O Cidadão de Bem

Resenhas - O cidadão de bem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Juliana.Santos 10/11/2020

O Cidadão de bem
Quem nunca leu um comentário racista ou homofóbico nas redes sociais? Ou recebeu de um parente ou de algum conhecido uma mensagem enorme criticando políticas de ações afirmativas e exaltando a meritocracia?
Doutor Roberto D’Albuquerque Ramos é um dos médicos mais respeitados do país e um representante fervoroso desse tipo de discurso. Ele e a esposa são os típicos cidadãos de bem. Defensores da familia, da moral e dos bons costumes, o casal adora julgar e condenar a conduta alheia. São dois hipócritas!
No outro extremo, temos Rafael. Ele administra uma comunidade no Facebook chamada GentilezaOnline.
Além de divulgar mensagens positivas, a página tenta provocar a reflexão de seus seguidores. Será que o furto de uma bandeja de presunto não deveria ser encarado também como um problema social ao invés de ser tratado apenas como um crime?
O livro traz ainda mais três personagens principais. Entre eles, Nazaré. Uma moça negra que é explorada pelos patrões. Ela ganha menos do que um salário mínimo por mês e não sabe o que é folga há 3 anos. Nazaré sonha com uma vida melhor, mas como?
Em alguns momentos a leitura é bastante incômoda e eu dia até indigesta. As palavras no livro ganham uma força e um poder impressionante! É muito triste saber que existem muitos indivíduos como Doutor Roberto e seus amigos por aí.
Mas é preciso destacar que " O Cidadão de bem" também deixa uma linda mensagem de esperança. Não podemos nos contaminar por esses discursos de ódio. Vamos esbarrar em muitas pessoas assim, mas precisamos continuar acreditando que um dia isso tudo vai melhorar. Afinal, grandes mudanças começam com pequenas atitudes.
Parabéns Maurício pela coragem de escrever um livro que aborda temas tão difíceis de forma direta e com tanta verdade!!!
Vale muito a pena ler!!!

site: https://www.instagram.com/cantinho_da_coruja/
Maurício Gomyde 10/11/2020minha estante
Uma honra ler suas palavras, Juliana. De fato, o livro tem momentos "tensos", mas que são importantes para a compreensão da mensagem final. Obrigado por ler e compartilhar suas impressões.

Entrelivros_efilho 30/04/2021

❝...ele seguia firme na fé em que, em última instância, as pessoas trocariam a intransigência pela tolerância.❞

Rafael é jornalista e tena escrever seu livro enquanto lida com as consequências de sua traição que o separou da esposa e das filhas.
Roberto é um médico renomado e que aos seus olhos tem uma família perfeita e está disposto a tudo para mantê-la assim.
Um tiro. Duas famílias com valores e realidades diferentes que terão suas vidas interligadas e mudadas para sempre.

Que leitura difícil! Não me lembro de ter lido um livro de ficção que me tirasse da zona de conforto e incomodasse tanto como esse, há tempos não sentia dificuldade para escrever sobre um livro e passei dias reescrevendo essa resenha e ainda sinto que não consegui fazer jus ao que essa história nos entrega, Maurício foi corajoso ao escancarar a realidade nua e crua do momento sombrio que estamos vivendo abordando temas tão pertinentes como armas, homofobia, racismo, ódio nas redes sociais, assédio moral, bullying e o mito da meritocracia, para mim ele se superou nesse livro.

Os capítulos são cheios de situações e falas racistas que incomodam, assustam, nos faz rever nossas crenças e nos deixa impactados com personagens que são tão reais que se você observar com atenção, pode ser eu, você ou qualquer pessoa do nosso convívio, você finaliza o livro, mas ele não sai de você, fica aquela sementinha que o autor planta a cada página para que sejamos gentis ao tocar a alma do próximo, para que de uma vez por todas saibamos respeitar as diferenças e amar e respeitar independente da cor, opção sexual ou classe social.

