Sexualidades no sul global

Sexualidades no sul global Heloisa Buarque de Hollanda

Resenhas - Pensamento feminista hoje: sexualidades no sul global

Geisalanis 29/03/2024

Achei esse texto bem difícil e complexo e cansativo a maioria das vezes. Não gostei e não me acrescentou muito

Biblioteca Álvaro Guerra 19/05/2023

O tema deste livro é justamente estas estratégias, reações e modulações do que chegou até nós como um avanço teórico – o conceito queer –, e de como ele se materializou local e globalmente, produzindo políticas sexuais inovadoras, contestadores e plurais.
A ideia para este quarto volume da coleção Pensamento Feminista surge, nas palavras da organizadora Heloisa Buarque de Holanda, durante a pesquisa realizada para o livro Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Naquele momento, se tornava claro que a trajetória das experiências, desejos, classificações e conceitualizações sobre o corpo, e mais especificamente sobre a sexualidade, marcavam (ou permitiam) os saltos epistemológicos da história dos estudos de gênero.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786586719321

Flá 28/12/2022

Dizem crise; dizemos revolução.
Como a própria organizadora Heloisa Buarque de Hollanda explica na introdução, o tema central deste volume é expor as formas, reações e modulações do conceito queer e como tal conceito se materializou local e globalmente.
Foi a primeira experiência que eu tive com o tema, então tive dificuldade em compreender alguns artigos.
Não recomendo como leitura inicial.
Penso em reler alguns artigos desse volume depois que me aprofundar mais no tema.
Mais uma obra excelente de Hollanda, sempre cirúrgica em suas escolhas!

Vitória Gomes 31/08/2021

Sobre dissidências e subversões
Aborda trajetória das experiências, desejos, classificações e conceitualizações sobre o corpo, e mais especificamente sobre a sexualidade, marcavam (ou permitiam) os saltos epistemológicos da história dos estudos de gênero, focando na América Latina ou Abya Yala