Um belo diploma

Um belo diploma Scholastique Mukasonga

Resenhas - Um belo diploma

José Cláudio 09/09/2021

Qual o poder da educação na transformação de uma vida? Nessa obra biográfica, Mukasonga nos descreve uma trajetória cheia de exílios e dificuldades para conseguir o sonhado diploma que seu pai tanto queria, e que efetivamente mudou sua vida. Assim como nas outras obras da autora, o Genocídio que ocorreu em Ruanda em 1994 sempre está presente e marcou a família de Mukasonga, por ela ser da minoria Tutsi.

leiturasdabiaprado 31/10/2021

Eu já tinha lido Baratas da Scholastique Mukasonga no @clubedeleituradamanu e ontem resolvi começar a ler Um Belo Diploma.
Admito que não fiz a resenha do Baratas por medo de ser superficial, o tema, na minha concepção, merece ser aprofundado e dialogado com todo o respeito... mas, muito embora não tenha resenhado eu divulguei o livro pra todo mundo, me senti na obrigação de tirar o genocídio de 1994 cometido em Ruanda do apagamento, saí falando do livro Baratas e do filme Hotel Ruanda toda hora, perguntando quem lembrava desse massacre e triste episódio de uma história tão recente (pq admito, mesmo com 13 anos na época, eu não me lembrava, mas me lembro claramente do tetracampeonato do Brasil no mesmo ano - ou seja, não é por memória, mas pela falta de importância dada ao genocídio aqui no Brasil).
Mas, voltando ao Um Belo Diploma, aqui, em mais um pedaço da sua história, @scholastiquemukaso nos mostra a importância do diploma na sua vida, a sua saga enquanto estudante e o quanto o seu pai foi o grande incentivador disso!
Scholastique se formou duas vezes, as duas vezes como assistente social, já que o seu diploma africano não era reconhecido na França.
Além de mostrar muito da cultura africana, da vida de uma exilada, Scholastique nos dá uma aula de resistência e persistência!
E é importante dizer que essa saga pelo diploma não só a guiou como também mudou a sua vida, na verdade salvou a sua vida, a retirou do destino dos seus, de serem mortos no genocídio de Ruanda em 1994!
Recomendo o livro, mas recomendo que antes seja lido o Baratas!