Zikora

Zikora Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Zikora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Duda Short 20/03/2022

O final em aberto me pegou um pouquinho, mas a história é de uma sensibilidade e força que te faz refletir.

Lailie 20/03/2022

Um conto sobre relações
Chimamanda tem uma facilidade de escrever sobre relações serem complexas. Não importa o tipo de relação. Neste conto, ela conseguiu de forma genial, falar sobre um assunto muito atual que é o abandono parental. A Zikora, a protagonista da história, fala sobre a relação com seu noivo, o ressentimento sobre ele a ter abandonado quando ela contou que estava grávida (e não, não estamos falando de uma gravidez na adolescência), o casal já tem mais de 35 anos. As narrações acerca da maternidade e de como as pessoas ao seu redor, passam a abordar o assunto. Quais os desafios que ela terá com o parto e com a criação do filho. O ponto alto foi ver o tipo de relação que ela e a mãe tem, que apesar de muito amor tem muito ressentimento também. E, é nítido o quanto ela não quer que esse seja o tipo de relação dela com o filho. Enfim, um conto cru, real e perfeito em suas imperfeições como tudo o que a Chimamanda escreve.

micapvs 29/01/2022

Desceu uma lágrima
Li o conto de uma vez só e fui bastante tocada pela maneira como a maternidade, abandono paterno e relações familiares foi abordada. É interessante observar a perspectiva da protagonista, que é honesta sobre seus sentimentos e opinões ao apresentar aspectos de sua vida e origens, além, é claro, de sua relação com o fato de ser mãe. Mesmo com a narrativa curta, que não permite que muitos detalhes sejam dados, o que foi oferecido, ao meu ver, constituiu um conto muito bom. Achei a leitura sensível e definitivamente recomendo.

Kátia 25/01/2022

Queria que essa não fosse uma história curta...
O livro aborda um tema muito atual e importante. Com certeza é fácil de se identificar com alguns questionamentos que a protagonista faz, sua inseguranças, etc. Eu amei e queria poder saber mais sobre a história dela.

@laisbello 09/01/2022

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????..

Camila 06/01/2022

Gostei
Me identifiquei bastante com a protagonista. Ela relata algumas de suas relações com pessoas próximas enquanto lida com o parto do seu filho. Me tocou bastante a relação dela com a mãe, uma relação complexa onde há amor, mas também há muito ressentimento. Ela também conta sobre seu relacionamento e sobre sua angústia por ter sido abandonada. É uma história sensível sobre relacionamentos, sobre machismo, sobre gravidez. Gostei bastante.

Morgana Gomes 02/01/2022

Zikora
"Zikora" é um conto que trata das diferentes nuances da dor e o quanto elas seguem de geração em geração.

Enquanto está em trabalho de parto, ela relembra pontos específicos da sua infância, a relação entre seu pai e sua mãe que, de certa forma, se repete na dela com o pai da criança que está prestes a nascer.

A dor do parto, do abandono, da partida, da ausência... São tantas dores entrelaçadas que é quase impossível não sentí-las enquanto lemos.

É uma leitura rápida e cheia de significados. Também traz profundas reflexões sobre as relações humanas e pode conter gatilhos para algumas pessoas.
sabrinaavale 24/01/2022minha estante
Eu também incluiria a dor da negligência ou da culpa. O ressentimento que ela sente por não ter ficado do lado da mãe no momento em que ela mais precisou.

"Stay, stand by me."

Isso aqui me quebrou

Lali 16/11/2021

Tudo que Chimamanda escreve é tão carregado de sentimento, de verdade, de coragem de dizer o óbvio que ninguém quer dizer. É impossível não sentir junto com as suas personagens.

1eloh 02/11/2021

Sensível e real, uma leitura rápida de 5 estrelas
Chimamanda tem o poder de traduzir em palavras coisas que só sabemos experienciar. Uma leitura envolvente e que toca em diversos lugares da nossa vida enquanto mulher negra: a maternidade, o abandono, a violência obstétrica, entre outras pautas. Tudo de forma muito natural, nos colocando dentro da história. 5 estrelas.

Anne Balbueno 29/10/2021

Amor e maternidade
A autora fez um trabalho absolutamente impecável com menos de 50 páginas.

Como o abandono parental é infelizmente natural, como a maternidade e o parto são mais do que vemos romantizados em filmes e histórias. Como a cultura tem um impacto na sociedade e nos costumes.

Sem mulher nunca foi fácil, mas uma rede de apoio faz não ficar tão difícil.

Cru, natural e brutal, Chimamanda entrou para minha lista de autores favoritos!

yasmin 17/10/2021

a chimamanda faz tudo! em menos de 40 páginas conseguiu trazer vários temas importantes. a maneira como ela colocou o abandono paterno foi sucinta e singela, mas de qualquer forma necessária.

Bebel.Aroeira 15/10/2021

Em poucas páginas, Chimamanda reflete sobre as várias formas com as quais o machismo afeta a vida das mulheres através da narrativa sobre uma mulher abandonada pelo namorado quando engravida.

mandysoffice 04/10/2021

Maternidade real e seus relacionamentos
como tudo que chimamanda escreve, que conto LINDO! absolutamente sensível e dolorosamente familiar, a história de Zikora e sua relação com a maternidade, bem como seu relacionamento com a própria mãe, atravessam cenários reais e bastante atuais. chimamanda tem um talento fenomenal ao escrever e retratar sobre sexismo junto com um paralelo entre nigéria e estados unidos. sem mencionar a forma belissima que ela tem de narrar sobre traumas e esperança. muito emocionante.

michelly.brandao.790 02/10/2021

Não gostei muito da leitura dessa short story. Talvez justamente por ser pequena. A trama teria que ser mais bem construída antes e depois do clímax. Senti falta de mais informações durante a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5