Lições de felicidade

Lições de felicidade Ilaria Gaspari

Resenhas - Lições de felicidade

lucasdalla__ 13/12/2023

Em tópicos seria mais fácil
Não sou o maior fã de filosofia, mas lendo Ilaria muitas coisas começaram a fazer sentido naquelas aulas de filosofia do ensino médio. o livro tem uma leitura mais leve do que os gregos que ela cita, mas não torno leve como um livro de crônicas. muitos trechos lindos que induzem a certa reflexão, num todo, Ilaria traz quase como um diário, com suas reflexões, de forma bem organizada, servindo mais de "lições de felicidade" para ela do que um manual para nós.

Michele Alberton 27/01/2023

Uma viagem pela filosofia
Esse livro me surpreendeu de várias formas. Admito que esperava mais detalhes sobre como a personagem/autora lidaria com a situação traumática pela qual estava passando, mas essa expectativa não atendida não diminuiu o encanto da leitura.

Ela fez uma "experiência": a cada semana, elegeu uma escola filosófica clássica e tentou aplicar seus preceitos. Em cima disso ela divagava sobre suas questões existenciais e trabalhava seus traumas.

Achei o livro divertido até para aprender um pouquinho sobre filosofia. E a forma como a autora escreve é cativante, mesmo nos trechos em que ela discorre sobre os filósofos. Recomendo a leitura!

JuKirchhof 09/11/2022

Um livro de cabeceira
As semanas em que Ilaria desenvolve seu experimento filosófico são ilhas de acolhimento que merecem ser revisitadas sempre. Passar novamente por cada uma dessas semanas, ler novamente sobre a filosofia conversando com nossos dias atuais é um exercício tão facilitado pela fluidez desse texto tão sensível e preciso.

Fabio Di Pietro 21/08/2022

Reflexões
A autora, após um término de relacionamento envolvendo traição, inicia seu renascimento no resgate dos estudos de 6 escolhas clássicas de filosofia. A cada semana, ela nos traz para a sua vida e suas reexoes práticas com uma dessas escolas. Uma tentativa de absorver, não somente os preceitos abstratos, mas o que tais escolas podem ajudar em seu caminho para a liberdade/felicidade na prática.
Com tons de humor, mas sem perder a essência dos ensinamentos de tais escolas, o livro é delicioso de se ler. Algumas partes são mais reflexivas e filosóficas, é claro, mas mesmo assim, a leitura não traz grandes dificuldades, não sendo necessário um conhecimento nem mediano de filosofia.
Recomendo para aqueles que queiram refletir e expandir seus limites de crenças.

Gustavo 15/05/2021

Maravilhoso
Que livro! A autora começa tímida, ainda abalada, e vai nos cativando através de sua ?cura por meio da filosofia?. Me encantou a forma como ela apresenta os filósofos e as escolas filosóficas, culta e elegante, sem ser chata, compreensível para quem não tem base boa em filosofia feito eu.
Recomendo demais.