Narrado em 3ª pessoa sob o ponto de vista de vários personagens, os capítulos intercalam entre o dia a dia de cada membro das famílias e trechos do inquérito que relatam as condições da vítima ao levar o tiro, é um quebra-cabeça de uma tragédia anunciada que vamos montando aos poucos e ainda assim não estamos preparados para o desfecho, nos apegamos a alguns personagens e detestamos outros, mas além de ser uma leitura que TODOS deveria fazer, é uma leitura que nos enche de esperança.

site: https://www.instagram.com/p/CORMXYPj7X3/
Maurício Gomyde 02/05/2021minha estante
Obrigado, Vanessa.
Achei interessante sua abordagem sobre ser um livro de leitura difícil. Ele também foi de uma escrita bem difícil, porque eu ia contando a história ficional (com elementos reais) enquanto a própria história real acontecia. Legal demais saber que você se conectou.

Fabio451 22/08/2021

Romance que transborda atualidade. O desenrolar da história se confunde com a realidade e em determinados momentos parece que estamos dentro de uma rede social, discutindo sobre temas atualíssimos e,mais do que isso, necessários. Acompanhei o desenvolvimento da obra pelo Instagram do autor e ele tinha razão ao dizer que o timing era importantíssimo para o romance. A história, triste, profunda e muito necessária nesses tipos sombrios em que vivemos, leva o leitor a uma reflexão profunda sobre valores essenciais para a vida em sociedade, como o respeito às diferenças,o combate ao racismo e o preconceito, além de colocar o dedo na ferida da desigualdade social e por em cheque todo o mito da meritocracia. Uma história para corajosos, que não se conformam com o ódio,o desrespeito e a desigualdade praticados atualmente e se colocam na linha de frente da defesa por um mundo e um futuro melhores. Tudo isso com o estilo do autor de envolver o leitor na narrativa e prendê-lo do início ao fim. Foram necessárias somente 48 horas para consumir todas as páginas. Recomendo muito a leitura e principalmente a reflexão posterior.

Luluana 19/03/2021

De tirar o fôlego!
Mais um livro do Maurício Gomyde que eu me encanto. Que enredo, que sensibilidade para contar a história do nosso tempo de um jeito único. Ele conseguiu trazer para um romance todos os temas que são cada vez mais difíceis da gente debater com os outros. Fala de homofobia, misoginia, medo, intolerância. Mas também fala de amor, de paz, de respeito entre as pessoas. Eu recomendo o livro aqui e já sei de um monte de gente que vai adorar ler. Não deixe de ler, se você é chegado a uma leitura poderosa e cheia de interpretações interessantes.

Danielle M Tostes 15/05/2021

Choque de realidade
Chega a ser um pouco assustador ver retratadas nessas páginas muitas das mazelas da nossa sociedade. Este livro traz uma boa oportunidade de refletirmos sobre os nossos conceitos e preconceitos. Gostei muito!

Lua 20/01/2021

QUE LIVRO!!! Sem palavras pra descrever que leitura incrível foi essa. Cheio de críticas sociais e cenários que, infelizmente, encontramos muito aqui no Brasil. Como sempre, Mauricio Gomyde nos entrega uma obra FANTÁSTICA. Ainda estou em choque com essa leitura, indico a todos!!!!
Maurício Gomyde 21/01/2021minha estante
Que legal saber que você gostou, Luana. Muito obrigado por ler e por deixar aqui suas impressões. Espero conseguir corresponder sempre. :)

Francisco 09/11/2020

Que livro!!!!!!
Que livro, minha gente, que livro!
Só digo o seguinte: leiam pra ontem. Tinha muito tempo que eu não lia um livro que me despertasse tantas emoções e pensamentos. É muito atual, cheio de referencias a absurdos que vemos todos os dias e também é um livro suave, doce. Não consigo categorizar direito. Leiam.
Maurício Gomyde 10/11/2020minha estante
Muito obrigado por ler, Francisco. Uma tremenda força para a mensagem que o livro tem.

Fernanda.Franca 04/07/2021

Um livro arrebatador sobre a hipocrisia e seus desdobramentos!
Que livro!!! Terminei de ler ontem e não consigo parar de pensar na história..
Mauricio tem uma escrita envolvente, sucinta e cada informação que é dada ao longo do caminho é crucial pra culminar em um grand finale de tirar o fôlego!
Muito feliz por ter conhecido o Mauricio e mal posso esperar pra devorar as outras obras dele!
Maurício Gomyde 27/07/2021minha estante
Valeu demais pelo carinho com a história, Fernanda. :)

