Sem Lógica para o Amor

Sem Lógica para o Amor Tracey Garvis Graves

Resenhas - Sem Lógica para o Amor

03/02/2021

Representatividade
O ano é 1991, após anos estudando em casa, Annika sofre diversas dificuldades para se adaptar a vida independente na universidade sem saber ao certo como se comportar em alguns ambientes ou se relacionar com as pessoas e para isso ela conta com a ajuda de sua amiga de quarto, Janice. Seus dois confortos são ser voluntária na Clínica de Animais Silvestres e jogar xadrez. É graças a esse último que ela conhece Jonathan, um estudante transferido que se apaixona por Annika e ambos embarcam em um relacionamento que infelizmente termina de forma abrupta.

Dez anos depois eles se reencontram por acaso em um mercado de Chicago. Dessa vez Annika está mais hábil em situações sociais e está determinada a provar que o amor deles merece uma segunda chance, porém, antes de reatarem, eles devem encarar o motivo pelo qual o relacionamento deles se desfez.

Este foi meu primeiro contato com a autora Tracey Garvis Graves e eu adorei o seu estilo de escrita. Com capítulos narrados por Annika e Jonathan no presente e no passado, em Sem Lógica para o Amor acompanhamos as dificuldades gigantescas que este casal encontra ao longo da vida.

No início eu não consegui me conectar com os personagens, não conseguia entender porque Annika agia de certa forma com certas pessoas ou porque ela precisava de uma rotina muito bem estabelecida para não ter uma crise. Foi ao longo do livro que comecei a compreender o que estava acontecendo e que a história se passa no ano de 1991 onde não havia muitas informações sobre o problema psiquiátrico que a personagem possuí.

A autora abordou esse tema de uma forma tão linda e sutil que fez com que a leitura fosse fluída e sentimental. Me emocionei com a amizade extremamente verdadeira de Annika e Janice e compreendi a importância de existir uma rede de apoio para aqueles que sofrem com os mesmos transtornos que a personagem do livro.

Eu nenhum momento tive dúvidas de que o casal merecia ficar juntos. A química e o cuidado que o Jonathan nutria pela Annika era lindo de ler e a força que ela teve para lidar com o que aconteceu com seu amor nos últimos capítulos do livro foi emocionante demais. Ela conseguiu mostrar, do jeitinho dela, o quanto ele era importante e necessário em sua vida. Não posso deixar de dizer que a Annika foi uma das personagens mais fortes que já existiu na literatura. Ela passou de uma simples menina que sofria bullying e morria de medo do mundo para uma mulher independente que fez o impossível para ter de volta o amor de sua vida.

Para os amantes de romance leiam este livro e sintam o prazer que eu senti de conhecer estes personagens maravilhosos.

Guynaciria 10/03/2021

Uma garota portadora de uma síndrome que dificulta a sua adaptação a uma vida normal, com convívio social adequado, se apaixona por um garoto em uma partida de xadrez.

Antes disso ela já tinha tido alguns relacionamentos ruins, em que garotos tentaram se aproveitar dela por saber que ela não conseguia entender as motivações para que eles tivesses determinadas atitudes.

Imagina a dificuldade que é, viver tentando se adaptar a costumes que você simplesmente não consegue entender por conta de uma composição biológica do seu ser.

Pessoas como Annika, as vezes passam toda a vida sem serem diagnosticadas, sendo constantemente confrontadas pela família e amigos que a acham diferente, e que acreditam que isso é uma escolha.

Nesse romance, vamos ver que existem pessoas boas, com um grau de empatia elevado, que podem sim ter uma vida normal, se os outros derem uma chance e respeitarem suas diferenças, afinal somos todos diferentes em maior ou menor grau.

