The Parasitic Mind

The Parasitic Mind Gad Saad




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Pedróviz 02/09/2022

The Parasitic Mind (A Mente Parasita)
Neste livro, Gad Saad muito diz e muito informa sem se tornar enfadonho. Talvez por não cair na tentação de escrever um calhamaço repleto de relatos de casos repetitivos. Neste livro encontrei pontos positivos e um negativo. Os positivos são a exposição clara, a argumentação consistente e o sólido embasamento científico do autor. O ponto negativo é a exagerada importância dada à Ciência no livro e ao famigerado Iluminismo, justamente a origem das mazelas que o autor condena. Iluminismo e Ciência não são nem nunca foram panaceias; se fossem, as coisas estariam bem melhores no Ocidente. Por outro lado, há bons conceitos no livro, como a Síndrome Parasitária do Avestruz, cujo sintoma é o indivíduo negar a realidade que está diante dos seus olhos. De fato SPA virou pandemia há muito tempo. Outro tema interessante é o uso de redes de evidências cumulativas que podem ser empregadas para refutar aqueles equívocos defendidos com unhas e dentes. Mas para um portador de SPA nem mesmo as provas mais claras irão ser suficientes. O autor cita Leon Festinger: "Um homem com uma convicção é um homem difícil de mudar. Diga a ele que você discorda, e ele se afasta. Mostre a ele fatos ou números, e ele questiona suas fontes. Apele à lógica, e ele não consegue ver o seu ponto.
"Todos nós já experimentamos a futilidade de tentar mudar uma convicção forte, especialmente se a pessoa convencida tem algum investimento em sua crença. Conhecemos a variedade de defesas engenhosas com as quais as pessoas protegem suas convicções, conseguindo mantê-las incólumes aos ataques mais devastadores.
"Mas a desenvoltura do homem vai além de simplesmente proteger uma crença. Suponha que um indivíduo acredite em algo de todo o coração; suponha ainda que ele tenha um compromisso com essa crença, que tenha tomado ações irrevogáveis ??por causa disso; finalmente, suponha que lhe seja apresentada evidência, evidência inequívoca e inegável, de que sua crença está errada: O que acontecerá? O indivíduo frequentemente emergirá, não apenas inabalável, mas ainda mais convencido da verdade de suas crenças do que nunca. Na verdade, ele pode até mostrar um novo fervor em convencer e converter outras pessoas ao seu ponto de vista."
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR