The Rose Code

The Rose Code Kate Quinn

Resenhas -

Spy Books Brasil 24/10/2022

Um baita romance histórico sobre a decodificação das comunicações nazistas
The Rose Code, de Kate Quinn.

Confesso que quando coloquei esse livro na minha lista de leitura para 2022, eu ainda alimentava uma certa dúvida sobre a pertinência do título para o Spy Books Brasil.

Eu nunca tinha lido nada da Kate Quinn. O que me chamou atenção neste caso foi o tema: um romance de espionagem ambientado na Segunda Guerra Mundial sobre o trabalho de mulheres em Bletchley Park.

Para quem não sabe, Bletchley Park era um centro britânico de decodificação das comunicações via rádio das tropas dos países do Eixo. O que hoje o jargão chama de SIGINT – de Signals Intelligence, algo em que israelenses e americanos se especializaram em captar.

Eu já conhecia alguma coisa sobre Bletchley Park e tinha curiosidade pelo tema. As sinopses que li sobre este livro abordavam um romance entre uma das personagens e o príncipe Phillip, então um jovem oficial da Marinha Real e que depois se tornaria o marido da Rainha Elizabeth.

Será que o livro tem mais romance do que espionagem? Essa era a dúvida que me assaltava.

Antes de responder a essa pergunta, vamos conhecer a trama.

A trama – No início da Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra segura praticamente sozinha o combate aos nazistas. A Alemanha acumula vitórias no continente.

Nas ilhas britânicas, as mulheres jovens querem dar sua contribuição para o esforço de guerra. Três delas se transformam em amigas inseparáveis ao serem recrutadas para a misteriosa Estação X, uma instalação militar que funciona numa mansão na pequena cidade de Bletchley, pouco mais de 80 quilômetros a noroeste de Londres.

Lá, elas são obrigadas a assinar o Ato de Confidencialidade, que as proibe de falar sobre o trabalho que desenvolvem: decodificação das comunicações dos países do Eixo.

A quebra dos códigos é fundamental para permitir que tropas, navios e aviões aliados se antecipem a ataques ou possam surpreender os inimigos em suas investidas. Mas se essa informação vazar para o inimigo, basta um bombardeio da Luftwaffe à mansão e todo o esforço estará perdido.

Essa imposição do segredo absoluto, que as impede inclusive de comentar entre si as comunicações que interceptam, vai, eventualmente, criar barreiras intransponíveis na vida pessoal de cada uma delas.

Para ler a resenha completa, visite o Spy Books Brasil, o meu blog sobre livros de espionagem. Lá você encontra também um booktrailer do livro, um perfil da Kate Quinn e uma curiosidade sobre uma das mensagens decodificadas em Bletchley Park que colocou Winston Churchill num baita dilema. Confira: spybooksbrasil.wordpress.com

site: spybooksbrasil.wordpress.com

Kelly 08/01/2022

Se passando na época da segunda guerra mundial, conhecemos um grupo de pessoas, a maioria delas mulheres, que tinham trabalhos secretos para o governo decodificando e traduzindo mensagens dos inimigos. E vemos, ou imaginamos, como era difícil a vida fora desse lugar, se ninguém podia comentar nada sobre o trabalho, difícil né? ?