Poucas Léguas

Poucas Léguas Sávio Batista

Resenhas - Poucas Léguas

Geovana Rodrigues 10/04/2024

Confissões de um Templário
Não é novidade que amo narrativas com personagens bruxas - e quando soube que o Sávio tinha um livro sobre, quis lê-lo na hora! Super curtinho (e com diagramação belíssima, diga-se de passagem). Poucas léguas é uma breve confissão de um Cavaleiro Templário.

Os Cavaleiros Templários foram uma ordem militar cristã fundada no século XII, durante as Cruzadas. Eles juraram proteger os cristãos que viajavam para a Terra Santa e combater os inimigos da fé - mas a corrupção sempre estará presente onde um coração humano existir. Homens tolos que interpretaram as Palavras de Cristo igual a bunda deles, sempre usando as escrituras para prejudicar mulheres que não conseguiam domar.

No primeiro ato, conhecemos um jovem, sem nome, que foi praticamente dado por sua mãe para a Igreja. Jogado em uma carruagem, sem explicações e com brutalidade, ele vê mais dois jovens. Logo, mais um se juntaria e então o quarteto da profecia estava formado. Profecia essa, que não foi muito explicada, mas que deu um toque de mistério quanto ao futuro dos personagens.

Sorte ou destino, a ordem de entrada na tal carruagem selaria o desfecho de sua vida. Novos nomes, novos papéis, o inesperado tomaria conta da vida dos 4 jovens, que inevitavelmente se encontrariam no futuro. Bruxas, freiras, padres e cavaleiros - cada qual vivendo sua sina escolhida por um bispo mais pra lá da vida do que pra cá.

Nos próximos atos, o feito cavaleiro faria escolhas duras e cruéis, e um arrependimento o visitaria na hora da morte - momento que o ciclo maldito se iniciaria outra vez (esse encerramento aqui, teve um brilho viu!). Enfim, não posso falar muito por conta do risco de spoilers, mas recomendo demais o livro. A vibe é totalmente diferente do "Andares", o primeiro livro que li do autor.

site: https://www.instagram.com/p/C5RgaJtvh1G/

Roberta Pereira 03/03/2023

Nessa história acompanharemos Judas, uma criança inocente que foi vendida a igreja para cumprir uma profecia. Seu papel? Se tornar um Cavaleiro e agir em nome desta Igreja, em nome de Deus- o que o transformou em um adulto corrompido. Afinal, parte de seu trabalho era purificar pessoas e cidades com "sangue e fogo".
Acompanhando essa jornada observamos como a igreja agia (por meio de mentiras e farsas) para manter o seu poder sobre a população, manipulando o destino dos outros a seu bel poder.
E como tais mentiras e estigmas podem destruir uma pessoa e aqueles que o rodeiam.
Eu adoro a forma como o Sávio faz críticas, ele é ácido e incômodo. E eu acho que críticas bem feitas causam esse efeito. Foi ótimo ver a forma como ele falou das bruxas no período da Inquisição. Mostrando o quanto nós mulheres sofremos e fomos usadas.
Alguns pontos me pareceram bem atuais, só que de uma forma diferente.
A leitura é fluída, rápida, instigante, e os capítulos são curtos. O final foi diferente do que eu esperava, mas ficou melhor, fez mais sentido com a história de vida do personagem ?.

Jis Rocha 19/02/2023

Uma história pra mim de vinganças.
Quando uma criança não tem escolhas e cresce em meio a mentiras, ela acaba escolhendo pra si o quen cresceu aprendendo: a mentir por uma causa. E me volto a pensar o quão o Judas pode ser verdadeiro no tempo das Cruzadas?

Daniel2064 18/01/2022

Uma trama envolvente, especialmente em seu início
Poucas Léguas possui uma abertura impressionante, e precisamos ressaltar que se trata de um livro brasileiro, em um mercado difícil de ser agradado. Começar a trama com aquele *BOOM* é árduo, coisa que Poucas Léguas desconstruiu com facilidade, nos apresentando o protagonista em toda a sua dor e complexidade, além da mitologia própria sobre os cruzados (os quatro escolhidos, as histórias sobre bruxas, etc).

A obra de Sávio Batista não se cruza com a covardia de tratar temas polêmicos, permeando a toxicidade masculina do protagonista por todo seu enredo. Nada de refúgios Deus Ex Machina, caminhos fáceis e inverossímeis, tudo que acontece existe um sentido, um propósito.

Os grandes defeitos do livro são os seus diálogos, muitas vezes não condizentes com a sua época (teria sido mais imersivo se fosse uma fantasia quem sabe), e o final previsível, inclusive a personagem que aparece no final do livro, entrando obviamente para concluir a história e assim, não tendo o desenvolvimento que ela merecia.

A narrativa é bem escrita e a trama nunca deixa de ser interessante, trazendo acontecimentos novos a cada capítulo. Trama ótima pra quem quer sentar o bumbum por um instante e ler algo nacional que não seja cansativo.

