO MUNDO!

A capa está belíssima e a escrita da autora é incrivelmente fluida. Fica a dica pra quem quer se envolver nessa história e descobrir o que o amor é capaz de fazer.

Atenção: o livro também trata de ansiedade, porém de uma maneira bem superficial. / Possui cenas de sexo.

site: https://www.instagram.com/wingardiumlivros/

Paula Juliana 21/12/2020

Link de compra no Amazon: https://amzn.to/2ZBVb57
Uma obra deliciosa, repleta de honestidade, amor e simplicidade. Uma protagonista livre de convenções, de regras e de conceitos pré estipulados. Sem Lógica para o amor é uma daquelas leituras que você lê rapidamente, mas não quer que chegue ao fim, com personagens tão reias e palpáveis que é impossível não sentir suas aflições, seus medos e suas angustias.

Annika é especial em todos os sentidos da palavra, não pelo seu possível Transtorno do Espectro Autista, mas porque é uma pessoa realmente iluminada e extremamente humana. A obra é dividida entre o passado de 1991, quando Annika na faculdade conhece Jonathan, aquele que a mostra como é ser verdadeiramente amada e sobretudo aceita. Ao longo da leitura acompanhamos os acontecimentos da vida que os levaram a caminhos diferentes, e o presente em 2001 quando ambos se reencontram mais maduros, e com vidas mais bem estabilizadas em alguns aspectos.

A obra tem uma escrita fluída, de fácil entendimento e leitura, a autora tem uma forma de escrita que cativa o leitor com seus diálogos e o faz ansiar por mais. As divisões dos capítulos indo e voltando do passado ao presente, mudando a narrativa entre os dois personagens, fazem o leitor ficar curioso a cada página e o mais engraçado é que é como ler duas histórias diferentes com os mesmos protagonistas. No presente torcemos pelo casal, e no passado se perguntamos o que pode ter ocorrido para separar esse amor?!

A personalidade da mocinha é algo a ser comentado, Annika não sabe o que é socialmente aceito, não entende de regras, e convenções, muitas vezes nem ironia consegue identificar, não gosta de bares, lugares com barulho, fumaça e pessoas. Entende que é esteticamente bonita, mas sabe que para muitos é considerada estranha. Busca sempre se encaixar, e tudo que é para muitos fácil e rotineiro, para ela é um tremendo esforço e desafio. Adorei como o Autismo é colocado na narrativa e como o xadrez é uma pela chave para a obra.

O livro foi recebido em parceria com a Editora Jangada e fecha esse ano com chave de ouro com um kit espetacular que faz jus a essa obra incrível.

Sem Lógica para o Amor fala de aceitação, superação, humanidade, preconceitos, destinos e paixões. Fala da vida em sua mais simples e verdadeira face, é uma obra para se deliciar, se divertir , se emocionar, e também para refletir sobre como o diferente é aceito na nossa sociedade atual. Super recomendo! Uma história para ser lembrada!

site: https://overdoselite.blogspot.com/2020/12/resenha-sem-logica-para-o-amor-tracey.html

Milena @albumdeleitura 21/12/2020

Sem Lógica para o Amor
"A vida não é fácil para ninguém. Todos nós temos desafios. Todos enfrentamos adversidades. É como as superamos que nos torna quem somos."

Alguma vez você já se sentiu deslocado?

É exatamente assim que Annika se sentiu a vida inteira. Portadora de TEA (Transtorno do Espectro Autista), a jovem apaixonada por xadrez sempre teve muita dificuldade para interagir socialmente, mas ao entrar para a universidade sua vida se modifica por completo: ela se vê obrigada a se adaptar à nova rotina, começando pela colega de quarto, Janice, que a entende como ninguém, passando pelo Clube de Xadrez e culminando em Jonathan, um rapaz em busca de um recomeço, que veio transferido de outra universidade e que possui a mesma paixão pelo xadrez que ela.

Entre uma partida e outra, os dois acabam se conhecendo melhor e o que era amizade acaba se transformando em uma belíssima história de amor, mas como a vida gosta de pregar peças, um trágico acontecimento acaba separando-os.