Esse é um livro que fala de respeito, de amor incondicional, de cuidado, de que barulho excessivo, luzes fortes e contato humano as vezes são mais agressivos a uns do que a outros e tudo bem.

cris.leal 01/07/2021

Gostei muito...
Embora o diagnóstico de transtorno do espectro autista tenha demorado muito tempo para chegar, Annika sabia que seu cérebro não funcionava como o das outras pessoas. Por não ter capacidade de ler expressões faciais ou outros sinais não verbais, era difícil para ela se colocar no lugar do outro ou compreender seus pensamentos. A grande dificuldade de se comunicar e interagir, fazia com que ela evitasse contato visual e preferisse ficar sozinha. Com ela as coisas eram concretas, não abstratas, e por esse motivo gostava de jogar xadrez. As estratégias e regras do jogo combinavam com a visão que ela tinha do mundo, além de acalmar a desordem e a ansiedade que ocupavam seu cérebro. Animais e livros a confortavam, mas o xadrez lhe dava a oportunidade de fazer parte de algo sem se sentir deslocada. Na faculdade, ela passou a frequentar o Clube de Xadrez. Algum tempo depois, Jonathan, um aluno recém- chegado, se juntou ao Clube e formou dupla com ela.

As peculiaridades de Annika encantavam Jonathan. Ela era linda, tudo nela emanava delicadeza e ele se apaixonou. Jonathan era atencioso e paciente, e Annika, também apaixonada, esforçava-se para se ajustar ao mundo dele. No entanto, quando ela se viu na iminência de fazer escolhas sobre o futuro, não se sentiu pronta e o relacionamento terminou. Dez anos depois, eles se reencontram acidentalmente. Ele mais maduro, ela mais confiante, e a afeição do passado, adormecida? acordou.

A história é contada alternadamente por Annika e Jonathan intercalando a época da faculdade (1991/1992) e o presente (2001). O casal é fofo e eu amei Annika. Ela é luz! Gostei também da amiga da faculdade que ofereceu apoio incondicional a ela. Que amizade maravilhosa! No final da história há uma reviravolta que, além de testar o coração do leitor, mostra o amadurecimento real de Annika. Terminei a leitura querendo mais. Vale muito a pena conferir. ?

Carolina165 07/02/2021

"Durante toda a minha vida, eu esperara por alguém com quem pudesse ser eu mesma. Nunca me ocorrera que eu poderia ser esse alguém para outra pessoa". Pág. 106
Esse livro começou lá no alto, depois foi decaindo e chegou um momento em que eu estava já um pouco cansada da leitura.
Porém depois da metade ocorreu um acontecimento inesperado que deu um novo gás para a história.
Como a autora fez a Annika autista eu gostaria de ter visto um maior aprofundamento da personagem em relação a esse aspecto. Senti falta de um desenvolvimento mais aprofundado no que diz respeito à sua autodescoberta e o caminho percorrido até ela, mas na verdade o foco maior foi o romance dos protagonistas.
Mas ainda assim foi uma leitura gostosa, e me identifiquei com a Annika em várias partes.
Recomendo para quem gosta de romances, pois tenho certeza de que vão amar esta leitura.

"Você já se apaixonou por uma garota que era diferente? Não apenas diferente de qualquer garota com quem já namorou antes, mas diferente da maioria das pessoas em geral?" Pág. 36

"Por fora, eu era como todo mundo. Mas, por dentro, lembrei-me de que era alguém que não se enquadrava". Pág. 138

"Como eu poderia dizer a ele que minha solidão era dilacerante? Como era horrível a sensação de estar sozinha, de não saber como me comunicar com as pessoas e preencher o tempo que sempre tinha de sobra? Não que eu não gostasse de ficar sozinha, porque eu gostava, e podia passar horas em atividades solitárias, como ler ou fazer longas caminhadas, sem jamais desejar companhia humana. [...] Mas, às vezes, eu ansiava pela presença de outra pessoa, principalmente alguém com quem eu pudesse ser eu mesma". Pág. 187

"Mas, agora que o tempo havia passado, a solidão começara a reaparecer como uma onda que se avolumava a distância. Podia senti-la crescer e, quando me alcançava, eu passava o restante do dia ou da noite agitada e lutando para conter as lágrimas. Uma hora acabaria passando, mas os episódios vinham se tornando mais frequentes. Tentei preencher meus dias com mais interação social, mas isso só me deixou sobrecarregada e exausta. Uma relação pessoal com alguém era o que eu mais almejava. Alguém que compreendesse minhas necessidades e estivesse disposto a falar minha língua". Pág 187,188

"Fiquei atrasada em relação a todos durante toda a vida; por que isso seria diferente durante minha vida adulta?" Pág. 357

CALINE 08/02/2021minha estante
Eu achei o final corrido demais. Toda aquela história do "acidente", ele sumindo, ele aparecendo. Enfim, a história tava meio devagar e ela tacou um monte de coisa de uma vez e não ficou legal.

