Contos

Contos Thomas Mann

Resenhas - Contos

Eduardo Mendes 31/12/2022

Personagens marginais, estranhos, quase sempre na condição de párias
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1929, Thomas Mann é um dos escritores mais aclamados por público e crítica. Uma das minhas metas é ler sua obra mais famosa: A Montanha Mágica, mas antes de encarar este calhamaço de quase mil páginas, decidi conhecer o autor através desta coletânea de contos.

Temos aqui 25 histórias organizadas em ordem cronológica, o que ajuda o leitor a acompanhar a evolução do escritor ao longo dos anos, além de perceber sua facilidade em transitar por diferentes estilos de escrita.

Thomas Mann lança mão de personagens marginais, estranhos, quase sempre na condição de párias, que carregam consigo alguma condição física ou social que os obriga a observar o mundo de um ponto de vista peculiar. Não são poucas as histórias que mostram personagens de diferentes classes sociais se percebendo num mundo injusto, sem sentido, e cheio de ideais inatingíveis.

O autor recorre a personagens como músicos e escritores pra escrever sobre a relação entre a arte e a vida, o sentido da existência, as complexas relações entre as pessoas, e como lidamos com solidão e sofrimento. Aliás, Mann escreve de forma muito elegante e cativante, e este compilado evidencia a habilidade de Mann em contar com destreza diferentes histórias, sejam com viés cômico, filosófico ou trágico.

Alguns dos meus contos favoritos foram: “Pequeno Sr. Friedemann", a história de um homem sensível, condenado à solidão por uma deformidade decorrente de um acidente na infância; “Tobias Mindernickel”, conto que apresenta um pacato protagonista, onde tudo mudo de figura quando ele adota um cachorro e dá a ele o nome de Esaú, o final trama é perturbador, inesperado e melancólico; E por falar em cães, o ótimo “Um homem e seu cão: um idílio” é um texto muito bonito e cheio de descrições que colocam o leitor realmente dentro da história.

Pra fechar, destaco o pesado conto “Luisinha”, a história de um marido obeso que é obrigado pela esposa e seu amante a fazer uma ridícula apresentação numa festa.

Gostei de conhecer o autor através das suas histórias “curtas”.

Fabius 17/08/2022

Excelente introdução à obra de Thomas Mann
Minha primeira experiência com o autor foi positiva. Uma coletânea de contos tem a vantagem de mostrar a evolução do escritor, da juventude à maturidade, e o que vemos aqui é desde sempre um elevado nível de qualidade estética, uma escrita elegante e um leve sarcasmo aqui e ali.

Chama atenção, entre outras coisas, que identifiquemos em Thomas Mann, por meio de escrita formal, tradicional e sem grandes invenções, ecos do modernismo que surgia na época - alguns contos, sobretudo o último, trazem aquela trivialidade da vida comum que desemboca num surpreendente momento de epifania, que subverte o estado das coisas, e que vamos encontrar na obra de um James Joyce ou de uma Clarice Lispector.

Recomendo a leitura e em momento futuro partirei para os romances.

Maria 31/07/2022

Contos
O livro possui 25 contos do Thomas Mann.
Gostei bastante de alguns deles como por exemplo: Desejo de Felicidade, A morte, O pequeno sr. Friedemann, Tobias Mindernickel, Vingada, O menino-prodígio, De como Jappe é Do Escobar brigaram, Um homem e seu cão: um idílio e Desordem e sofrimento precoce.
Futuramente pretendo reler esse livro, talvez um conto aleatório por mês ao invés da leitura corrida que fiz!
Recomendo!
Douglas Finger 31/07/2022minha estante
Que show! Deve ser muito bom

Léia Viana 16/04/2022

Escrita elegante!
É incrível a habilidade de Thomas Mann, em criar contos bem diferentes entre si, mas mantendo tantos elementos em comum e mesmo assim conseguir se sair muito bem em todos!

Este é meu segundo Thomas Mann, sigo adorando a escrita elegante sem ser "rebuscada", com o sarcasmo na medida certa.

Neste livro estão suas primeiras narrativas publicadas, Mann começou a carreira sendo contista, e como a coletânea traz sua primeira história publicada, é perceptível o quão talentoso ele era desde o começo de sua carreira. Mesmo sendo bem descritivo em sua narrativa - o que para alguns leitores pode se tornar cansativo - confesso que adoro e me sinto ambientada na história, pois Mann faz isso com maestria.

Apenas um único conto desse livro me fez abandonar a leitura por algumas semanas, sou sensível com histórias que envolvem animais e dor juntos. O conto é terrível e creio que será o único que jamais lerei novamente. Entretanto, o conto : "Um homem e seu cão: um idílio", é quase autobiográfico, Mann adorava cachorros e pela pesquisa que fiz existe uma estátua de Mann com o seu cachorro em uma cidade na Alemanha. Esse conto além de ter um pouco de Mann nele, tem um dos começos de contos mais poéticos, lindo. Tornou-se um dos meus contos favoritos desse livro.

Leitura recomendada!

Giovanni 20/02/2022

Thomas Mann começou a ser publicado através de seus contos.
Neste livro, temos reunidos 25 contos da obra deste autor alemão, em tradução de Claudia Abeling e Herbert Caro.
São narrativas muito diferentes que possuem alguns elos em comum, como, por exemplo, alguns temas que Mann gostava muito de trabalhar.
A habilidade de Thomas Mann de fazer diferentes histórias, narrar histórias muito diferentes, e se sair muito bem em todas elas, está presente nesta coletânea de contos.
Trata-se de uma ótima oportunidade para começar a conhecer o trabalho e a prosa deste grande autor.
Recomendo, sempre.

José Cláudio 03/06/2021

Valeu a pena a espera que a Companhia das Letras nos proporcionou para vir à luz esse volume de contos. Thomas Mann, autor de grandes romances como A Montanha Mágica, Doutor Fausto e Os Budenbrooks, mostra sua competência também na produção de contos bastante pungentes. Fundamental para quem quer mergulhar na escrita desse mestre alemão.