DVD: Devoção Verdadeira A D.

DVD: Devoção Verdadeira A D. Cesar Bravo

Resenhas - DVD: Devoção Verdadeira A D.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

kaká 24/03/2024

Já tendo lido VHS (e gostado muito, por sinal), era questão de tempo até que chegasse a vez de DVD. Em suma: o livro é bom, mas não supera seu antecessor.

Nessa obra, a escrita de Bravo segue incrível e capaz de te teletransportar para Três Rios e região. Além disso, os contos de DVD parecem ser retalhos que vão sendo costurados, fio a fio, com os de VHS, formando uma grande e asquerosa colcha. Ironicamente, a estrutura escolhida por César Bravo para narrar o amaldiçoado noroeste paulista lembra um grande rio: cada conto parece ser um trecho de água que, quando tu menos espera, deságua em outra parte já familiar; ou então se divide em dois, fazendo com que o leitor se pergunte qual trajeto a outra parte irá percorrer, porque muitos trechos desse grande rio ainda são desconhecidos. Além disso, a mitologia e o universo que, a cada página, vai sendo tecida por Bravo é fascinante.

Entretanto, DVD certamente não é um livro perfeito. Eu não fui tão impactado pelos contos desse volume se comparados aos de VHS, o qual eu devorei em um final de semana. Lar Doce Lar, por exemplo, foi um conto desnecessário para a coletânea, por exemplo. Apesar de expandir o mundo criado pelo autor, ainda há muitas pontas soltas a serem resolvidas em (eu espero muito que) um próximo livro. E, como todos sabem que, em trilogias, o segundo livro nunca é o melhor... Também não gostei do fechamento do livro, sendo o de VHS muito mais "redondo" ao meu ver, bem como a escrita das notícias, que deixou um pouco a desejar.

Apesar dos pesares, DVD continua sendo um bom livro de terror/horror, que possui a capacidade de intrigar o leitor para as outras e/ou próximas obras de Bravo. Também gostaria de deixar destaque para a Santíssima Trindade dos contos de DVD: Macaquinhos, Sopa de Letrinhas e De um Lugar Infinito. Os dois primeiros possuem um ótimo elemento de terror, enquanto o último agrega muito, de forma brilhante, para a história criada por Bravo.

Iago.Alencar 21/03/2024

Mais um para a coleção.
E o segundo livro que leio desse ator, gostei bastante, apesar que tem contos muito bons e outros péssimos, mas diria que está em um saldo positivo.

Clauclau/Eu leio sim e daí 04/03/2024

A maldade tem um nome: Três Rios
Não recomendo para menores de 16 anos e pessoas sensíveis, seu teor pode desencadear gatilhos emocionais.

Voltaremos para a cidade fictícia de Três Rios, com 21 fragmentos, conectando tudo que existe de pior nos sentimentos humanos. Uma cidade amaldiçoada que mantém seus moradores pregados em suas entranhas. Alguns não veem, outros mentem não saber, muitos se calam e apenas esperam a maldade guiar e dominar seus atos. Tudo que ali acontece já foi orquestrado e registrado anteriormente, agora tudo acontecerá conforme o desejado e praticado, seja pelo horror, pela dor, pela indiferença, ou simplesmente pelo melhor que o sadismo pode oferecer para os moradores e visitantes do local. Os atos serão apresentados nos anos 2000 e as atrocidades serão registradas não mais pelas fitas de VHS, mas sim, pela evolução do DVD, tudo mais nítido e formentado pela maldade nua e crua.

Neste livro certos contos têm ligação com o VHS, outros são ligados pela barbaridade do local. As amarrações entre os contos é sensacional. A maneira como são exposto os acontecimentos envoltos a muita loucura e genialidade do autor. Em certos momentos a razão foge, em outros desespero, sangue discorrendo em cada lugar. A crueldade é o fio condutor de tudo. Adoro a escrita transgressora e delirante de Cesar Bravo.

Mais um favoritado.
Recomendo!

Henrique Vaz Martins 24/02/2024

Se VHS já era bom, DVD é ainda melhor! Com contos que interligam tanto com os de VHS quanto com os do próprio DVD esse livro é genial!

Jessie 16/02/2024

Esperando o debate da LC dos morcegos literários para saber se aumento a nota. Não sei se por ler direto, mas senti dificuldade em me envolver com os contos. Quando finalmente eu gostava de um, em seguida o próximo era parado e me fazia perder o ritmo da leitura. São contos macabros que vez ou outra se interligam e tudo está relacionado a fitas que são assistidas (também passou em um canal de TV "proibido"), gerando caos e confusão.