Daniella 08/02/2022

Quem vê capa não vê conteúdo
Que história, meus amigos...
Narração reveza entre Annika e Jonathan, assim como reveza entre presente e passado. Provavelmente você logo irá perceber o que difere Annika das outras pessoas. Foi muito bom ler a história dela, ler as reações dela, as perguntas, comentários e ver como ela cresceu no decorrer de sua juventude... Jonathan é apaixonante e você não vai conseguir soltar esse livro até descobrir o que aconteceu no passado desse casal. E de repente os últimos capítulos vai te deixar sem ar. Eu sei que eu fiquei e tremi de ansiedade junto com Annika...

Há uma jornada linda como casal e como indivíduo nessa obra, personagens bem construídos e amizades fortes. E o jeito com que a autora escreve vai te cativar, é uma leitura muito gostosa. Super recomendo!

Celina 16/01/2021

Uau! Que história! Começar o ano com um livro assim?! Nossa!
Não tenho palavras para descrever!
Uma lição de vida de profunda reflexão! Os personagens tem uma força de caráter e uma nobreza de espírito...
Fui envolvida, encantada e comovida. Sofri, amei e chorei junto.
Amei!

anaalimap 29/12/2022

É um livro legal, gostei muito da abordagem do autismo, em como a autora foi com calma e não pesou a mão.

Adoro essa temática de reencontros, entender o que se passou e tentar construir um relacionamento saudável a partir disso.

Os diálogos são legais, nada infantilizado, eles parecem ter a idade que lhe é descrito.
Não sabia que tinha essa temática do 11 de setembro, me pegou de jeito.

Enfim, é um livro que deixa com o coração quentinho, mas nada surpreendente.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 22/12/2020

Resenha | @wingardiumlivros
O livro é narrado em primeira pessoa, intercalando entre presente e passado e entre os personagens principais. Tudo é revelado aos poucos e somente o importante para a história naquele momento.

A delicadeza com que o livro é narrado me conquistou logo de cara, e logo nas primeiras páginas meus olhos marejaram em momentos emocionantes. A personagem possui espectro autista, eu me identifiquei em diversos momentos e fiquei pensando em quantas pessoas também não sofrem situações parecidas.

Além de ser uma linda história de amor, inclusive de amor próprio, também serve pra nos sensibilizar e refletir sobre como tratamos as pessoas e o impacto que isso causa em suas vidas.

Apesar de todas as dificuldades que o casal encontrou ao longo de suas jornadas é uma história linda, doce, sensível e necessária. O final deixou meu coração apertado e quentinho ao mesmo tempo, recomendo de olhos fechados PRA TODO MUNDO!

A capa está belíssima e a escrita da autora é incrivelmente fluida. Fica a dica pra quem quer se envolver nessa história e descobrir o que o amor é capaz de fazer.

Atenção: o livro também trata de ansiedade, porém de uma maneira bem superficial. / Possui cenas de sexo.

site: https://www.instagram.com/wingardiumlivros/

Edi 21/04/2021

Que história incrível !!
É incrível ver a bondade no coração da Annika, sem contar a superação que ela tem durante toda a história mostrando ser capaz de qualquer coisa. Além disso é lindo o jeito como Jonathan sempre cuidou e acreditou nela.

O final desse livro é surpreendente, de arrancar lágrimas e prender o fôlego, (compartilhei o mesmo alívio que ela quando tudo ficou bem).

Um ótimo livro ??

Paula 26/01/2023

O final decepcionou
O livro tinha tudo para ser ótimo. Só a temática principal da protagonista já era algo muito interessante e pouco trabalhado.
Porém o desfecho da história decepcionou, buscaram colocar um plot gigantesco para se resolver (quem já leu vai entender) nos 15% finais da história, levando a um final corrido.

