Pele vermelha

Pele vermelha Michelle Castelli

Resenhas - Pele vermelha

AnaBookstan 01/03/2022

Precisamos conversar sobre esse livro.
Pele vermelha é uma obra problemática.
Contêm descrições gráficas de violência doméstica e sexual, retrata pessoas indígenas como selvagens e brutas, e por vezes ignorantes, fetichiza homens indígenas em um nível quase animalesco, e apesar de todo o racismo escancarado na obra, este livro ganhou o prêmio watts na categoria inovação. Não posso deixar de ficar um tanto quanto chocada.
Não bastasse a premiação e os milhões de visualizações, a obra ainda migrou para a amazon, onde tem se mostrado um recorde de vendas, apesar dos erros ortográficos e gramaticais, vícios de linguagem (por exemplo, o uso excessivo de expressões como "tipo") um enredo pobre, um plot que consiste basicamente numa mulher branca "salvando" todos no final. Nesta obra, o livro retrata de forma muito desrespeitosa e estereotipada pessoas indígenas. Vemos claramente que se trata de uma pessoa branca reproduzindo os estereóripos racistas com o qual sempre esteve familiarizada. Pessoas indígenas não falam daquela maneira mecânica, pausada, e errada. Homens indígenas não são pessoas "enormes" e "sedentos por sexo". A obra é grotesca. A representação é grotesca. E me choca que algo assim tenha chegado tão longe. Quem leu, se sentiu bem em ver pessoas serem retratadas como animais?
Que fique de lição repensar nossas leituras. Sobre o que se tratam? O que transmitem?
Escolham ler autores responsáveis!

nix 28/02/2022

Racista e fetichista.
Que coisa mais horrorosa e horripilante que é esse "livro". A autora é uma criminosa que faz questão de ofender todas as minorias nessas fanfics de décima qualidade. Um obsurdo isso poder estar publicado e estar circulando por aí contendo tanta desinformação e agressão contra povos indígenas..

coffeelarium 28/02/2022

Abominável e racista
Não posso dar 0 nessa avaliação, mas se pudesse saiba que eu o faria.

Obviamente a autora não fez pesquisa alguma sobre a cultura indígena porque a mesma perpetua diversos estereótipos violentos e que ferem a existência dessas matrizes, o termo "pele vermelha" é racista, e só mostra o quão raso foi o desenvolvimento dessa falsa representatividade, mostrando também que a autora não se importa em disseminar racismo e estereótipos desrespeitosos contra a cultura indígena.

Além de ser fetichista e usar o termo "selvagem" par ase referir a indígenas, o que se você escutar indígenas vai entender o quanto é desrespeitoso.

Compará-los com animais também, é desumanização dessas pessoas e só mostra o quão desonesta é a sua "obra"

Acompanhe pessoas indígenas, estude autores indígenas e estude a história dessas matrizes para que livros como esse não sejam perpetuados por uma autora branca que obviamente não tem sensibilidade e nem responsabilidade para escrever sobre cultura não-branca.
Hellen.Flavia_esc 28/02/2022minha estante
Vish

28/02/2022minha estante
história podre e autora também por escrever um lixo desses

Lucineide.Santos 28/02/2022minha estante
fiquei sabendo dessa radiação agora, e mds chocada que o povo dá nota alta pra algo assim. Cadê o senso crítico, meu povo?!

Ruth147 28/02/2022

Eu queria dar 0 mas como não posso 0,5
Para começar vamos falar uma pergunta: oque se passa na cabeça de um autora para escrever uma bomba desta e publicar???

É um livro totalmente fechista e cheio de estereótipos criados por brancos(oque faz sentido já que a autora é branca).

Em todos os momentos fica cada vez mais evidente que a autora não teve preparação ou conhecimento o bastante para escrever, ao saber da existência " livro" eu como escritora me sinto ofendida e eu nem vou falar como eu me sinto descendendo de indígenas, pois aí sim essa resenha iria ter mais de mil palavras ofensivas.

Outra coisa, que categoria essa autora concorre? Quem ofende + minorias é isso? Porque se for isso temos alguém que bate de frente com a jk!