Deia tá lendo 03/12/2021

Leitura atual!
??O cidadão de bem??
??Roberto é cardiologista ele é casado com a bem sucedida advogada, Laura, o casal tem dois filhos, Mateus e Angelica.
Mateus estuda em uma das melhores escolas, porém se sente deslocado junto do seus amigos que criaram um grupo, os excluídos.
??Angelica, caçula, recebe pouca atenção dos tão atarefados pais e a única a brincar com ela é a empregada Nazaré.
Roberto acredita que ele e sua família são melhores do que as outras, já que eles tem bons costumes.
Porém ele e a esposa são preconceituosos e cheios de julgamentos.
??Com a chegada de novos vizinhos, Roberto começa com uma perseguição preconceituosa nem tão velada assim.
Já Laura vive no trabalho não tendo mais nada de tempo.
??Rafael é dono de uma comunidade online do qual alguns usuários insistem sempre no mesmo discurso de ódio. Ele também é pai de Marcela que é amiga de Mateus e também faz parte dos excluídos.
??Roberto se intitula Cidadão de bem, mas será que ele é?
??Quotes
"Se dinheiro fosse garantia de afeto e amor, a gente não notaria o olhar perdido dessas pessoas carregando sacolas cheias de mentiras..."
"Nada acontece ao acaso tudo na vida vem para revelar a verdadeira natureza de quem somos. "
??Minha opinião
Infelizmente existem muitos Robertos e Lauras por aí, com as mesmas ideias.
A escrita do autor é super fluída e te prende para saber o que vai acontecer
O Maurício retratou a realidade com maestria e conduziu a história de forma envolvente.
O livro é um soco no estômago para a nossa sociedade preconceituosa.

Jo 18/12/2020

O melhor de Mauricio
Desde o momento em que o livro foi anunciado pelo autor, já fiquei ansioso pelo que viria. Quando finalmente o livro foi lançado, corri para ler através do Kindle, e não consegui parar até chegar a última página. A história retrata perfeitamente o momento atual em que a sociedade e principalmente o Brasil se encontra, mergulhada em ódio e preconceito, e isso tudo é muito bem retratado, com verdade, e na medida certa. Na minha opinião, o melhor livro que o Maurício já escreveu, o mais maduro, real e bem construído, é um autor já reconhecido que vem mostrando seu valor a cada novo lançamento. Orgulho demais em tê-lo em nossa literatura.
Maurício Gomyde 22/12/2020minha estante
Muito obrigado por suas palavras. Não foi fácil mergulhar no inconsciente (e no consciente) do tal cidadão de bem. Mas isto é parte deste árduo ofício de escrever, tentar contar um pouco da vida que nos cerca. Uma honra saber que você gostou.

Nutts 25/06/2021

Retrata fielmente os "cidadãos de bem "
Gostei bastante da leitura, caricatura exata dos homens de bem, que se intitulam os donos do mundo e do que seria o civilizado, a imagem do homem que oprime dentro de casa e da mulher presa e sem direito de opinião. Os homens de bem que tomam a empregada como propriedade. A "família perfeita", onde filhos que sofrem as consequências.

Leitura muito boa e fluida.

Letícia 07/12/2021

Você conhece um cidadão de bem!
Você conhece algum cidadão de bem ou mesmo o famoso bem nascido. Expressões até então enterradas no imaginário, voltaram à tona recentemente. Um tiro, uma morte, hipocrisia, política, problemas sociais, a famosa meritocracia, junte tudo ao talento da escrita do exímio contador de histórias, Maurício Gomyde e você estará diante do texto de O cidadão de bem, o mais novo livro desse ótimo escritor.
Essa história que você vai ler do ponto de vista de 09 pessoas, vai fazer você reconhecer muita gente, e se bobear, se reconhecer, se você se considera um cidadão de bem e que está acima de qualquer suspeita.
A escrita do Maurício é fluida, dinâmica e te leva logo a querer terminar a leitura. Fiz a leitura desse livro no grupo de leitura coletiva do autor. É minha segunda experiência com ele, é muito interessante você ir lendo e acompanhando com o autor como foi o processo criativo e a decisão escolhida para os rumos da história e dos personagens.
Já li dele Surpreendente! igualmente bom e tive a mesma experiência de LC, tinha lido antes, e depois reli com o grupo.
Recomendo o autor e seus livros!
Valorizem a literatura nacional contemporânea!