Nathany 25/01/2024

Adorei
Eu amo esse universo criado pela Cesar Bravo! Eu adoro como descreve uma cidade fictícia e ao mesmo tempo tão real

Ana R. Rodrigues 25/12/2023

O noroeste paulista não é para iniciantes
Eu faria uma avaliação conto por conto, mas a experiência de leitura exige que você sinta a interligação deles.

O certo seria eu ter começado por VHS, pois DVD é como uma continuação das bizarrices e causos do primeiro. Ainda assim não me senti prejudicada: foi como visitar o noroeste paulista de Cesar Bravo depois de ignorar os avisos de antigos moradores e turistas que passaram por lá. Talvez uma ou outra informação possa ter mais relevância para quem leu VHS, que se passa no mesmo universo, mas garanto que vai deixar qualquer um com um gostinho de "quero mais".

Os contos que mais me marcaram foram "Ballet Royalle" e "Sopa de letrinhas" (que me fez chorar, inclusive). Cesar consegue transmitir muita brasilidade nos diálogos e criar personagens que você vai odiar com toda a sua alma, bem como alguns dos quais você vai se identificar pelo sofrimento e querer ou levar pra terapia ou livrá-los do meio em que vivem.

MichelleSN 03/12/2023

Universo inóspito e incrível
Cesar Bravo acerta novamente, incrível a construção deste universo cruel, bizarro e inóspito, permeado de toda a corrupção e brutalidade que já vemos no "mundo real", além dos "crossover" entre personagens, histórias e este livro e o VHS.

Como toda antologia, há história maravilhosas e medianas e estas foram as que eu mais gostei:

- Pandemonium
- Polaroid Colorpack 80
- Sete vidas

analimajp 11/11/2023

Não é o meu favorito
Ultra Carnem continua sendo o meu favorito do autor. Esse não me pegou da maneira que eu esperava. Mas a escrita do Bravo continua sendo maravilhosa.
Thi 04/12/2023minha estante
??

analimajp 05/12/2023minha estante
??

Sxte 11/11/2023

Macabro. Medonho.
Um dos universos mais macabros que ja adentrei, três rios tem muito mais a oferecer do que podemos imaginar. Como no primeiro livro, da vontade de devorar as páginas eu simplesmente amo tudo nessas histórias.

Pra quem leu VHS, DVD é um prato cheio e vale muito a pena.

Cassio_Felipe 21/10/2023

Ampliando o universo do noroeste paulista, o autor carrega todo o horror na ideia de passado e presente e suas ligações. Tudo sente na pele, cada dor e ódio, dilacerado pelas palavras e as imagens que formam as vidas de três rios.
Trazendo personagens carismáticos de vhs e figuras não exploradas, DVD é um livrão da 🤬 #$%!& , que expande o universo nessa forma de romance fragmentado interligando cada ponto sem artifícios genéricos.

Maurício 18/10/2023

Acredito que minhas expectativas de que Três Rios tivesse um final feliz me barraram de achar este livro perfeito, mas definitivamente é uma leitura maravilhosa pra quem gosta de terror e suspense.

Histórias mais reais e pouco menos violentas que seu antecessor "VHS", porém nesse a linha do tempo e a conexão de personagens através de toda a série é de tirar o fôlego!

Destaque para "Ballet Royale", que foi meu conto favorito do livro e daria um ótimo curta de terror.

Joseane 23/09/2023

Outra porrada do Bravo
Eu amei tanto o primeiro que logo peguei a continuação lara ler, mas não era para ter feito isso. Li uns 3 contos e parei, na hora certa eu pegaria ele novamente, assim eu fiz.
Foi bom poder revisitar Três Rios com mais saudade desse ambiente pavoroso que Bravo criou.
Os contos fazem referências aos do livro anterior e tudo gira em torno de fatos importantes para a "evolução" de Três rios.
É muito difícil dar 5 estrelas para livros de contos, pois sempre tem alguns que não são tão bons quanto os outros, mas mesmo assim foi uma excelente leitura!

mel 09/09/2023

Um vazio terminar isso
Que livro incrível!!!! são 21 contos, um ou outro parecem as lendas urbanas do gugu, mas todos muitos bem escritos. E no final, entendendo a história e os personagens, as folhas de jornal... acaba que parece que talvez ele não seja realmente sobre terror ou horror ein..
mto massa

rogerskull 17/07/2023

é bom
Não vou mentir, se dependesse somente da primeira metade seria um cinco estrelas fácil, achei que a segunda deixou a desejar em alguns capitulos e vez ou outra me tirava da imersão que eu estava
fora isso o livro alcançou sim minhas expectativas, atmosferas sombrias, gore, mortes a sangue frio (e quente tbm), etc
a leitura vale muito a pena, principalmente pra quem curte o tipo de horror que explora a perversão humana
mal posso esperar pra ler mais livros de Cesar :))

(destaque pros capitulos: sopa de letrinhas, ballet royale, devorac e sete vidas)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6