(Quase) Borboleta Helder Caldeira

Resenhas - (Quase) Borboleta

Maiaaa 26/04/2023

(Quase) Borboleta
Um livro verdadeiramente encantador, com reviravoltas inacreditáveis ??e que prende o leitor a cada página lida, tratando de assuntos delicados mas não muito complexos.

O autor usa uma linguagem limpa e clara que não pode deixar de ser elogiada, citações que são lindas e que com certeza foram feitas/elaboradas com muito carinho.

Os personagens descritos são maravilhosos, o casal em si é fofo e deixa qualquer leitor bobo, tive altos e baixos igual o livro, chorei muito, mas ri muito também, no geral o livro é maravilhoso e recomendo sem medo, tenho certeza que vão gostar.

Larissa 25/11/2022

Poderoso
?E, se o amor é Deus em sua essência, quem há de ter a ousadia infame de dizer como Ele deve se manifestar??

Pelo amor de Deus o tanto que esse livro me destruiu, chorei de ódio por tanto preconceito, mas também de alegria por ver um amor tão lindo e puro desses dois, Jared e Albert.

Jean296 27/06/2021

(Quase) Borboleta
Li em 7 horas, apesar de ser inverossímil algumas atitudes do protagonista, é uma história rica, bonita e instiga. Nota 4.5.

Junior Miranda 18/06/2021

Uma obra-prima preciosa
Eu ainda estou tentando segurar minhas lágrimas após ter concluído.
Bom, esse livro é muito bom por diversos aspectos, desde a sua condução do autor até a finalidade de seus objetivos na história, como a riqueza de conteúdo ali contidos, e assuntos muito atuais que nos faz pensar em nossas próprias vidas.
Albert uma pedra bruta preciosa que vai se lapidando. E Jared, um príncipe encantado disposto a quebrar todas as dificuldades para que ambos fiquem juntos não importando as adversidades.

Lorena Lago 23/02/2021

Ganhei de presente e AMEI
Foi uma surpresa quando meu melhor amigo me presenteou no Natal com um box contendo dois romances do escritor brasileiro Helder Caldeira. Sempre torci o nariz com autores nacionais. Não é síndrome de vira-latas. Acho os escritores brasileiros meio arrogantes em suas narrativas, querendo sempre parecerem geniais e esquecendo o básico da literatura que é o entretenimento de qualidade. Por ter sido um presente e vir com muitas recomendações, decidi dar uma chance ao autor (que para mim era desconhecido). Não me arrependo nem por um segundo da minha decisão.

(Quase) borboleta é um romance forte, muito bem escrito, com narrativa impecável e um casal gay protagonista apaixonante. É certamente o melhor livro de um escritor brasileiro que já li na vida.

É difícil escrever uma resenha para esse livro sem correr o risco de dar spoiler, o que seria um pecado, afinal o autor nos conduz por um rio caudaloso de plot twits. Albert é um garoto de 18 anos, pobre, que toca violino num templo das Testemunhas de Jeová para sobreviver. Jared é um fotógrafo famoso de 30 anos, filho de um casal de atores renomados. Dois universo completamente diferentes que se encontram numa tarde de domingo e o amor à primeira vista salta das páginas e nos atinge como leitores. Fiquei apaixonada pelos protagonistas.

O recheio desse bolo é fascinante: fake news destruidoras, embates judiciais, antagonistas inteligentes e ardilosos e a nossa torcida por uma final feliz que pode não acontecer (o leitor vai descobrindo pelo caminho), tudo isso mesclado com a leitura poética de alguns trechos bíblicos e fábulas que muitas vezes nos fazem chorar de verdade.

A cereja do bolo é a poderosa personagem transgênero que faz o entrelaçamento das histórias e nos proporciona um final espetacular, daqueles que fazem inveja a grandes escritores como Stephen King e Dan Brown.

