Irui Kon

Irui Kon'in no mukashi banashi Márcia Hitomi Namekata

Resenhas - Irui Kon'in no mukashi banashi

Murasakibara12 10/01/2021

"Não faça!" - Ele fez...
Essa coletânea de contos representa os diversos modos do Japão em suas diferentes épocas. Das 23 narrativas algumas demonstram ser iguais entre elas, mas com diferenças provinciais e tempo-espaciais; entretanto a grande a maioria só se desenvolve por que alguém não obede a unica regra que lhes é imposta (É até meio cômico).
E o trabalho com os comentários e explicações sobre as marcas narrativas é muito interessante.
Laboralivros 10/03/2021minha estante
"não faça" ele fez - AMEI! rsrs é exatamente isso. Quando os limites e mistérios de cada um não são respeitados, cria-se uma fissura na relação.

AndrAa58 29/07/2023

Lindo e um pouco repetitivo
O livro é lindo. Projeto gráfico bem bolado, ilustrações preciosas e acredito que a tradução também seja primorosa.
O livro é o resultado de uma tese de doutorado, defendida na USP, pela tradutora.
O livro é composto por 23 contos que são repetições/versões dos mesmos 4/5 contos que abordam o tema casamento fantástico. Não existem diferenças significativas, nem mesmo simbólicas entre as diferentes versões, o que torna a leitura cansativa. Acho que a autora poderia ter aproveitado para inserir comentários mais extensos e interessantes sobre a cultura, épocas históricas e regiões do Japão. Quem sabe até a inclusão de outros temas ou a importância/relevância desse tema específico na cultura/literatura japonesa ou porque é o objeto de estudo da autora.

Bruno Oliveira 08/11/2020

PARA ENTENDER UM BOCADINHO MAIS OS JAPONESES
O livro compila contos tradicionais japoneses sobre casamentos fantásticos, que, em sua maioria, não entrega um “final feliz” costumeiro, mas sim, um final mais tudo a ver com a própria cultura que retrata. Há mais de uma versão de um mesmo conto, cada região do Japão tem a sua própria. As lindas ilustrações da Lua Bueno Cyríaco ajudam na imersão nesse rico universo. O acabamento gráfico é primoroso e os textos originais em ideogramas japoneses faz desse livro um tesouro precioso para quem curte e admira essa cultura. Seu sumário é o melhor que tu verás em um livro! Só não ganha cinco estrelas porque o livro dá vontade de ler mais e mais.

Jubs 20/01/2024

Finalmente lendo essa coletânea de contos, e simplesmente amei a seleção e as várias versões de alguns dos contos!