Micah.Aguiar 28/02/2022

Racista e fetichista
A autora não teve responsabilidade alguma ao escrever sobre uma minoria da qual não faz parte e não se deu ao trabalho de procurar leitura sensível sobre o assunto. Se baseou em filmes e contos brancos sobre como indígenas deveriam ser. É ridículo e ofensivo.
stephb 28/02/2022minha estante
Olha, o título já indica bem o nível de fetichismo e racismo rolando :x Sinto muito pela leitura :/

Micah.Aguiar 28/02/2022minha estante
Nossa, sim. E essa autora tem livros piores. Não consigo imaginar como alguém pode ser tão sem noção assim. É tão ridículo.

Ludmill4.books 28/02/2022minha estante
nojo dessa autora e dos livros que ela fez

stephb 28/02/2022minha estante
Tem pior? Meu deus, mas?????? Que horror :O

nix 28/02/2022minha estante
se tá ruim sempre tem como piorar

grc.cvj 14/02/2022

A ideia do livro é muito bom, tendo representatividade indígena e um relacionamento interracial. Porém isso é abordado de forma muito racista, não so com as falas da protagonista mas também com a forma de descrever os indígenas. A personagem principal é cheia de falas racistas contra os indígenas, chamando eles de selvagens pra baixo. Somente no final da história a protagonista deixar de ter falas preconceituosas (sim, ela passa o livro todo sendo preconceituosa com eles). O Rainnan, que faz par com a personagem principal é um amor de pessoa, não sei como ele aguentou ela tanto tempo. Rainnan merecia muito mais, tanto da protagonista quanto da autora.

Alice 08/01/2022

Apesar de tudo, instigante.
Coloquei razoável pq realmente gostei da história no geral, mas a escrita me irritou bastante, não sei explicar uma escrita meio iniciante(?) Meio fanfic (?) Não sei explicar, apesar de já ter lido fanfics maravilhosas. mas pesquisei sobre a autora e vi que ela não e iniciante, enfim talvez seja só eu sendo meio chata com a escrita não formal. Geralmente quando não me agrado da escrita de um livro, não consigo terminar.
Mais essa história até me fazia querer saber o que aconteceria em seguida. Recomendo pra quem gosta dessa coisa mais diferentona, e inovadora.

Janete Hevea 01/11/2021

Amei+++
Um livro com um tema bem diferente e que prende bastante, confesso que achei que não ia gostar mas amei .

Cris 05/09/2021

Incrivelmente Cheyennes
Primeiramente, devo iniciar essa resenha dizendo o quanto essa obra é maravilhosa, totalmente impecável.
Minha experiência com essa leitura foi muito interessante, pois já havia lido a anos atrás no wattpad. Mas uma coisa é ler sendo adolescente outra é ler sendo adulta. Após tantos anos, reler Pele Vermelha foi muito gratificante, muitas memórias retornaram, as sensações, os surtos...
Sou literalmente apaixonada pela escrita da Michelle, e esse livro é sua mais perfeita obra de arte. Samanta é uma mulher incrível, guerreira até nos mínimos detalhes. E Rainnan é perfeito, gentil, carinhoso. Acredito que um dos principais pontos que favorecem esse livro é o fato de que ambos os protagonistas não são frágeis, os dois são fortes e cheios de adjetivos, fora que eles têm uma química perfeita.
Super recomendo a leitura. Tudo é fluido, leve, a gente ri, chora, se irrita... Tudo na medida certa. Realmente é incrível entrar um pouquinho no universo Cheyennes.

Ariane.g 21/08/2021

Leitura fluída e divertida.
Amo demais esse livro! Essa já é a terceira vez que releio ele, sendo que nas duas primeiras li no wattpad, mas não satisfeita tive que comprar o ebook e reler uma terceira vez kkkk

O livro é bem curtinho e levinho de ler, é uma ótima alternativa para quem quer sair da ressaca literária, além disso, tenho certeza que muitas pessoas vão amar a Samanta, ela é muito gente como a gente kkkkkk é impossível não dar risadas com ela. Já com Rainnan é impossível não se apaixonar com o jeitinho todo romântico e maravilhoso daquele homem.