Se você, como eu, não tem grande afinidade com escritores brasileiros, recomendo que leia (Quase) borboleta e Águas turvas, o outro romance do mesmo autor. Provavelmente você vai mudar de opinião e sentir orgulho da literatura brasileira. Grande livro!

Paulo Volkart 22/02/2021

Literatura LGBT em grande estilo
Os livros do escritor Helder Caldeiras são fenômenos da Literatura LGBT. É provável que ele seja o melhor autor brasileiro do gênero. Prova disso é esse extraordinário romance "Quase Borboleta", cuja densidade poética e dramática trafegam com fluidez pelo que há de mais clássico nas histórias de amor ficcionais. O livro tem tudo que os grandes romances precisam ter: personagens maravilhosos, cenários idílicos, trama bem ordenada e a capacidade rara de prender o leitor desde a primeira linha até o final grandioso e surpreendente. Impossível parar de ler. A história de amor de Albert e Jared tem tudo para se tornar um clássico da Literatura em geral e não apenas do gênero LGBT.

Gio 19/02/2021

Livro perfeito
Livro perfeito e já tem algumas resenhas aqui que representam tudo o que penso. Albert é um garoto meio solitário que vive no subúrbio de Vancover, no Canadá. Ele vive em um lar abusivo, com uma mãe fanática das Testemunhas de Jeová. Aqui tive identificação com o personagem, pois tenho amigos que vivem a mesma situação e sei como é difícil para eles. Jared é um fotógrafo que faz de suas fotos verdadeiras obras de arte. Ele é filho de celebridades do cinema. Os dois se encontram ao acaso e é amor à primeira vista. Mas, como toda boa história, viver esse grande amor será um desafio. É importante dizer que o autor foi muito feliz ao abordar temas atuais como fanatismo religioso e fake news, trazendo a história para próximo do leitor com altas doses de realidade. No meio dessa trama surge uma personagem trans (primeiro livro que leio onde uma personagem trans é protagonista). O nome dela é Chetilly e é uma empresária da noite de sucesso em Vancover. É ela que, de certa forma, aproxima Albert e Jared. Também é ela que nos conduz ao maior plot twist do livro (que tem vários). Um livro fabuloso, literalmente. Há várias fábulas conhecidas que atravessam o texto como uma flecha e enchem nossos olhos de lágrimas. Também é preciso dizer que a edição é um luxo. Capa com alto relevo e uma imagem de tirar o fôlego da estátua de Antínoo, um jovem que foi o grande amor do imperador romano Adriano e a editora faz questão de nos dar a referência na orelha do livro. Quando você termina de ler, compreende perfeitamente a escolha da capa e a marca violeta nos olhos da estátua. Lindo demais! Perfeito!

Kauan Costa 19/02/2021

Tô chorando até agora
gente, morri com esse livro nunca chorei tanto lendo um romance. é meu primeiro livro lgbt e superou todas as minha expectativas. peço desculpa por estar escrevendo com emoção nos olhos mas ainda estou chorando com final e não consegui me conter e tinha que escrever sobre ele. vocês já leram esse e outros livros do autor? quero muito os outros livros dele.

