Você Não Pode Ser Astronauta

Emocionante e instigante
Futuro distópico
Romance rápido e tocante

Resenha:
A obra nos traz um futuro distópico, ambientado em um mundo pós apocalíptico onde as pessoas para sobreviverem de algum mal que os acometeu tiveram que se esconder debaixo da terra para sobreviver. Em algum ponto essas pessoas que cavaram esses tuneis para debaixo da terra, se tornaram pessoas muito ruins e cometeram atos tão hediondos que fizeram com que os seus descendentes decidissem não ter mais sobrenomes, porque não queriam ter vínculo algum com seus antepassados.
Assim conhecemos a história de Andrea, seu avô Tino um radialista bem-humorado e contador de histórias, e também conhecemos “Amarelo” um rapaz que Andrea se apaixona ao longo da narrativa.
Andrea é uma mulher forte, teimosa e dona de uma determinação ferrenha! Ela entra para a “missão dos 7 eleitos” onde tem que explodir algumas paredes dentro da terra para expandirem os trilhos dos trens em que essas pessoas vivem. Entretanto durante essa missão ocorre um grave acidente onde Andrea se vê sozinha lutando pela sua própria sobrevivência para completar a sua missão.
E agora?
Andrea Será capaz de completar a missão e expandir os trilhos, para que haja mais espaço para os moradores do “mundo subterrâneo”?
Será que ainda existe vida lá em cima?
Vem comigo descobrir o desenrolar dessa história emocionante!

site: https://www.instagram.com/jessica_garcia_paula/

Maduf 06/06/2021

Resenha por @_desbravandolivros
Sabe aquele livro que tem uma escrita bem leve e engraçada? Pois é, o Diego escreveu um (se tiver mais algum, me contem aqui nos comentários).

O Você Não Pode Ser Astronauta é um livro de ficção incrível, de leitura super leve e rápida que te deixa com gostinho de quero mais!

???

Os personagens estão no subterrâneo há algumas gerações, sem luz do sol, e os jovens desconhecem o mundo na superfície. Eles vivem a base do que conseguem produzir, ou do que é enviado pra eles. Devo confessar que eles possuem um abastecimento de água um tanto duvidoso.

Uns trabalham na rádio, outros são professores, enquanto certas pessoas, incluindo a nossa protagonista, Andrea, querem ser astronautas. Um astronauta é quem procura outros lugares que possam servir de "colônia", uma vez que o espaço que eles conhecem já está ficando insuficiente. Mas existem problemas. Manter a comunicação se o lugar encontrado for muito distante é algo complicado. Os recursos são escassos. Mas eles precisam tentar. A população continua crescendo e o espaço não conseguirá acomodar todos por muito tempo.

Falar sobre a superfície te torna alvo de opressão. Esse assunto não deve ser discutido. Até que, em uma certa viagem de trem, o locutor da rádio conta uma história sobre "o povo lá de cima", o que desperta a curiosidade do leitor, mas que não surte tanto efeito nos personagens.

O gestão do mundo deles é super interessante. Aos poucos vamos descobrindo sobre o passado e a razão pela qual as coisas são como são (mesmo que eu não concorde muito com certas coisas, posso entender as atitudes que foram tomadas).

alê 12/05/2021

minha cabeça tá tipo ??
O livro possui uma boa escrita, o desenvolvimento foi bem pensado e a história é bem interessante! Os capítulos do livro são bem curtinhos, o que torna a leitura bem fluida - mas recomendo que leia com calma e se atendo há alguns detalhes, pois talvez seja importante para a compreensão do final!

Os personagens foram interessantes, mas senti que eles poderiam ser mais trabalhados, assim como algumas partes da história pra poder situar mais o leitor sobre o objetivo ou do que realmente se trata o livro. Mas de resto, foi tudo bem legal.

Mas o que falar sobre o final, em?
Quando acabei eu fiquei?? An?? Que é isso?? kkkk
Mas agora parei pra refletir e pensar nas coisas que o escritor foi soltando ao longo do livro e acho que entendi algumas coisas e talvez entendi o que o livro tentou passar.

Se você gosta de ficção científica com um pouco de distopia e uma narrativa que te dá algumas brechas pra dá altas "viajadas", recomendo esse livro ??

