Zikora

Zikora Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Zikora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nat 01/12/2023

Zikora é uma advogada nigeriana que vive e trabalha em DC. Durante seu parto, ela reflete sobre seu relacionamento com o pai da criança, que a abandonou quando soube da gravidez, e com sua mãe, uma mulher certa de que seus próprios pensamentos são os que devem permear a vida da filha. Durante a gestação e o parto, ela pensa no quanto sua vida “perfeita e ideal” mudou de um momento para o outro, e na vida sofrida de sua mãe, que permeiam os ensinamentos que ela quer passar para sua filha.

Esse livro foi mais um achado. Eu fico impressionada com o quanto a Chimamanda consegue, toda vez, fazer com que o leitor se perca em seus livros. Longe de serem histórias muito elaboradas ou grandiosas, são dolorosamente reais, em livros sempre muito curtos que prendem completamente a atenção. Já é uma escritora na lista das favoritas.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2023/11/zikora-chimamanda-ngozi-adichie-dll-2023.html?m=1

Sarah 15/08/2023

Não fazia ideia do que se tratava essa história curta e gostei.
Conta sobre a Zikora, que é da Nigéria e mora nos EUA e o resto terá que ele para saber.
Mas ler sobre algo fora da minha realidade, com culturas diferentes foi bem interessante

b i a 09/08/2023

Enquanto zikora conta sobre o parto de seu filho ela fala sobre as dores do abandono do genitor da criança e sobre sua relação com sua família, em especial sua mãe, que é fria mas chega uma hora na vida que vamos entendendo nossos pais

esse conto é tão realista que dói, é uma situação que mulheres do mundo inteiro passam e parece que o mundo tem vergonha de falar sobre isso, sempre dando um jeito de culpar a mulher por não ser boa o suficiente para o homem ficar

Karyne | @kayliteraria 19/07/2023

A problemática do aborto paterno
LEIAM!!!!
Chimamanda só precisa de poucas páginas para criar histórias intensas que dão destaques a vida de mulheres pretas.

Esse é um conto sobre um tema que cerca a vida de várias mulheres: a gravidez.
e com ela, a autora retrata à solidão materna, o abandono paterno e acima de tudo a força exercida por uma mulher que decidiu levar a gravidez adiante e ser forte por dois.

Á romantização da gravidez faz com muitos acreditem que é somente sobre a magia de um corpo gerar uma vida e sobre o amor incondicional. E é verdade, mas vai além. Muitas mulheres não tem uma rede de apoio e em um momento tão delicado o peso da responsabilidade recai sobre os ombros daquela que gerou a criança.

Mesmo com pessoas ao seu lado, a balança sempre pesa mais de um lado.

Eu não tenho palavras para descrever o quanto eu amei essa história, é um debate extremamente importante, doloroso e real. Não me levem a mal, ser mãe deve ser a melhor coisa do mundo, o problema é romantização que faz parecer fácil o que nunca foi.

Pri Garcia 30/06/2023

Chimamanda tem uma aptidão absurda para me fazer pensar sobre questões profundas. A maternidade é um tema sensível, e talvez eu não tenha lido esse livro no melhor momento da minha vida. Acabei não conseguindo me conectar com a personagem - mas isso não é diminui a genialidade da escrita da autora.
É uma das minhas autoras favoritas, porque me faz refletir, me tira da zona de conforto e me apresenta para uma cultura diferente da minha. Quero cada vez mais histórias escritas por ela.

Taci 23/02/2023

"you're on your own, kid" trope
Esse conto foi tão único e tão natural sabe??
a autora fala sobre um dos momentos mais marcantes na vida de todas as mães de uma maneira tão realista
a forma q ela aborda todos os relacionamentos nas poucas pags que tem e ainda consegue demonstrar a personalidade de cada um ?????
sem palavras

Gabi 01/01/2023

Chimamanda é especialista em mexer com nossas emoções em suas obras. Em Zikora, ela só precisou de 35 páginas pra conseguir fazer isso. O conto narra a história da protagonista de mesmo nome que o título do livro, uma mulher que foi abandonada pelo namorado após descobrir uma gravidez. A autora explora relações familiares e abandono de forma simples e direta. A história é curtinha e fiquei sentindo que faltou alguma coisa, mas gostei bastante.

Dandara63 19/12/2022

É difícil colocar em palavras as coisas que sinto sobre esse conto. Achei ele intenso e tocante, muito emocionante. É algo que vale a pena ler e passar um bom tempo refletindo.

Milena 10/09/2022

Amei
É impressionante como nos seus contos a Chimamanda consegue descrever fisica e psicologicamente os personangens de suas historias de forma tao profunda.
Nesse conto de 38 páginas ela descreve a vida de Zikora enquanta a personangem esta em trabalho de parto, abandonada pelo genitor da crianca e acompanhada somente da mãe, que se mostra um pouco fria com relacao a toda aquela situacao.
Enquanto esta tendo as contracoes Zikora relembra momentos da infancia e do relacionamento com o pai do bebê.
Muito bem escrito, emocionante.

Ceci 31/08/2022

História com reflexões importantes!
História curtinha com reflexões importantes sobre ser mulher nos dias de hoje, principalmente uma mulher negra. Vale a pena leitura pelas lições que a história passa.

mariamotta 20/07/2022

mulheres sempre vão se apoiar e cuidar umas das outras, muitas vezes esse apoio é decorrente de um período ruim, mas também, advém de momentos bons, em direção à união e ao amor. é triste que o abandono aconteça com tanta frequência e que as pessoas se disfarçem de uma personalidade controlada, dosada, que é linda quando está ótimo, mas quando é preciso uma verdadeira ação e cuidado, ela desaparece, seja através de uma revelação do real e podre caráter ou de um desaparecimento literal. chimamanda sempre precisa e sabendo retratar com muita maestria a realidade vivenciada.

Danie 04/06/2022

Aquelas verdades necessárias
Mais uma história comovente da autora, que questiona o machismo estrutural presente em tantas sociedades, nos leva a um relato sincero e emotivo de uma mãe solteira.

Catherine 18/05/2022

História curta, forte, impactante.
O relato é duro, sem poupar a dor ou colorir os desafios e vivências da protagonista. Poderia ser descrito como ?raw?, cru, e isso fascina. É possível partilhar a dor enfrentada por Zikora, senti-la e vislumbrar, a partir de suas reflexões, novas nuances da relação materno-filial da protagonista.

Curto, lido de uma vez, as poucas páginas são suficientes. É difícil, após terminar o livro, largá-lo.

vitoria 23/04/2022

Muito bom!
Minha primeira leitura em inglês e eu amei demais!! Essa história curta narra a gravidez, parto e puerpério de Zikora, uma mulher de 39 anos que engravida do namorado Kwame (37) e é abandonada por ele em seguida. Ele a culpa pela gravidez, a bloqueia no telefone e a deleta totalmente de sua vida, deixando-a sozinha grávida. A mulher narra sua experiência no parto e no puerpério, e como a mulher carrega o fato de exercer a maternidade solo como fardo e estigma na sociedade. Amei!!!

Taitasiq 21/03/2022

Um conto curto, mas que aborda a profundidade das relações, sobretudo familiares.

Nessa história, conhecemos Zikora, uma mulher que é deixada pelo noivo quando revela que está grávida, mesmo o casal tendo seus 30 e poucos anos. Além do abandono parental e maternidade solo, mostra também um pouco da relação dela com seus próprios pais, principalmente a mãe, com quem Zikora tem uma história de mágoas, mas com quem ela pode contar como rede de apoio, a seu modo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5