Rogai por Nós

Rogai por Nós Lícia Coelho

Resenhas - Rogai por Nós

Katie 02/12/2023

Um conto bem fluído que traz um tema importante. Não é um conto de Natal e sim um alerta e uma reflexão.

Michele 27/12/2021

Um Natal fora do clichê
ROGAI POR NÓS, de @liciamayra, é um conto natalino, mas se você espera uma história fofinha em que todos estão felizes ao redor de uma mesa com um peru em cima, muito se engana.

A noite de Natal é apenas o cenário em que se desenrola uma história profunda, sem idealizações, e que desperta nos leitores uma enxurrada de emoções.

Neiva é uma dona de casa, mãe de dois filhos e casada com Genésio. Ela sente que o seu lado da família perdeu a união depois da morte da sua mãe e resolveu fazer uma comemoração de Natal nos mesmos moldes que apenas a matriarca sabia fazer. Consegue convencer o seu pai, o irmão e a irmã a comparecem na noite da ceia e se dedica tanto quanto é possível para que tudo dê certo.

No entanto, cada convidado leva para o encontro não apenas os presentes de Natal, mas também seus conflitos interiores, seus recalques, suas objeções. Tudo acaba vindo à tona durante a noite.

Assim, a autora Lícia Mayra consegue cutucar a fundo a ferida de cada um, trazer questionamentos que vão desde os laços de família por vezes hipócritas, até uma profunda e necessária discussão sobre saúde mental.

Apesar de ser uma narrativa de apenas 57 páginas, cada personagem tem seu espaço, todos muito bem construídos.

Além disso, a atenção aos detalhes é impecável. Por exemplo, os nomes dos personagens: a protagonista e seus parentes (Neiva, Nadir, Newton) todos com a mesma inicial N, enquanto o marido e os filhos (Genésio, Gabriel, Gustavo) todos com G, simbolizando talvez falta de entrosamento entre as partes.

Um ponto importante de discussão que a narrativa de Lícia traz é a supervalorização da data, normalmente romantizada por apelo comercial, fazendo as pessoas criarem ilusões de perfeição e tentarem passar por cima de seus problemas. Mas um cenário montado com neve e bolinhas coloridas é suficiente para resolver os problemas?

Lícia Mayra é uma autora jovem e talentosa. Escreve contos primorosos tanto para quem quer rir como para quem gosta de pegar nos lencinhos – e sempre para quem gosta de refletir.

ROGAI POR NÓS está disponível na Amazon/ Kindle Unlimited e você com certeza vai amar.

Alanni 19/06/2021

Havia lido o aviso de gatilhos
E mesmo assim não me preparei pro baque que ia ser esse conto.

Amei a escrita da Lícia, me identifiquei em muitos aspectos: o linguajar por eu ser nordestina, o ritmo, as falas... É muito mais real do que se imagina.

E o Natal nunca foi meu feriado favorito. As reflexões aqui são pesadas. Deem valor à literatura nacional!

Emanuela 11/06/2021

Uma reflexão necessária
Uma leitura tão fluida que mais parecia uma conversa. Uma história tão real que torna-se impossível não se reconhecer eventualmente em alguma cena dos jantares de Natal. No entanto, os petiscos nos palitos logo nos levam a algo bem mais profundo das relações familiares. Ao final, que nossa leitura das histórias das mães Rita e Neiva nos tornem mais empáticos e que suas preces cheguem aos nossos ouvidos e ninguém fique sem uma escuta.

Kath 19/03/2021

?Quando alguém diz que não está bem, devemos parar e ouvir.?
Fiquei um pouco surpresa com a verdadeira temática do livro. Mas gostei, nós faz refletir sobre problemas cotidianos em relação as pessoas e a família. Fiquei um pouco confusa na hora em que há a comparação com a mãe e a filha. Mas curti.

Naju 16/01/2021

Me enganei
De e início eu pensei que seria uma leitura bem leve como os contos de Natal são normalmente, mas esse é bem diferente, trata-se de uma mulher que, tentando manter a tradição que sua mãe deixou, reúne sua família para uma ceia de Natal, mas a família tem vários conflitos e nada sai como o esperado.
Eu achei a história bem real, e sinceramente não estava preparada para ler ele, mas achei bem importante traz uma reflexão. Fiquei com um sentimento de angústia enquanto eu lia.
Se quiserem ler tenham em mente que tem alguns gatilhos.

