Zikora

Zikora Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Zikora

1 | 2 | 3 | 4 | 5

anna1618 17/03/2021

Nesse conto, Chimamanda explora diversas facetas da vida de Zikora e seus relacionamentos, sejam eles familiares ou amorosos. As reflexões são construídas ao redor da gestação e do momento do parto, com toques realistas e fundamentais pra construção da história. Me surpreendeu muito como a autora conseguiu criar um ambiente crível e lindamente representado em menos de 50 páginas, me fazendo, também, conectar com as personagens e seus sentimentos.

Luiza 19/04/2021

Emocionante
Um conto intenso, leve, confuso, que fez todo sentido e parece q passou muito rápido, como a maternidade.

Mayse 04/11/2020

Um conto magnífico, como tudo que a autora escreve
Esse conto fala sobre relações humanas, em seus diferentes níveis: maternidade, família, amizade, romance e trabalho são as principais relações abordadas no livro. Zikora, uma advogada nigeriana que vive nos EUA, nos conta sobre o sofrimento do seu trabalho de parto e alterna essa narrativa falando sobre as suas relações.
Ela começa falando de sua mãe que está acompanhando-a no hospital, relembrando, ao longo da narrativa de sua infância e adolescência na Nigéria. Zikora fala também sobre seu ex-namorado e pai de seu filho, trazendo à tona a problemática do abandono e da irresponsabilidade masculina quanto à paternidade.
Ela fala também sobre a sua prima e melhor amiga que está na Nigéria, sobre suas conversas e as formas diferentes de viver que cada uma leva; fala sobre como foi lidar com a gravidez em seu trabalho e sobre o seu pai -- e a sua segunda esposa.
É realmente fantástico como Chimamanda consegue nos entregar tanto, de forma tão brilhante, em poucas páginas. Ela consegue transmitir a ansiedade, tristeza, dor, revoltada, alegria e todos os demais sentimentos e sensações da protagonista, nos deixando completamente imersos na história. É um conto maravilhoso, dilacerante, mas incrivelmente maravilhoso.

site: https://maysecosmo.medium.com/resenha-zikora-chimamanda-ngozi-adichie-269939fc7142

Karoline67 24/05/2021

História curta e de fôlego!
Tem tanta coisa que essa história aborda em tão poucas páginas: a maternidade real, o machismo, o abandono paterno... Foi minha segunda leitura em inglês na vida e não poderia ter feito escolha melhor. Um dos melhores contos que já li, falo com tranquilidade.

Maju Deolindo 14/03/2021

Zikora
Leitura forte e densa sobre histórias reais, dramas famílias, maternidade, abandono parental. É um conto super curto que passa muita emoção. Fica a recomendação.

Lali 16/11/2021

Tudo que Chimamanda escreve é tão carregado de sentimento, de verdade, de coragem de dizer o óbvio que ninguém quer dizer. É impossível não sentir junto com as suas personagens.

Pâm 25/04/2021

Tanta coisa dita em tão poucas páginas
Hoje em dia pipocam relatos, fictícios ou não, abordando temas que giram em torno da maternidade não romantizada, e que bom que estamos batendo nessa tecla, porque falta ainda muito para que a gente desconstrua a santidade materna.

Mas o que Chimamanda faz nesta breve história não é ?mais um relato?, ela o envolve com sua incrível perspicácia e com sua crueza poética de narrar, e, como sempre, nos impressiona.

No conto, acompanhamos a voz de Zikora, uma mulher próxima dos 40 anos prestes a parir. Em poucas páginas Zikora nos guia, por momentos de sua vida recente e passada que se emaranham e convergem para este momento de sua vida, a gravidez, o parto. A partir das relações de Zikora, com sua mãe, sua prima, o pai de seu filho, colegas de trabalho, entre outros, Chimamanda toca em assuntos típicos, como a responsabilidade parental, a disparidade de gênero, sororidade e a delicada relação entre mãe e filha.