A história tem magia, ação, viajem no tempo, romance e aquelas cenas hot de respeito kkkk e como da primeira vez que li, amei conhecer um pouco sobre os Cheyenes e a cultura deles, é super interessante e legal. Para alguém que procura algo diferente para ler esse é o livro certo! ?

escritora_d.a.reis 26/07/2021

Mais obras da Mih que sou obcecada desde a época do Wattpad!
Cada volume conta com protagonismo diferente, mas todos se complementam. Neles envolve romance de época; colonização americana; fantasia; maldições; destinos; espíritos e cultura dos povos Cheyennes.

Sinopse: Uma história com aventura, amor, humor e muita magia. Samanta desde a infância teve uma visão. E quando ela inicia um novo ciclo de sua vida, fugindo grávida de uma relação abusiva e buscando finalmente seu cerne, sua força interior, sua visão se torna realidade. Samanta é milagrosamente transportada ao passado, para as planícies americanas, em território Cheyenne. Em uma época de guerra entre brancos e indígenas ela se vê protagonista de uma profecia xamã. Entre aventuras, descobertas, magia e muito romance, há algo maior: o destino. Porque o que é escrito pela mão do Grande Espírito jamais poderá ser mudado.

Aos poucos vemos uma protagonista não só em volta de se habituar a outro século, mas aprendendo uma língua antiga, respeitando os princípios de um povo indígena, e tentando ganhar suas confianças, por passarem por tanto sofrimento, perdendo suas crenças, lares, famílias...

Em conta, o romance é sem igual,a forma que a autora descreve os casais fazem com que nos apaixonamos e acabamos nos afundando na trama.
A química e a interação são aspectos bastante abordados.
Além disso, é sobre traumas ? o medo de se entregar para outro amor, medo de ser novamente vítima de abuso. É sobre superação, de confiar em um novo alguém, e Rainnan mostra tudo que Samanta buscava (e sim, um mocinho totalmente entregue de amores).

Pontos fortes: A cultura bem descrita pela autora (a forma que o povo honra sua tradição e antepassados), vemos também a parte espiritual e religiosa dos Cheyennes, assim como os nomes exóticos que eram denominados (ex: Coiote Grande, Nuvem Cinzenta).
E claro, a principal: de uma mulher urbana, passou a ser uma xamã, curandeira e alguém se assumindo, se amando em primeiro lugar e claro, mostrando ser uma heróina que salva a todos (Viva o empoderamento!)

@autoraflaviakalpurnia 13/05/2021

Gostei
O livro tem enredo maravilhoso, bem detalhado e gostei dos personagens. Lerei outro livros da autora com toda certeza!

Kaliana Soares 13/03/2021

PAIXÃO EM CADA CAPÍTULO. Eu encontrei o livro PELE VERMELHA da Autora Michelle Castelli na Amazon, e não só a capa como a sinopse me chamaram muito a atenção para a originalidade da história, uma escrita gostosa e detalhada que vai te levar ao velho oeste e lhe proporcionar uma viajem ao tempo, literalmente. Primeiro o livro começa ambientado no Brasil, e fala sobre Samanta que vive um relacionamento abusivo, e após engravidar, ela resolve mudar sua conduta por não desejar que seu filho nasça sobre aquele relacionamento fracassado. Samanta acaba sendo atingida por um raio ao perseguir um cavalo no meio da estrada, logo após denunciar seu companheiro pelos maltratos e resolver buscar uma vida nova longe dele, ela resolve sair da cidade e recomeçar. Incrivelmente parecido com o cavalo que sempre perpertuava seus sonhos, ela se ver correndo em direção ao animal em busca de respostas. Não deu em outra e nossa mocinha vai parar em 1889, no meio de um deserto junto a uma tribo Norte americana. Samanta se encontrará com cavalo alado, um belo e intrigante índio, que tinha como destino uma mulher enviada pelo grande espírito, que traria sua marca gravada nela, Samanta vai se dividir entre sua cultura e todas as descobertas em torno desse destino diferente traçado para ela ao lado do guerreiro Cheyenne. É uma história belíssima, apaixonante, que trás personagens interessantes e cheios de magia. Cavalo alado foi uma paixão à primeira vista, um índio maravilhoso que conquistou o coração da Samanta e o da Kaliana também.