Beatriz @lendo_com_bia 07/02/2021

Você não pode ser astronauta
Já pensou no que acontece debaixo da terra? E se as pessoas vivessem apenas em cidades subterrâneas sem nunca terem visto nem o sol, nem a chuva, nem o céu? Pois é, este é o mundo que conhecemos através de Andrea. Nele, as pessoas já nasceram no subterrâneo sem saberem nada sobre o mundo de cima. Lá embaixo, elas se locomovem de um lado para o outro por meio de incríveis trens, os quais estão virando suas casas. Quando a construção de uma nova rota de trilhos se torna necessária, Andrea se vê em uma difícil decisão: partir para auxiliar em sua montagem ou continuar vivendo ao lado de sua família?
É uma distopia cheia de reflexões que te prende do início ao fim.
a escrita do autor é super fluída tornando as história incrível

Rhuana.Catarina 14/11/2020

você não pode ser um astronauta!
Imagine uma ficção diatópica em que as pessoas vivem em cidades subterrâneas, se locomovem e moram trens. As pessoas não sabem o que é o sol, a chuva. Tomam pílulas para não sentir dor ou simplesmente para não pensar em suas vidas e muito menos no porque vivem assim.
Andrea se encontra nesse mundo com muitos pensamentos e reflexões. Ela terá que escolher entre ficar com sua família ou ir ajudar na construção de uma nova trila ferroviária.
Sabe aquele livro que te faz pensar em mil coisas? Que te prende a cada capitulo porque você fica curioso/a para entender mais e saber o que vai acontecer? Então leia Você Não Pode Ser Um Astronauta!
@madeiradiego escreve de uma forma singular e te leva para caminhos inimagináveis! Meu Deus, Que Final!
Leia, comente, divulgue,valorize a literatura nacional!
Avalie e diga sua opinião no skoob e amazon!
#valorizealiteraturanacional #leianacionais #eutolendonacionais

site: Instagram @madeiradiego

Mia Sardini 10/11/2020

Ainda estou processando!
Sabe aquela história que, ao terminar, exige um tempo de reflexão, de digestão, pra que você consiga sigar com a sua vida? Essa, com certeza, é uma delas. O Diego me fisgou já nas minhas linhas e me manteve grudada ao livro até o final, quando de repente tudo toma um caminho inesperado, um rumo totalmente fora das minhas expectativas, e termina de um jeito que... meu Deus! É preciso uma garrafa de vinho e muita reflexão pra acompanhar a mente filosófica desse autor genial!
com certeza!!!!

Fabiana Nichelli 09/11/2020

surpreendente
O autor nos leva a um mundo distópico, onde parte da civilização humana vive em túneis subterrâneos e se locomove por trens, cavando buracos e tomando chás e pílulas de origem desconhecida. Ninguém sabe (ou se sabe, não se fala) o porquê.
Seguimos a aventura de Andrea em suas escolhas certas e erradas, culminando em um final surpreendente, que nos deixa de queixo caído, boca aberta e com aquele gosto de quero mais.
A leitura me lembrou clássicos da distopia, cito THX 1138 de George Lucas, como também o Mito da Caverna de Platão.
sim!!!!super concordo contigo!

Lívia Stocco 09/11/2020

Distopia assustadora
Uma história instigante, cheia de segredos e mistérios, com um final chocante e que te deixa com a necessidade de uma continuação. Ótima escolinha para quem curte distopia e um pouco de terror.
Rhuana.Catarina 14/11/2020minha estante
realmente o final foi super inesperado!

Thay 09/11/2020

Uma distopia realista
Seguimos ordens, vivemos nossos dias, planejamos o amanhã, comemos, bebemos, vemos amigos, trabalhamos, estudamos e dormimos para reiniciar tudo no dia seguinte. "Você não pode ser Astronauta" retrata essa rotina num mundo distópico no qual a civilização humana, ou parte dela, não sabemos, vive no subterrâneo. O que o houve? Como foram parar ali? Quem manda naquele lugar? São algumas das dúvidas que permeiam essa leitura enquanto acompanhamos a escolha de Andrea quanto a sua nova profissão e suas descobertas amorosas. Com um final impactante, este livro é do tipo que continua na cabeça mesmo após a ultima página.
Rhuana.Catarina 14/11/2020minha estante
sim!também fiquei pensando em TUDO isso!

Marcos 08/11/2020

Essa coisa diáfana, chamada esperança.
Impossível ler Você Não Pode ser Astronauta e ficar indiferente depois. É algo que vai te arrebatar e depois te deixar no chão. Uma distopia criativa, simples e ao mesmo tempo. incrivelmente profunda. Leiam! Não vão se arrepender.

Lucas Nangi 08/11/2020

Livro pequeno, mas que merece ser digerido lentamente
Fazia tempo que eu não lia uma distopia brasileira como essa. Livro curto, mas sensações que perduram após a leitura! Uma história que arrebata e, depois que termina, te obriga a ficar digerindo o que aconteceu. A ambientação subterrânea, os indícios culturais, a visão da protagonista apontando coisas que só podemos deduzir o significado, tudo isso em um enredo que finaliza de maneira surpreendente e (não falar mais para não dar spoiler). Mais do que recomendado!