Fernando Vieira - @umtrechoamais 19/02/2021

Livro Maravilhoso
Esse é o segundo livro que leio do autor e já posso dizer que sou fã, a escrita dele é muito rápida e fluida, o que faz com que você se entregue demais a história. Esse é um daqueles livros que mostram que o amor à primeira vista existe sim, acontece e foi o caso de Jared e Albert que se conhece por acaso num parque, passam um dia juntos sem ao menos se tocarem, mas ambos saem apaixonados, porém por infelicidade do destino um fotógrafo publica uma foto deles juntos num jornal e isso começa a causar polêmica por dois motivos, o primeiro é que Albert pertence ao Reino das Testemunhas de Jeová e sua mãe é extremamente religiosa, chegando a ser fanática mesmo e não sabia da orientação sexual do filho, que escondia de todos até então; o segundo motivo é que Albert tem apenas 18 anos e Jared acaba sendo acusado de pedofilia (abro um parênteses aqui, porque foi até difícil imaginar alguém com 18 anos passando por uma situação como essa e que alguém mais velho poderia estar cometendo pedofilia com ele, mas as leis no Canadá são diferentes daqui, onde essa idade caí para 14 anos). Agora imagina as provações que os dois precisam passar sem ao menos terem dado um único beijo. Esse é um livro cheio de superações, muito preconceito e que nos mostra como a mídia pode manipular uma situação a ponto de tentar destruir a vida das pessoas. Preciso dizer também que todos os personagens secundários são incríveis, mas preciso destacar aqui CheTilly, uma mulher que sofreu muito na vida e acaba ajudando eles o máximo que pode, nos mostrando que índole e caráter deveriam vir antes de qualquer religião. Não é uma história leve, mas o livro com certeza ainda te fará acreditar em amor à primeira vista.

site: https://www.instagram.com/p/CLfT6q1jAKJ/
Kauan Costa 19/02/2021minha estante
acabei de ler e tô aqui chorando até agora! que livro!

Rômulo 19/02/2021

A melhor surpresa de 2021!
Não conhecia o autor e vi algumas resenhas de seus livros no instagram. Fiquei curioso. Acabei comprando seus dois romances e só posso dizer que essa foi a melhor surpresa até agora em 2021. As obras são excepcionais! O livro "(quase) borboleta" tem profundidade e aborda assuntos muito delicados, porém a narrativa do autor é muito leve e cativante. Quando dei por mim, estava totalmente envolvido na trama e não conseguia mais parar de ler. A história de amor entre Albert e Jared e os deliciosos encontros entre Emma e CheTilly me deixaram extasiado. Aliás, CheTilly é uma personagem que merece muito carinho e atenção de cada leitor. Uma personagem trans e com participação como protagonista, que me fez chorar várias vezes durante a leitura. Sério! Li em três dias! Super recomendo!

Adria Cherubim 10/02/2021

Leve, complexo e cativante
'(Quase) Borboleta' conta a história de Jared um fotógrafo e artista plástico famoso e Albert um adolescente violinista do subúrbio. Dois mundos completamente diferentes que se cruzam por obra do destino e marca a ambos.
Enquanto Jared busca apenas uma inspiração para sua nova exposição ele encontra sua obra-prima, o que ele não esperava era que junto encontraria também um novo amor.
Albert vive uma vida simples, porém não perfeita, e é em seu violino que o garoto encontra um refúgio, é durante seu momento de paz enquanto toca seu instrumento em um parque na cidade de Vancouver que tudo começa a mudar na vida do jovem rapaz.
Uma atração instantânea, um sentimento maior e inocente que acaba sendo transformado em algo completamente diferente por fake news.
Marcado por questões religiosas, sexualidade, segredos, problemas familiares e além de tudo a menor idade de Albert a estória se desenvolve em meio a problemas complexos, mas mesmo com temas delicados o livro se mantém leve e o romance continua com aquele ar inocente, mesmo em meio a tantos desafios os sentimentos mantém-se íntegros.
A escrita do autor é simplesmente fantástica, possui um requinte e qualidade que atualmente é extremamente difícil de se encontrar, o que torna a leitura muito fluida e viciante, é impossível parar de ler.
A estória foi muito bem escrita, com descobertas surpreendentes. Os personagens muito bem construídos e cativantes. Representatividade LGBTQIA+. Além de uma edição maravilhosa que incentiva ainda mais o leitor a virar página após página até que o fim do livro chegue.
Eu me apaixonei por tudo, não há um ponto que mereça mais destaque que outro, foi um dos melhores livros que já li. Se tornou o melhor do ano até agora.
Gio 19/02/2021minha estante
A melhor resenha! Concordo com tudo.

lecofaria 08/12/2020

Doce e Poderoso
(quase) borboleta, de Helder Caldeira

Lembro da minha surpresa ao ler Águas Turvas, o romance de estreia de Helder Caldeira. Eu me apaixonei pela história, pela narrativa, pelos personagens. Isso tudo sem esperar e sendo arrebatado por aquela obra.

