A Terceira Índia

A Terceira Índia Iris Bravo

Resenhas -

Bia 12/07/2022

o romance entre um beto-mor e uma beta-hippie
era como eu estava a dizer à mariana, este livro nunca teria existido se o ricardo não tivesse olhos verdes e mais não digo

Melo 14/02/2022

Desilusão e Toxicidade
Pensei que seria bom ler um livro nacional, ainda mais tratando-se de um romance e com uma parte do livro a decorrer em Mocambique. No entanto, acabei por ter uma enorme desilusão com as expectativas que tinha para o livro e para a história em si, ainda mais depois de ter lido as reviews que se encontravam disponíveis.

O início da história é suave, antes de tudo descarrilar e me ver presa numa revisão do passado em Portugal que se torna arrastada e me coloca os nervos em franja. Pode ser pelas divergências que tenho com os pensamentos e atitudes da personagem principal, mas por diversas vezes me perguntei se, tendo ela a teimosia e a segurança que tinha, porque não tomou uma postura mais valorizadora de si mesma. Sim, no momento ela não deixava colocarem-lhe a mão em cima, mas depois? Achei que a escrita e os momentos tornavam-se repetitivos. Demasiado até, ao ponto de sempre termos a confirmação da personalidade dos personagens.

Quando começa a parte de Moçambique foi como respirar ar puro e Amén, agradeci até aos últimos capítulos, onde, mais uma vez, apenas vi as coisas desacarrilar. Estava tudo a ir tão bem, finalmente sentia a história a ir por um bom rumo e com mais alguma lógica. E as últimas linhas acabam numa desilusão final para mim.

Foi bom ver o processo de recuperação e reafirmação da Sofia, ao ponto de achar que ela pertencia a Moçambique e não a Portugal. Apesar de julgar algumas das atitudes dela, entendo como são importantes para a construção do personagem, das suas relações e da história, mas tive a sensação que tudo se voltaria a repetir num ciclo vicioso e pouco saudável.

Estive tentada a dar um 2, não fosse pela escrita fácil da autora e pela história que é minimamente interessante e tenta mostrar a força de uma mulher independente.

Bia 22/03/2021minha estante
falou a beta

Elias 22/03/2021minha estante
Deus me livre de ser uma beta

Bia 22/03/2021minha estante
ATÉ PARECE QUE NÃO ÉS

Elias 22/03/2021minha estante
Não mana, na minha definição de Beto eu não me incluo (Graças ao Senhor)