O Fundo é apenas o começo

O Fundo é apenas o começo Neal Shusterman

Resenhas -

Beatriz Kath 14/01/2024

O Fundo é Apenas o Começo
"Isso me lembra de um amigo que achava que o norte era qualquer direção em que ele estivesse virado. Agora, estou achando que era capaz de ter razão."

Esse é um daqueles livros cuja história é uma analogia enorme para alguma outra coisa que, no início, você ainda não sabe ao certo o que seria - mas é justamente essa ânsia por descobrir e conseguir entender o que está acontecendo que te mantém preso à leitura.

Comecei a ter uma noção melhor do que essa história se tratava pouco depois de começar a ler, mas apenas de forma geral.

Há diversas situações inusitadas e curiosas acontecendo a todo momento, e só consegui entender de fato o que cada elemento representava - metaforicamente - já bem perto do fim.

Dadas essas características tão diferentes e peculiares que essa história apresenta, a experiência da leitura foi igualmente única. Acheis as ideias do autor para criar metáforas e a analogia central da história extremamente criativas.

Definitivamente, uma forma genial de transmitir a mensagem que ele pretendia.

"Ela sabia que eu diria isso. Eu sei que ela sabia, e ela sabe que eu sei que ela sabia."

MarcelleC. 10/12/2023

No começo não entendi nada, mas insisti
Não foi uma leitura fácil no início, não dava ora entender nada e era muito "viajado". Mas valeu insistir, aos poucos fui entendendo a história e terminei pensando que poderia ser adaptado pros cinemas. Não vou falar mais que isso ora não dar spoiler.

Sofia Santos 13/08/2023

O fundo é apenas o começo
Foi uma leitura mais complexa e difícil para terminar mas consegui e gostei da história e de conhecer a história de Caden e também como o autor escrever com respeito e carinho .

@ka_and_books 24/01/2022

O fundo é apenas o começo
Caden Boshe é um garoto normal de 15 anos. Ele é um ótimo artista e se expressa através de seus desenhos. Os pais dele são comuns e sempre tentam conversar quando algo não está certo. Sua irmã mais nova chama-se Mackenzie e Caden se preocupa com ela.

Ele é muito inteligente e entende de assuntos que garotos da sua idade não costuma ter muito interesse, como sobre medicamentos, biologia, arte e o mar.

Caden está bem, mas de repente começa a ficar nervoso. Ele anda de um lado para o outro. Não consegue mais dormir. Precisa caminhar vários quilômetros pela cidade para se sentir bem e sua cabeça não "explodir". Ele tem a impressão de que as pessoas, o mundo e tudo o que acontece depende dele, que se ele deixar de caminhar ou fazer determinadas coisas todo mundo pode morrer ou algo terrível pode acontecer.

Os pais de Caden começam a notar essa mudança, mas não sabem como ajudar. Os remédios para dor de cabeça já não funcionam bem, nada faz essa sensação passar. Chega um momento que Caden precisa de ajuda.

O início da história é bem estranho e confesso que não entendi muita coisa. A narrativa só começou a clarear na minha cabeça com cerca de 30% lida. Os capítulos se alternam entre uma viagem no mar, e o lugar onde Caden se encontra (spoiler, então não vou falar onde).

No mar, Caden está a bordo de um navio com outros tripulantes, um capitão e um papagaio. Eles enfrentam criaturas marinhas perigosas e percorrem uma busca incessante por tesouros nas Fossas das Marianas, mais especificamente em Challenger Deep.

O livro é bem diferente, fiquei ansiosa em alguns momentos e cansada em outros, mas achei a leitura super válida e interessante. Recomendo!

Carol 30/11/2021

Profundo
Leitura bem sólida? Um livro maçante, porém, desperta a curiosidade do leitor, demorei pra ler, mas não desisti dele em nenhum momento. Final bem confuso, só que vi uma live no YT e entendi tudo, e tudo ficou muito melhor. Talvez um dia lerei ele novamente!

Suzana 13/09/2021

Se olhar para o abismo, ele olhará para você
Tive o primeiro contato com esse livro em um vídeo do GF, e sinceramente não me lembrava de nada quando comecei a ler. Por isso, não estava dando nada por esse livro, e como ele me surpreendeu.

Aqui mergulhamos na mente de Caden, um garoto de quinze anos. No início fiquei muito confusa, já que muita coisa acontecia e nada era explicado. Mas os capítulos são muito pequenos e a leitura muito fluída, o que fez com que eu continuasse a leitura. Com o tempo, vamos percebendo a evolução (?) da história e finalmente entendendo tudo o que está acontecendo.

É livro muito forte que o próprio autor deixa bem claro: foi escrito para concientizar o leitor. Por isso, acredito que todos deveriam ler esse livro, porque com certeza existem pessoas como Caden que precisam ser compreendidas e ajudadas.

Quotes:

? ? O que acontece quando o seu universo começa a sair do ponto de equilíbrio e você não tem a menor experiência em reconduzi-lo ao centro??

? ?Estou preocupado? Não é exatamente como me sinto hoje ? se bem que, ultimamente, minhas emoções estejam tão fluidas que passam de uma para outra sem eu notar. Agora, percebo que estou preocupado. Preocupado por estar preocupado.?