Seja você uma pessoa que esteja muito em sincronia com esses assuntos, como eu, ou não tanto, com certeza vai se emocionar e se encantar com a força do texto de Chimamanda: temas importantes com trabalho autoral impecável, o casamento perfeito entre mensagem e meio.

Li o conto em inglês, pela assinatura do Kindle Unlimited, mas espero que em breve haja uma tradução para o português, pois é um texto que merece ter quanto alcance for possível.

Gabi 01/01/2023

Chimamanda é especialista em mexer com nossas emoções em suas obras. Em Zikora, ela só precisou de 35 páginas pra conseguir fazer isso. O conto narra a história da protagonista de mesmo nome que o título do livro, uma mulher que foi abandonada pelo namorado após descobrir uma gravidez. A autora explora relações familiares e abandono de forma simples e direta. A história é curtinha e fiquei sentindo que faltou alguma coisa, mas gostei bastante.

gabriela 04/01/2021

Maravilhoso
Eu não vou me prolongar muito nessa resenha porque nem sei se me sinto capaz de dissertar sobre esse livro.
Essa mulher sabe o que faz, sabe sobre o que escreve, e além de escrever extremamente bem nos faz sentir completamente imersos em poucas páginas da novela.
Ela trouxe temas aqui tão delicados, mas que vemos sempre os tópicos em que ela sempre faz questão de pontuar. É um livro muito importante, atemporal e de ficar um bom tempo refletindo sobre ele.

Suzana 07/06/2021

Nesse conto a autora vai tratar de vários aspectos da vida da Zikora, desde relacionamentos amorosos, de família, trabalho, a relação dela com a prima e principalmente com a mãe, como a gravidez afeta tudo isso... Ah! Recomendo d+

"My son. Those words: my son. He was my son. He was mine. I had given birth to him and I was responsible for him and already he knew me, moving his face blindly at my breasts."

Taci 23/02/2023

"you're on your own, kid" trope
Esse conto foi tão único e tão natural sabe??
a autora fala sobre um dos momentos mais marcantes na vida de todas as mães de uma maneira tão realista
a forma q ela aborda todos os relacionamentos nas poucas pags que tem e ainda consegue demonstrar a personalidade de cada um ?????
sem palavras

Camila 06/01/2022

Gostei
Me identifiquei bastante com a protagonista. Ela relata algumas de suas relações com pessoas próximas enquanto lida com o parto do seu filho. Me tocou bastante a relação dela com a mãe, uma relação complexa onde há amor, mas também há muito ressentimento. Ela também conta sobre seu relacionamento e sobre sua angústia por ter sido abandonada. É uma história sensível sobre relacionamentos, sobre machismo, sobre gravidez. Gostei bastante.

Leticia 04/06/2021

Neste conto, Chimamanda constrói todo um universo em torno de Zikora, uma mulher perto de seus 40 anos que se vê grávida, prestes a parir, e reflete sobre suas relações. Variando entre presente e passado, vemos como Zikora se relaciona com o pai de seu filho, com sua prima, sua mãe, colegas de trabalho e diversos assuntos importantes são evocados, como sororidade, abandono, competição, estrutura familiar e a própria questão da história africana, que é sempre um toque a mais para nós, ocidentais.

yasmin 17/10/2021

a chimamanda faz tudo! em menos de 40 páginas conseguiu trazer vários temas importantes. a maneira como ela colocou o abandono paterno foi sucinta e singela, mas de qualquer forma necessária.

Anne Balbueno 29/10/2021

Amor e maternidade
A autora fez um trabalho absolutamente impecável com menos de 50 páginas.

Como o abandono parental é infelizmente natural, como a maternidade e o parto são mais do que vemos romantizados em filmes e histórias. Como a cultura tem um impacto na sociedade e nos costumes.

Sem mulher nunca foi fácil, mas uma rede de apoio faz não ficar tão difícil.

Cru, natural e brutal, Chimamanda entrou para minha lista de autores favoritos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5