Sara277 29/12/2020

Uma leitura real, tocante e necessária
4,5 estrelas

"Rogai por nós" conta a história de Neiva que decide fazer uma ceia de Natal, como a mãe fazia antigamente.

O livro aborda temas como suicídio, depressão e problemas familiares.

Que história incrível! Em poucas palavras, eu me emocionei muito, refleti e terminei chorando. Houve momentos em que eu só desejei entrar no livro e falar com os personagens: "Prestem mais atenção! Conversem com ela, por favor."

A meia estrela retirada da nota foi devido ao fato de que em alguns momentos, precisei reler a mesma frase mais de uma vez, porque a linguagem utilizada não é muito comum para mim. Mas, apesar disso, gostei da escrita da autora, a narrativa foi muito bem construída e os personagens são muito reais e humanos.

Esse conto me lembrou de prestar mais atenção nas pessoas ao meu redor e de estar ali para escutar e, se não encontrar palavras para aconselhar, ao menos oferecer um silêncio amigo, companheiro. Me lembrou de não julgar as pessoas, de nunca diminuir a dor de ninguém, de tratar todos bem e de ver as pessoas como indivíduos, não apenas como mãe/pai, amiga(o), irmã(ão), esposa(o), filha(o), etc.

Se você está procurando uma leitura leve, este conto não é para você. Se não, eu recomendo ele demais. Ele está disponível no Kindle Unlimited.

"Rogai por nós" é uma estória crua e real. Foi angustiante, devo dizer, porém necessária.

Leituras da Jessy 29/12/2020

Resenha: De valor a vida
Resenha (#resenhaleituraemdia)
Livro: Rogai Por Nós
Projeto: Damas Douradas
Autora: Lícia Mayra

Olá Leitores vamos a mais uma resenha, mas o livro dessa vez, ele não foi fácil de resenhar. Não por ser uma Leitura difícil e cansativa, mas sim por ele ser uma realidade na vida de muitas pessoas.

Aviso o Conto contém gatilhos emocionais, então se pretende ler esteja preparado.

Na história dessa vez conhecemos Neiva e sua história, Neiva em um domingo teve a ideia de que naquele ano iria reunir sua família no Natal e fazer aquela ceia em casa, sabe tomar conta de tudo, dês da decoração a ceia e sobremesa. Na sua cabeça tudo seria perfeito.

Porém assim que ela explanou a idéia, que para ela era maravilhosa, as pessoas já começaram a colocar críticas, mas por insistência dela aceitaram.

E estava tudo pronto, a casa decorada, comida pronta, criança arrumada resumindo tudo perfeito como ela tinha planejado. Mas o maior erro de Neiva foi ter aberto a porta aquela noite, e reunido a família, onde era para ser um jantar agradável para ela, foi totalmente o oposto, ela ouviu reclamar de um lado e de outro e no final de tudo não ouviu se quer um obrigado.

Situação difícil, mas o pior de tudo foram que todos esqueceram, que além de mulher, mãe, esposa, filha, irmã, amiga, companheira Neiva também era uma pessoa, ela também existia, e assim como todos ela tinha do que reclamar, que ela tinha sentimentos que até aquela noite estavam escondidos dentro de si, e sozinha na calada da noite enquanto todos dormiam ela tomou uma decisão que mudou não só a vida dela mas sim da família.

E no final tudo que ela desejava era ter uma ceia de natal com aqueles que ela amava.

Esse conto me fez refletir, porque quantas pessoas no mundo não estão como a Neiva? Que estão cansadas de serem cobradas, de fazerem e não serem reconhecidas, de nem se quer ouvir um obrigado. E que assim como ela já cansada e tristes tomam aquela decisão para acabar com tudo como se fosse a única saída.

Então caro leitor, dê valor aqueles que estão ao seu lado, agradeça, ouça e digam quantos eles são importantes, por que basta apenas um segundo para a pessoa não estar mais presente em nossas vida.

"Cuidemos de quem amamos. Escutemos suas preces. É um exercício diário."