Dez anos se passam e eles acabam se reencontrando por acaso em um supermercado. Tudo indica que o destino se encarregou de colocá-los frente a frente outra vez para mostrar que a chama desse amor ainda está acesa e que se eles realmente quiserem viver essa história, precisarão enfrentar os fantasmas do passado, pois só assim construirão um novo futuro. Será que eles vão conseguir?

Quando soube desse lançamento, imaginei encontrar um romance clichê, mas acabei me deparando com uma verdadeira avalanche de emoções: um livro que conversa com o leitor nas linhas e entrelinhas, nos ensina a ser fortes, a nunca desistir e também que a empatia pode ser o melhor remédio.

Com uma dose certeira de realidade, a trama expõe o ponto de vista dos protagonistas e intercala entre passado e presente, o que nos ajuda a conhecer melhor as lutas de cada um e a compreender melhor os seus sentimentos.

Mais que um livro sobre reencontro, amadurecimento e superação, "Sem lógica para o amor" conscientiza sobre o autismo e mostra que há lugar para todos neste mundo.

Uma história sensível, de delicadeza ímpar, que entrou para a lista dos meus favoritos e tem tudo para entrar para a sua também!

site: https://www.instagram.com/p/CJFCZIpDdpE/

Fabi @entrepaginaslinhas 17/12/2020

Resenha @entrepaginaslinhas
? Sobre o livro:
Annika entrou pra universidade de Illinois (1991) e precisa se adaptar a vida adulta, sozinha e toda ?metódica?, se apoia a sua colega de quarto Janice.
Em meio às dificuldades, sua colega acaba apresentando o clube de xadrez e a Clínica de Animais Silvestres, onde Annika vai se descobrir.
Até se deparar com Jonathan, um homem comum, que também tem como hobby o xadrez.
Claro que da amizade, o relacionamento acaba evoluindo, eles se veem namorando, mas tudo acaba depois de um trágico acontecimento.
Em 2001, Annika acaba se esbarrando com Jonathan no supermercado, ambos com vidas diferentes, ele divorciado e trabalha com finanças, ela bibliotecária e mais ativa em situações sociais, mais do que nunca, Annika está determinada em reconquistar Jonathan, e tentará provar, mesmo com uma segunda tragédia, que ela está mais forte para encarar o que ela sente, agora até o fim.
? Opinião:
Que SURPRESA de leitura, além de abordar tema que adoro expandir conhecimento (o espectro autista), tem pessoas como nós, adoro a temática que amor do passado, superar barreiras... e tentar reconciliação!
O que me deixou com o coração cheio de alegria por poder participar de um debate sobre esse livro com o pessoal da editora jangada e convidados, foi um prazer imenso, espero poder participar mais em 2021!
A fonte confortável, diagramação maravilhosa.

Lud @quoteseplots 17/12/2020

Sem lógica para o amor, um livro para todos lerem
Sem lógica para o amor é mais do que uma história de segunda chance e reecontro de um amor antigo. Apesar do romance ser o centro e correr por toda a narrativa e ter narração dos dois personagens, eu enxergo esse livro sobre uma mulher chamada Anikka. Alguém que desabrochou, aprendeu a viver, teve seus erros e acertos, evoluiu e tornou-se uma mulher excepcional mesmo que a vida tentasse tornar suas probabilidades mais difíceis.

Anikka está dentro do espectro autista, mas apesar de saber que é diferente e que enxerga o mundo de outra maneira que as demais pessoa, ela nunca foi diagnosticada. Ela se esforça muito para se enquadrar, tentar viver uma vida o mais normal possível, mas não é fácil quando você se protegeu a vida toda e depois vai para uma faculdade. É como dar um salto no abismo.

Com a ajuda da sua colega de quarto, Janice, ela consegue se adaptar, mas tudo muda para muito melhor quando ela conhece Jonathan, uma rapaz simpático no clube de xadrez que está disposto a conhê-la melhor. A medida que eles se aproximam a paixão é inevitável e é muito lindo e cativante a forma que ele a compreende e a ajuda se sentir segura mesmo nas situações que ela está fora da sua zona de conforto.

Contudo, algo acontece e esse romance é interrompido. Cada um segue seu caminho e 10 anos depois, por um acaso, eles se reecontram.

