The Last Graduate

The Last Graduate Naomi Novik

Resenhas - The Last Graduate

Mia 25/10/2023

El gosta de bolo
Muito boa a continuação da vida na escola desses personagens tão queridos!

Ainda temos muitooo monólogo da El? eu particularmente queria mais diálogos com o Orion.. saber mais dele, o que ele pensa? um desenrolar melhor desse namoro-não-namoro?

Enfim? o triste só vai ser esperar mais uma eternidade até a Alta lançar o próximo.

capitutss 03/10/2023

Estou perdidamente apaixonada
Meu deus que livro BOMMMMMM ????
chorei até meu corpinho desidratar no final, ansiosa pra ler o terceiro livro e pegar o desfecho dessa trilogia

julia 27/07/2023

Ok, a leitura dinâmica dominou The Last Graduate porque esse foi praticamente o primeiro livro repetidamente. Embora o foco máximo na construção do mundo e no monólogo interno de El tenha funcionado para mim no início da série - estávamos apenas começando a conhecer a Scholomance e os personagens -, desta vez isso foi incrivelmente chato.

Demorou cerca de 75-80% para algo interessante acontecer e a ação real e a progressão da trama só entraram em jogo nos 10% finais. Gostei do final, por causa disso, mas isso não apagou o tédio absoluto que senti ao ler o resto do livro. Aviso para um final cliffhanger, a propósito, que não me impactou em nada.

Não tenho certeza se vou pegar o último livro? Talvez para dar uma olhada e ver como tudo termina.

Lari 21/07/2023

Decaiu hein
Esse livro é tão arrastando quanto o primeiro, mas nem de tão longe tão charmoso quanto, lá pela metade a autora introduz um plot, gasta mais de 100 páginas nela e simplesmente o descarta, tudo para esse final chocho que todo mundo tá elogiando e no começo eu gostei também até que fui ler o as reviewns do terceiro livro e tá agora eu preciso dizer pq abandonei umas das minhas séries queridinhas da vida

Spoiler do terceiro livro:

Então, basicamente a El trai o Orion diversas vezes com a Liesel (a personagem mais chata do universo,como alguém pode pensar que ela seria uma substituta para o fucking Orion???) kkkkkkkkkkkkkkkkkk a autora passou dois livro sem nenhuma representatividade de casal LGBT aí vem com essa no último livro, estragando meu casal preferido do mundo de fantasia, não só o casal é estragado, mas todo o plot não faz sentido nenhum e olhe que eu sempre passei pano pra isso nos livros da autora. Então estou livre desse série, tem coisa melhor pra ler.

Jujubacoutinho 22/02/2023

A Scholomance não é um lugar seguro, as chances de você realmente se formar e sair da escola são pequenas, o problema é que o mundo real é pior, e a Scholomance é o único lugar que vai te ensinar a se defender. Agora Galadriel está no último ano, e terá que enfrentar a graduação, e passar pelo portal para sair da escola. Uma corrida entre a vida e a morte e inúmeros monstros que querem te matar. El sempre viveu como se tivesse que enfrentar tudo sozinha, e passou todos os anos da escola se preparando para o último dia, mas ela não estava mais só, e percebeu que a ideia de perder qualquer um dos amigos que tinha conquistado a incomodava mais do que morrer. El quer salvar a todos, e consertar essa maldita escola, ela só não sabe como vai fazer isso ainda.

Camila Baltazar 29/10/2022

Não aguento mais, mas não consigo parar de ler!
Esse segundo livro sofre do mesmo mal do primeiro: parece que a personagem principal está tentando explicar tudo até a morte.
É MUITA DESCRIÇÃO, EXPLICAÇÃO, HISTORINHA...
E EU ENTENDO, a autora usa isso como uma forma de aumentar a tensão e curiosidade, MAS chega a um ponto que você quer só mandar a personagem principal calar a boca. Ou simplesmente ir passando o olho até algo interessante voltar a acontecer.
É, com toda certeza, um livro ARRASTADO.
Eu me pegava várias vezes com aquele sentimento de "AAAAAAAAAAAA, NÃO AGUENTO MAIS!", entretanto, li o livro basicamente de uma vez.
A narrativa nos deixa muito curiosos e isso faz com que a gente continue lendo sem conseguir parar. A autora é esperta em sempre gerar uma dúvida nova antes de resolver as questões em aberto, e assim a gente segue lendo.
Durante todo o livro a autora te dá dicas (basicamente joga na sua cara) que certa coisa vai acontecer, mas assim como a personagem principal, você não acredita e paga pra ver. O que OBVIAMENTE resulta no cliffhanger final, e em você, querido leitor, p*uto. Já que "como assim a autora teve a coragem de fazer exatamente o que ela tava mostrando que ia fazer o livro todo? não é possível!!!". Quem já leu Desventuras em série vai saber do que eu to falando. É muito irritante e tão previsível que dá vontade de socar alguém.
De resto, a criação de mundo é extremamente interessante (e sinceramente o porquê eu não larguei esse livro pela metade) e bem fora de tudo que anda sendo lançado.
Enfim, eu indico a leitura pra quem gostou do primeiro, porém haja paciência.

P.s. Fiquei um pouco desanimada com uns spoilers que eu peguei do último livro da série, mas pode ser porque os spoilers não iam de acordo com o que eu pessoalmente queria.

duda 25/05/2022

e foi..
livro que foi meio parado mas depois foi tudo muito vapti-vupti, mais pelo fato de eu ler e largar sucessivamente, até demais e o final foi um "an?" com um "eu sabia" .
mas deu pra entregar uma leitura boa com muita coisa louca e muito bem detalhada, logo eu vou ler o próximo.

LAvia 05/05/2022

QUE FINAL FOI ESSE
Quando eu acabei esse livro fiquei 2h seguidas olhando pro teto. Jk - eu tava trabalhando e tive q CONTINUAR a trabalhar oq é um crime de odio em tantos níveis. Enfim espiritualmente eu estava deitada olhando pro teto. Fiz meu namorado e minha melhor amiga lerem o livro 1, e dps nem avisei do final do 2 KKKKKKKK. Eu já sabia q a autora gostava de cliffhanger mas PUTA Q PARIU MEU. O terceiro livro só sai em setembro (outro crime de odio) . Eu n sei se chego viva até lá não. 1001 teorias aqui. De fora estou ansiosa pra ver mais o mundo externo da Scholomance, tomara q a autora consiga fzr um desenvolvimento bom com pouco espaço.

Leticia 12/10/2021

sim, me emocionei e dei 4,5 estrelas por causa do orion e da el, e daí? eles são tudo pra mim, dinâmica pfta, os dois poderosíssimos e com 0 habilidades sociais.
4,5???????

o que é isso? um filme?

Larissa 12/10/2021minha estante
compra pra mim, vai lançar no Brasil em capa dura

Leticia 16/10/2021minha estante
não pra todas

ella 30/09/2021

QUE FINAL FOI ESSE????
eu juro. a única coisa que me oferece consolo nesse momento é saber que vai ter um terceiro livro e talvez aconteça um milagre.
Karolis 06/12/2021minha estante
VAI TER UM TERCEIRO???