Cris 14/09/2021

Atual, Incômodo e reflexivo
“ - (...) Cara, isso não te dá um puta desânimo com a humanidade? Eu fico me perguntando qual foi o momento em que tudo mudou. Todo mundo já era assim e tava preso num armário escuro? Quem chegou e destrancou, liberando este exército de zumbis?

O livro segue duas narrativas paralelas: a de Roberto e a de Rafael, dois homens com personalidades e visões de mundo totalmente diferentes.

Roberto é um médico de sucesso. Ele e sua família ocupam o topo da sociedade. Seus valores estão fundados em seus bens materiais, fama e sucesso. Ele faz de tudo pra manter as boas aparências de sua família e eles frequentam os melhores lugares na cidade.

Na outra parte da história, temos Rafael. Jornalista, pai separado, que vive uma vida mais simples. Vem sofrendo um bloqueio criativo, e não consegue avançar na escrita de seu livro. Sofre por tentar se reaproximar da família.

A história destes dois homens se cruzam e ao longo do livro, vamos percebendo que o abismo que aparentemente separa estas duas famílias pode ser bem menor do que imaginamos a princípio.

O livro é ao mesmo tempo confortável e difícil de se ler. Confortável porque a escrita do Maurício é maravilhosa, e os livros dele são sempre rápidos de ler. Porém, a parte difícil fica por conta das atitudes de alguns personagens, que foram difíceis de engolir.

O autor aborda neste livro temas muito atuais, e que vemos diariamente em nossa sociedade, especialmente através da internet, onde as pessoas não têm medo de expor o seu pior. Temos um personagem cheio de preconceitos, e temas como racismo, meritocracia, assédio sexual, machismo e outros são tratados no livro.

Uma coisa que me incomodou na história foi o fato de um só personagem reunir tantos aspectos terríveis, eu achava exageradas as atitudes, mas conforme fui lendo, me dei conta de que, infelizmente, o mundo está cheio de pessoas assim.

Achei o final bem inesperado e me deixou refletindo. Apesar de não ser meu favorito do autor, recomendo a leitura.

É um livro fictício, mas que conta uma história que pode estar acontecendo neste momento em vários pontos do planeta. É uma ótima leitura pra quem está procurando um livro que se passa na atualidade e que proponha questionamentos sobre nossa realidade.

“ - Será que o amor ainda é maior do que o ódio?
Tenho minhas dúvidas. Conheço gente que é um doce no cara a cara, mas se revela o demônio por trás do celular.” Pág. 146

site: http://instagram.com/li_numlivro

Marina Nina 22/12/2020

Um retrato do mundo atual
Quem não conhece algum "cidadão de bem"? Aquele sujeito que bate no peito para arrotar valentia moral, enquanto, na verdade, é um hipócrita que faz de sua intolerância um modo de vida? Racistas, misóginos, homofóbicos, que acreditam em meritocracia e tudo mais, é o tipo desprezível de pessoa que, pessoalmente, quero distância. O Maurício conseguiu criar um dos personagens mais desprezíveis da literatura, o Roberto Albuquerque Ramos. O que me fez detestar ainda mais este personagem é o fato de que conheço vários na vida real. O Maurício teve muita coragem e o livro é um retrato muito bem acabado do que está acontecendo no Brasil e no mundo. A história é forte e ao mesmo tempo inspiradora. O Maurício escreve lindamente e é imperativo que quem não conhece a escrita dele corra para conhecer. Meus personagens favoritos do livro são o Mateus e a Nazaré. Nota mil.
Maurício Gomyde 22/12/2020minha estante
Obrigado, Marina.
Também gosto demais do Mateus e da Nazaré. Fazem parte do núcleo carregado de alteridade e empatia na trama. Muito bom saber que você gostou.

Aninha França 10/01/2021

Espetacular.
Espetacular! Só digo uma coisa: leiam. É minha primeira leitura de 2021 e não tenho nenhuma dúvida de que entrará para os favoritos do ano. Livraço, cheio de referências e muito bem escrito.
Maurício Gomyde 10/01/2021minha estante
Muito obrigado, Aninha. Uma honra saber que o livro se tornou favorito. :)

Aninha França 10/01/2021minha estante
Ah, que lindo receber resposta sua. Eu passei a história toda tentando adivinhar sobre o tiro e foi surpreendente o que aconteceu. Uma realidade que precisamos enfrentar e é muito importante você ter colocado isso na literatura. Tá de parabens.

1 | 2 | 3 | 4 | 5