Assim, foi com ansiedade que comecei a leitura de (quase) borboleta, o novo livro do autor (que tenho orgulho de dizer que nasceu na mesma cidade que eu e é da minha geração) e que a Editora Quatro Cantos gentilmente me enviou. E que deleite de livro, quanta delicadeza para se contar uma história de amor.

Um dos temas da história de Albert, um jovem criado em uma religião cristã de dogmas sensíveis, e Jared, um fotógrafo que é também uma celebridade, me é bastante conhecido. Talvez por isso eu tenha demorado para embarcar nas cores fortes e dramatúrgicas que Helder dá à narrativa. Mas foi impossível não me render. A poesia da escrita (e a trama envolvente e carregada no drama, que nos faz viajar) se sobrepõe ao preciosismo de minhas memórias.

(quase) borboleta, para mim, é uma ode às liberdades e ao amor. Ao direito de cada um ser quem é e como é, amando a si e ao próximo, mesmo que algumas (muitas) religiões insistam em dizer que o amor é pecado e preguem o ódio ao invés dos ensinamentos de Cristo.

Um livro lindo e doce. E com uma mensagem poderosa, como o bater de asas de uma borboleta.

Terminei a Leitura em: 08/12/2020
Cotação: 4,5 estrelas em 5
Costa147 13/01/2021minha estante
É um bom livro e merece ser lido. Na minha modesta opinião (talvez por ter uma vasta experiência em livros com essa temática) há alguns problemas que,se não chegam a comprometer a obra também não a tornam memorável.Algumas situações e diálogos são extremamente artificiais e não conseguem transmitir veracidade. Há um uso abusivo de clichês e personagens estereotipados que deixam a sensação de "deja vú". O casal Jared/Albert não transmite paixão e acaba sendo difícil torcer por eles.Como eu disse no início,não é um livro ruim e o simples fato de ser um grito na luta contra o preconceito já valeria a leitura. Mas talvez não seja aconselhável esperar uma história memorável ou apaixonante.

Iolanda.Rodrigues 31/01/2021minha estante
Nossa, Ed! Nem parece que você está falando do livro (Quase) Borboleta. Acabei de ler e achei a história maravilhosa, personagens muito bem construídos, e, acima de tudo, me encantou o suspense mantido até a última página. Super recomendo! Com certeza um dos melhores romances homoafetivos já escritos no Brasil.

Costa147 04/02/2021minha estante
Bem Iolanda, conforme eu escrevi não achei ruim. Só achei que não chega a ser uma obra antológica como "Segredos da Casa Grande" ou mesmo "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo". Mas vale a pena ler com toda certeza.

Paulo Volkart 22/02/2021minha estante
Ed, acredito que você não leu o mesmo livro que eu li. Aliás, tem sido muito comum esse tipo de manifestação aqui no Skoob e nas redes sociais: a pessoa nem leu o livro, ou não compreendeu a obra e faz questão de criticar. Uma pena, porque esse livro tem muito a ensinar a muitos leitores e até a escritores brasileiros que raramente conseguem a proeza de publicar um livro com tamanha beleza, sensibilidade e com todos os ingredientes dos grandes clássicos da Literatura. Talvez seja o caso de você ler o livro. Ou reler, já que parece não ter lido com a devida atenção.

Costa147 06/03/2021minha estante
Bem Paulo, acredito que eu tenha lido o livro com a devida atenção e, como eu já escrevi anteriormente, até gostei e acho que é uma obra que merece ser conhecida. Eu apenas não gostei TANTO quanto outras pessoas. Portanto,o problema talvez não seja minha habilidade como leitor e sim o simples respeito por uma opinião que diverge um pouco da sua...