A Thousand Brains

A Thousand Brains Jeff Hawkins

Resenhas - A Thousand Brains

Vitória 09/12/2020

Teoria dos "mil cérebros"
Antes de tudo preciso agradecer ao NetGalley e Basic Books pela cópia digital em troca da minha opinião honesta sobre o livro.

A Thousand Brains: A New Theory of Intelligence é o segundo livro de Jeff Hawkins, que além de autor é o fundador da Palm Computing, que criou um dos primeiros smartphones. Formado em engenharia elétrica ele trabalhou na Intel, onde a vontade de trabalhar estudando o cérebro para criar máquinas inteligentes surgiu. Depois ajudou a criar a Numenta, companhia de pesquisa independente, onde trabalha, juntamente com seu time, com o que sempre quis.

O livro é dividido em 3 partes, sendo elas (em tradução livre): Parte 1: Um Novo Entendimento do Cérebro; Parte 2: Inteligência de máquinas; Parte 3: Inteligência Humana. A primeira parte foi, de longe, a minha preferida. Nesta parte o autor explica a sua "a thousand brains theory" (ou teoria dos mil cérebros, em tradução livre) de forma bem simplificada, o que permite que pessoas que não sejam da área científica consigam compreender. Me deixou com um gostinho de quero mais sobre alguns detalhes, pois por ser teórico não traz muitos experimentos que corroboram o que supõe ser verdade. Porém, ao final do livro há sugestões de leituras complementares para aprofundar um pouco nos temas abordados ao longo do livro. Seria interessante reler o livro daqui uns anos e ver se o que ele propõe consegue se manter com o tempo e avanço científico. Na segunda parte, que também gostei bastante, ele traz um pouco sobre inteligência artificial e como sua teoria pode ser aplicada neste campo. Gostei principalmente das discussões sobre o que é consciência e o que realmente é inteligência em uma máquina. Já a terceia parte não me agradou tanto. Ele soa altamente especulativo e, embora traga algumas discussões interessantes, como a o que poderia acontecer na fusão de cérebros e máquinas, ele não conseguiu me convencer.

Se neurociência e inteligência artificial são assustos que te interessam, vale a pena conhecer este livro.

site: https://www.instagram.com/p/CH0VJz-DgHE/