Introdução À Exegese Bíblica

Introdução À Exegese Bíblica Michael J. Gorman

Resenhas - INTRODUÇÃO À EXEGESE BÍBLICA

Gui Souza 26/09/2022

Prático e simples
Gorman traz aqui praticamente um manual de como fazer exegeses para trabalhos acadêmicos/pesquisas ou para pregações com passo a passo, desde a escolha do texto, até a reflexão teológica e aplicação.
Ele apresenta um método que como ele mesmo diz, é um método eclético que se apropria de aspectos de outros métodos.

Por vezes ele era tão descritivo que cansava, mas outras horas era bem fácil de ler e entender os processos.

No geral, é um bom livro para os iniciantes em exegese e hermenêutica.

Relwis 13/05/2022

Uma boa introdução a exegese
Uma introdução simples e direta, porém o seu foco é o ambiente acadêmico, ele também é muito bom para o estudo particular ou até mesmo eclesiástico, mas a sua linguagem e a presentação podem assustar um pouco esse tipo de leitor no início. Talvez ele seja melhor aproveitado se vier após algum livro de estudo bíblico indutivo.

Bruno 11/10/2021

Conhecendo exegese
Eu nunca tinha lido nada a respeito de exegese bíblica, e com este livro pude entender, em um nível de introdução do assunto, como funciona esse assunto.
O livro não mostra apenas a teoria, mas também tem exercícios práticos, e exemplos no Apêndices.
Por este motivo pude entender do que se trata a exegese.
Gostei bastante de saber o que é. Algumas partes desse processo são um pouco chatas, na minha opinião, por se prender a análise de texto, mas compreendi a importância. Como li no livro, não devemos considerar um manual para ser seguido a risca, mas nos mostra o que fazer.
O que mais gostei foi quando falou de hermenêutica e teologia sistemática, mas por não ser o tema do livro, não se adentrou no assunto.
Por ser uma pessoa analítica, gostei de assunto. E como o livro ensina nos capítulos finais, não podemos deixar de buscar em oração e contar com a ajuda do Espírito Santo para entendermos as Escrituras Sagradas, a Bíblia, Palavra de Deus.