Deixo por último, em destaque, o tema bem trabalhado sobre a intolerância religiosa e as crueldades que a Igreja Católica causou na sua história. Muito boa a leitura, portanto 4 estrelas!

site: https://www.instagram.com/escritordanielschaefer/
Savio.Batista 18/01/2022minha estante
Obrigado por ler! Fico feliz que tenha gostado!

baby targaryen 02/11/2021

O poder das bruxas não vem do inimigo, ele vem da igreja.
Um garoto do campo, vindo de uma família humilde é vendido para a igreja, tendo que servir a fé como um templário, presenciando assim inúmeras crueldades e verdades ocultas sobre a realidade dos fiéis servos de Deus.
Mas, seriam os cruzados realmente homens bons?
A igreja serve a Deus ou ao dinheiro?
As bruxas são seres que servem ao 'inimigo' e merecem queimar na fogueira?

Esse livro mostra como a mentira pode afetar a vida de uma pessoa, mas demore o tempo que for, o castigo virá.

"Ser uma pessoa boa por vontade própria é bem diferente de ser uma pessoa boa por medo de ir para o inferno."
Savio.Batista 02/11/2021minha estante
Adorei a resenha! Obrigado por ler, fico feliz que tenha gostado!

Lendo com Totoro 20/06/2021

Resenha: Poucas Léguas
🍃 “Ser uma boa pessoa por vontade própria é bem diferente de ser uma pessoa boa por medo de ir para o inferno.”

Ser o único homem da casa nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando se é muito jovem e desprezado por aquela que lhe deu a vida. Ele não valia um tostão, mais atrapalhava do que ajudava e era somente uma boca a mais para alimentar, palavras de sua mãe. Então, prontamente, ou quase isso, ela o vendeu à igreja. Simples assim.

Incrédulo, o rapaz foi obrigado a seguir o padre que lhe comprara para seu novo destino, literalmente. Ele faria parte de uma profecia que pertence a um ciclo sem fim, onde teria de sujar as mãos diariamente, onde não poderia fugir e onde não haveria uma opção diferente, ele tinha de obedecer (e só descobre onde de fato foi parar, quando começa a entender o que sangue e fogo significam). O rapaz, até então sem nome, recebeu um do seu mais novo mestre, um cavaleiro templário. A partir daquele dia ele seria Judas, o escudeiro.

🍃 Poucas Léguas é um livro para ser degustado. Além de bem escrito, possui uma crítica ácida, mostrando os dois lados da moeda. Há a construção do puro que migra para o corrompido. Nele temos Judas, um rapaz que desconhecia o lado obscuro da igreja, mas que passa a ver de perto as atrocidades que faziam em nome da fé, durante a Inquisição (inclusive o próprio comete tais atrocidades). Ele vê cidades inteiras serem queimadas em nome de uma tal purificação.

O passado é cruel e não deve ser esquecido, Sávio nos mostra isso com clareza. Não podemos fingir que essa época macabra nunca aconteceu, que muitos homens e mulheres foram queimados com o título da bruxaria estampada em seus rostos, mas que na verdade eram inocentes. As pessoas viviam uma guerra diária, onde meias palavras eram o bastante para serem queimadas.

Recomendo muito a leitura, o autor conseguiu, em poucas páginas, me fazer refletir sobre tantas coisas, que mal caberiam aqui.

🍃 “O padre mente, a freira tortura, o cruzado acende a fogueira e a bruxa? A bruxa queima.”

Instagram: @lendoc.totoro
Savio.Batista 23/06/2021minha estante
Adorei essa resenha! Muito obrigado!

David 22/05/2021

Ruim
A obra é recheada de referências batidas e diálogos sofríveis. Sem falar de uma sequência de erros de diagramação e ortografia que uma revisão razoável teria evitado. Pelo menos o livro é curto.

@escritadecabeceira_ 14/05/2021

Poucas Léguas, é um livro de aventura, e nos conta a história de uma profecia!

Tal profecia promete que crianças vendidas por suas famílias irão desempenhar um grande papel, salvando cidades do pecado e de sua perdição!

Toda a história é narrada por Judas, que recebe este nome após ter sido vendido por sua pobre família a igreja.

A partir daí ele se torna um cavalheiro templário, e acompanha seu mestre, enquanto aprende seu ofício. Desde muito novo, Judas é apresentado a muita destruição e mortes, e isso molda grande parte de sua personalidade.

Seu mestre é um homem de caráter duvidoso, a quem Judas não confia e até mesmo odeia, e deseja a todo momento se vingar.

Nem mesmo quando o amor aparece, é capaz de salvar o coração daquele que tanto foi rejeitado!

Um livro desenvolvido com excelência, cada acontecimento no final nos mostra o propósito de como foi construída esta interessante história, e nos surpreende com as transformações dos personagens!

site: www.instagram.com/escritadecabeceira_
Savio.Batista 14/05/2021minha estante
Adorei a resenha! Parabéns!

Tom 15/03/2021

Vale muito a pena!
Leitura interessante e que engaja o leitor.
O autor domina muito bem a história e a escrita e sem dúvida é alguém para ficar bem atento nos próximos lançamentos.

Savio.Batista 16/11/2020

Indicação de ouro!
Olá, este livro é de minha autoria. Trata-se de uma narrativa dramática retratando a vida e jornada de cavaleiros templários envolvidos em profecias. Será que até o mais virtuoso dos homens poderia ser corrompido pelo poder do inimigo? Descubra lendo Poucas Léguas!