É nesse ponto que iniciamos a leitura do livro, que intercala passado e presente para que possamos conhecer os protagonistas e entender tudo o que acontenteceu até chegamos na atualidade.

É impossivel não se apaixonar pelo romance do passado e torcer por eles. O crescimento da Anikka é lindo e eu entendi cada dificuldade ou incerteza que ela teve no caminho. Da mesma forma compreendi Jonathan e suas ressalvas ma atualidade após o término. O romance é lindo, mas nem por isso é fácil.

A autora tem uma sutileza na escrita e na forma que vai mostrando cada detalhe, colocando o passado e o presente na medida certa para que a gente se apaixone pela realidade dos dois espaços temporais. E quando eu achei que meu coração transbordava de amor e eu podia fechar o ciclo feliz, a autora ainda conseguiu tirar o meu chão e rasgar as minhas emoçõe de uma forma que eu não esperava.

Sério, nem por um segundo pensei em nada do que ela escreveu naquela reta final. E apesar de ter gritado, emocionado e extravasado... respirei, feliz por ver a evolução grandiosa da nossa protagonista e grata por ter fechado a ultima página do livro com uma sensação tão gostosa no peito.

Laís Anulino 15/12/2020

Lindo e emocionante
Uma história emocionante, que nos ensina a ser fortes e nunca desistir. E também que empatia é sempre o melhor remédio!!

Eu amei tanto esse livro!! Era o que eu estava precisando para terminar o ano. E que final foi esse, meu povo?!!
Eu ri, me emocionei e em alguns momentos meu coração ficou tão apertando pela Annika! Ela teve que vencer tantos desafios em sua trajetória até a vida adulta.

Nessa história temos o ponto de vista dos dois personagens e ela oscila entre o presente e o passado, o que nos ajuda a compreender melhor seus sentimentos. E mais que um romance, esse livro nos conscientiza sobre Transtorno do Espectro Autista.

Annika é uma personagem tão forte!! Ela nos ensina tanto com seu coração bondoso, e mesmo sem compreender bem os que as pessoas estão sentindo, ela sempre quer o melhor para elas. E o seu amor por animais é lindo de ver. Com certeza ela vai conquistar vocês. Então, apenas leiam esse livro.

Raquel Lima (Destaque literário) 15/12/2020

Annika sente dificuldade em se adaptar às convenções da sociedade e a faculdade está sendo um grande desafio, pois como estudava em casa, não tinha interação com outras pessoas.

Com essa nova rotina, ela passa seus dias tentando assimilar tudo o que acontece ao seu redor e em um desses dias, sua amiga de quarto - Janice - apresenta a ela o clube de Xadrez da faculdade e lá Annika encontra um real conforto e onde também conhece Jonathan.

Com a aproximação, Jonathan e Annika se apaixonam, mas por causa de um infortúnio eles terminam o relacionamento e cada um segue seu caminho.

10 anos se passam e eles se reencontram por acaso em um mercado. Coincidência ou não, eles aproveitam esse reencontro para provar que o relacionamento deles merece uma segunda chance. Afinal, houve um rompimento, mas o amor entre eles nunca acabou.

Annika é uma pessoa incrível. Ela tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) e ver a forma como ela lida com a condição, nos faz enxergar e até mesmo entender como é vida das pessoas que estão dentro do espectro autista.

Ela passou grande parte da vida achando que era uma pessoa incomum que não se encaixava na sociedade e só com o diagnóstico (tardio) ela pôde entender mais sobre sua condição. Mas isso não impediu a Annika de lutar pela independência. Muito pelo contrário, foi uma motivação para ela. Foi capaz de ir para faculdade, se formou, foi morar sozinha e conseguiu um emprego em uma biblioteca, coisa que sempre almejou.

Sem lógica para o amor é um livro maravilhoso e merece ser enaltecido. Os capítulos são intercalados entre Jonathan e Annika e há uma alternância entre os acontecimentos do passado e o presente, o que contribuiu para o bom andamento da história.

A escrita é suave e os personagens bem desenvolvidos. O Jonathan é incrível e sempre tratou Annika com muito carinho. A Janice é maravilhosa e foi imprescindível na vida da Annika, pois ela quem a ajudou a se adaptar na faculdade e ensinou a lidar com as situações da vida.