? ?Fico lá, suspenso, numa paz absoluta, enquanto sou devorado.?

@michelleoalmeida 13/02/2021

Caramba o que falar desse livro, foi um livro que não me conectei no começo, que tive dificuldades de terminar, mas ainda bem que não desisti. Como é incrível acompanhar o fundo do Caden, e saber que ele conseguiu encontrar algo em que se segurar, pelo menos por uma vez. Sensacional, livro maravilhoso, que merece ser lido por todos, nos traz a perspectiva que nós podemos decidir sobre o nosso futuro e tentar por uma única vez fazer de nossa vida um lugar diferente.

Lemon 04/02/2021

O Fundo é Apenas o Começo
O início desse livro é um pouco confuso e pra algumas pessoas cansativo, mas recomendo que continue lendo pois quando as coisas começaram a se encaixar ficou muito boa a leitura e toda a experiência (Além de que há vários significados por trás de diversas coisas que vamos só parar e entender lá para o final).

Achei que o livro apesar de ser uma leitura rápida para a maioria, teve muito gatilho que deveria ser avisado no inicio, como por exemplo de suicídio que teve uma página inteira com vários gatilhos.

Um livro que me tirou da minha zona de conforto e no final me deu um quentinho no coração pelo desfecho, e pretendo fazer releitura para tentar pegar todas as conexões que o autor criou, pois certeza deixar passar muitas.

Livros de Cabeceiras 29/01/2021

Uma viagem pela doença mental
Caden Bosh é um adolescente e um aluno brilhante.
Ele também está a bordo de um navio para o ponto mais profundo do planeta.
O livro que nos leva a uma jornada da doença mental.
Um livro com uma narrativa rápida, dividida entre a vida de Caden com a sua família, escola e amigos. E também a vida de Caden a bordo de um navio rumo a Challenger Deep, uma depressão marítima localizada próximo a Fossa das Marianas.
É uma história desafiadora, intrigante, em alguns momentos sombria. Mas também é sensível e poderosa.

Roberta Maruki 25/01/2021

No começo o livro não faz muito sentido, me vi perdida várias vezes. Fiz várias teorias, tentado me orientar, mais por volta de uns 40% é que realmente consegui decifrar o livro.
A narrativa do autor é maravilhosa, e a temática bem descrita.
Li esse livro pra maratona MLV, do Geefe (#timehades) e se não fosse por ele, nunca teria me visto lendo esse livro.
Posso dizer que foi fantástico, nos faz pensar e repensar várias coisas. E ter a certeza que a mente humana é perturbadora.

Emmanuele.Machado 23/01/2021

Ainda não sei como me sentir sobre esse livro.
Achei a leitura difícil, mas isso tem a ver com a temática e não com a escrita do Neal Shusterman.
Eu amei a forma como toda a história é escrita do ponto de vista (da mente) do protagonista, mesmo nos momentos de manifestação da doença dele.
Impossível ler a nota do autor no final e não se emocionar. Eu dei quatro estrelas pro livro, mas acho que aumentarei conforme digerir a leitura.

Ju 21/01/2021

sem palavras
No início do livro você não entende muita coisa, não entende o que tá rolando, mas ao longo do livro, o protagonista vai demonstrando comportamentos e pensamentos que te fazem perceber que não está tudo bem e daí temos o desenvolvimento do transtorno mental do menino. Não é um assunto que todos estão preparados para ler, mas o autor escreve de maneira impecável sobre, porque o filho dele passou por tudo o que o livro relata (o filho dele tem a patologia), então torna tão real, tão intimista que é impossível não se envolver e ficar abalada com a história. Recomendo do fundo do coração caso consiga ler sobre o tema :)

Colecionando Planetas 21/01/2021

Sensível e doloroso
?Garotos mortos são postos em pedestais, mas garotos com doenças mentais são varridos para debaixo do tapete?

Eu comecei com essa citação porque foi exatamente o que o livro me mostrou, o quão difícil é a vida de uma pessoa com alguma doença mental e o quão ignorante eu era com relação a esse assunto.

O livro começa confuso para que a gente entenda exatamente o que o Caden está passando e dói entender porque toca em assuntos delicados.

O livro tem gatilhos sim, então cuidado aí ler, mas se puder leiam. Fica confuso, mas persistam porque vale muito a pena chegar até o final.

Sol 19/01/2021

Muito bom mas não recomendo para todos
O livro é magnífico, muito bem escrito e fica explícito os cuidados que o autor teve ao representar o protagonista e sua patologia psicológica. O livro abriu portas para conhecer um poico mais sobre o tema e me fez perceber como eu sei pouco sobre o assunto. Ele me apresentou a ponta do ice berg e cativou meu interesse para conhecer o gigante restante que está submerso nas águas da ignorância. Estou muito interessada em ler mais livros sobre o tema, foi realmente uma leitura muito boa.
Porém, não recomendo facilmente. Pois o livro possui diversos gatilhos como suicídios e pelo tema ser abordado de forma explícita o que pode acionar o gatilho a alguns. Logo, recomendo analisar o estado da sua saúde mental antes de iniciar a leitura ?