Patricia Milani 28/12/2020

Leitura muito reflexiva e triste. Não esperava o que aconteceu no final, por ser com a temática do natal espera algo diferente. Mas entendo o motivo de a autora ter feito desta forma, devemos falar sobre a depressão para que às pessoas tenham conhecimento e consigam ter o mínimo de compreensão para não negligenciarem uma doença tão difícil como está que tira a vida de tantas pessoas.

Guilherme.Maia 28/12/2020

Grande reflexão.
A história trás grande reflexão, uma história que nos faz parar e pensar, em como andam nossas relações pessoais, e em como as nossas atitudes podem desencadear diversas coisas.
Me fez refletir muito, amei a história.
Guilherme.Maia 28/12/2020minha estante
Obrigado pela indicação amiga.

Guilherme.Maia 28/12/2020minha estante
???

Renata Floro 17/12/2020

De todos os contos lidos e resenhados até agora, esse foi o mais pesado para mim. Li o conto inteiro já me preparando para o que iria acontecer no fim, mas torcendo para que eu estivesse enganada. Não foi o meu conto preferido, não pq ele não seja tão bom quanto os outros, mas porque achei o tema bem triste para o momento e não foi o ideal para mim agora, mas a mensagem que autora quis passar ao escreve-lo é essencial e extremamente importante, não é um conto alegre como eram os outros, mas sim, um conto que ao final dele você sai com um aprendizado e um novo olhar para as pessoas ao nosso redor. A escrita dele é muito boa, a leitura flui bem e a narrativa é bem construida também, então leiam e me contem o que acharam de Rogai por nós, disponível no KU.

Noemi56 03/12/2020

Intenso e reflexivo. Me desmanchei em lágrimas
Esse conto se faz tão necessário que todos (que possuírem capacidade pois há gatilhos no texto) lessem.
Terminei com o coração apertado e precisei parar para pensar.
Como o ser humano pode estar ao lado de alguém que sofre e não fazer nada para ajudar?
Sinto isso há anos e esse conto expôs de forma clara e bem escrita.
Neiva queria apenas um Natal em família e vários baixos ocorrem.
Ao longo do texto compreendemos o lado dela e o lado de seus irmãos, mas ao concluir não consigo não sentir raiva dos demais personagens da história.
A sensibilidade da Lícia é incrível e foi um prazer ler esse livro. Terminei com os transbordando e agradecendo por essa obra.

@leit.uraporprazer 02/12/2020

Rogai por Nós
??
E você que está lendo está resenha neste exato momento, gosta de comemorar o natal? Gosta de ler livros e filmes com esta temática?
??
Pois bem hoje lhes trago uma história natalina envolvendo um casal, Neiva e Genésio, mas já antecipo você pode ter um misto de emoções ao ler essa obra, vai por mim a autora consegue te atingir de uma forma que quando você se dá conta já está lá surtando, chorando, pulando, acho que você entendeu
??
Neiva, uma mulher casada com dois filhos, leva uma vida simples sem muito luxo, mas apesar de tudo sente falta de algo, sua vida não é como antigamente, o brilho em seus olhos foi apagado, mas o que aconteceu para que isso ocorresse?
??
Num dia próximo ao natal decide então fazer uma ceia, coisa que era de seu costume e sim de sua falecida mãe, a princípio seu marido não concorda muito, mas ao perceber que sua animação tinha voltado ele acaba cedendo.
??
Mas essa alegria pode durar pouco, principalmente com a chegada de sua família, digamos que é uma situação em que a pessoa quer falar uma coisa mas acaba guardando pra si, sabe aquele climão que fica ?? pois bem
??
Porque será que tem esse clima entre a família? Será que essa ceia irá resolver a tensão que ronda naquela casa?
??
Tenho que dizer que essa história me emocionou muito, uma dica: leiam com uma caixinha de lencinho do seu lado.

VerAnica 01/12/2020

Bem escrito e necessário
Esse conto foi uma surpresa pra mim, pois foi uma leitura natalina que trouxe uma mensagem bastante importante. Fugiu do estereótipo de leituras fofinhas de natal, mas de uma forma muito bem feita. Além disso a autora escreve de uma forma mais poética que combinou muito com a trama e ficou muito bonito de se ler. Gostei também do aviso de gatilhos antes da leitura, enfim, gostei muito da experiência de leitura desse conto.