É simplesmente a coisa mais linda de se ler e eu recomendo muito.??

Instagram: @destaquelliterario

Jhen 14/12/2020

Essa autora garantiu meu coração
"O que eu quero dizer é que a maneira que você navega pelo mundo nunca será mais importante do que a pessoa que você é."

Há 10 anos, Annika e Jonathan se conheceram numa partida de xadrez na faculdade. O que ambos não sambiam é que suas vidas estariam entrelaçadas a partir desse momento.
Para ele, ela era tudo o que sempre sonhou.
Pra ela, ele era o que jamais imaginou que poderia ter.
Mas a vida os separou, e para provar que o destino estava certo, agora dez anos depois eles se reencontram.

Annika não é muito boa socialmente e em meio as dificuldades conta com a ajuda de sua amiga Janice para se auxiliá-la, eu amei como isso foi trabalhado e essa amiga que era como uma irmã.
Já Jonathan, é um mocinho que foge do clichê, vi nele um cara muito real. Simples, batalhador e com um coração enorme.
Esse é um romance onde você sente que ainda que personagens sejam completos, eles nasceram um para o outro e se transbordam mas da forma mais gentil e linda possível.

Eu senti esse livro, desde o primeiro momento. Confesso que foi diferente ler um livro pela visão de mundo de uma pessoa espectro autista, não estava esperando. A cada detalhe fica claro que para ser criada essa história o quão foi estudado e bem trabalhado, tanto pelo romance que traz mensagens importantes, quanto pela temática principal que trabalha a importância do diagnóstico correto e como isso afeta o desenvolvimento integral da pessoa. O crescimento dessa protagonista é incrível!
Me vi envolvida e cativada, inclusive já escolhi minha pós-graduação.

Estou impactada com a capacidade dessa autora de escrever histórias que além dos romances bem construídos , ainda abordar temas importantes, de uma forma muito real, com responsabilidade, delicadeza e ainda consegue colocar um plot twist de deixar o queixo caido e grudar no livro de um jeito que infelizmente só soltei ele porque acabou.

MãeLiteratura 09/12/2020

Amei!!
"Porque rever as coisas a distância, em retrospecto, é algo maravilhosamente esclarecedor."

Que delícia de livro! Imaginei encontrar um romance clichê e me deparei com um livro mais complexo e profundo. A escrita da Tracey é ótima, fluida, interessante.

O primeiro capítulo começa em agosto de 2001 quando Annika reencontra acidentalmente Jonathan, que foi seu namorado há dez anos. A partir deste encontro, a trama se alterna entre passado e presente e a autora vai nos mostrando esta bonita história de amor e de superação.

O livro traz um recurso que adoro, os capítulos são alternados entre os dois protagonistas. E o fato de ser escrito em forma de diário, em primeira pessoa, dá ao leitor acesso não só às informações, mas às emoções e pensamentos do casal.

Annika apresenta TEA (Transtorno do Espectro Autista) e eu fiquei encantada com a forma abordada pela Tracey, como ela construiu esta personagem encantadora e tão humana. Vamos descobrindo aos poucos como funciona a mente e o comportamento dela.

Annika é linda e diferente, adora trabalhar como voluntária na clínica veterinária para animais silvestres e descobre no grêmio estudantil, o clube de xadrez um espaço importante para ela. E é neste grêmio que ela conhece Jonathan.

Jogar xadrez exercia um papel muito importante para ela. Enquanto para a maioria das pessoas o clube de xadrez funcionava como uma forma de socialização, para Annika era muito mais. Concentrar no jogo eliminava muito da desordem e da ansiedade que sempre ocupavam espaço no seu cérebro.

Tracey mostra como a personagem se sentia invisível perto da maioria dos seus colegas e as formas como ela encontrou para se adaptar à vida acadêmica.

Outro dado interessante e apaixonante é o amor de Annika pelos livros, tanto os ama que trabalha na biblioteca após concluir seus estudos.

A história é muito bem construída. Os personagens principais são ótimos e os secundários também. Esta leitura me trouxe reflexões importantes, principalmente sobre adaptação e respeito às diferenças.

site: https://www.maeliteratura.com/2020/12/resenha-sem-logica-para-o-amor-tracey.html