Queria ter gostado mais...

ana:) 09/09/2022

incrível
nunca ouvi falarem sobre esse livro, mas resolvi dar uma chance, e me surpreendi muito, a escrita é mt fluida, os personagens são incríveis, o livro em si é ótimo

Eder Ribeiro 14/02/2021

Tou ficando mole
Foi difícil ler esse livro, não por ser enfadonho, mas sim por ter que lutar contra as lágrimas que teimava nublar os olhos. Todas as emoções fluíram facilmente em várias passagens do livro. O que mais sobressaltou foi que mesmo diferentes, pessoas podem ter um relacionamento amoroso estável.
Silvana.Tozetto 20/02/2021minha estante
Eu tb fiquei com lágrimas nos olhos

Eder Ribeiro 20/02/2021minha estante
E não é para chorar Silvana? O livro é demais.

Silvana.Tozetto 21/02/2021minha estante
Sim, demais. Li os últimos vinte minutos com o coração apertado

Tati Vidal 14/04/2021

Intensamente fofo
Leiam.

É tao gostoso ver amores entre pessoas que achamos estranhas so porque tem uma visão diferente do mundo. Não são. E os livros tem um poder imenso de nos abrir a mente pra isso. De nos fazer entender um pouco mesmo que nao tenhamos vivencia de nada.

É um livro sobre autismo, mas antes de tudo é um livro sobre amor, amor romantico, amor paterno, amor na familia, amor entre amigos. È amor. Quando uma pessoa tem essa bolha de amor, a vida fica mais leve ainda que nao seja facil.

Que tenhamos muitas bolhas de amor pra Annikas pelo mundo, os protegendo e os fazendo florescer do jeitinho deles, pra que eles nos faça, florescer tb

Milena @albumdeleitura 21/12/2020

Sem Lógica para o Amor
"A vida não é fácil para ninguém. Todos nós temos desafios. Todos enfrentamos adversidades. É como as superamos que nos torna quem somos."

Alguma vez você já se sentiu deslocado?

É exatamente assim que Annika se sentiu a vida inteira. Portadora de TEA (Transtorno do Espectro Autista), a jovem apaixonada por xadrez sempre teve muita dificuldade para interagir socialmente, mas ao entrar para a universidade sua vida se modifica por completo: ela se vê obrigada a se adaptar à nova rotina, começando pela colega de quarto, Janice, que a entende como ninguém, passando pelo Clube de Xadrez e culminando em Jonathan, um rapaz em busca de um recomeço, que veio transferido de outra universidade e que possui a mesma paixão pelo xadrez que ela.

Entre uma partida e outra, os dois acabam se conhecendo melhor e o que era amizade acaba se transformando em uma belíssima história de amor, mas como a vida gosta de pregar peças, um trágico acontecimento acaba separando-os.

Dez anos se passam e eles acabam se reencontrando por acaso em um supermercado. Tudo indica que o destino se encarregou de colocá-los frente a frente outra vez para mostrar que a chama desse amor ainda está acesa e que se eles realmente quiserem viver essa história, precisarão enfrentar os fantasmas do passado, pois só assim construirão um novo futuro. Será que eles vão conseguir?

Quando soube desse lançamento, imaginei encontrar um romance clichê, mas acabei me deparando com uma verdadeira avalanche de emoções: um livro que conversa com o leitor nas linhas e entrelinhas, nos ensina a ser fortes, a nunca desistir e também que a empatia pode ser o melhor remédio.

Com uma dose certeira de realidade, a trama expõe o ponto de vista dos protagonistas e intercala entre passado e presente, o que nos ajuda a conhecer melhor as lutas de cada um e a compreender melhor os seus sentimentos.

Mais que um livro sobre reencontro, amadurecimento e superação, "Sem lógica para o amor" conscientiza sobre o autismo e mostra que há lugar para todos neste mundo.

Uma história sensível, de delicadeza ímpar, que entrou para a lista dos meus favoritos e tem tudo para entrar para a sua também!

site: https://www.instagram.com/p/CJFCZIpDdpE/

ManuelaNunes 01/11/2023

MARAVILHOSO
Amei demais, devorei o livro em 3 dias. Gostei que na história tem dois narradores que são os personagens principais Annika e Jonathan, então dá pra saber o que os dois pensam e tal. Adorei demais, queria que o final fosse um pouquinho melhor, mas mesmo assim amei. Agora quero uma continuação da vida deles juntos. ?