She Who Became the Sun

Shelley Parker-Chan

Resenhas - She Who Became the Sun

julia 22/06/2021

Resenha: She Who Became the Sun
Eu ameeeeei demaaaaais She Who Became the Sun. Na verdade, estou tendo dificuldade em escrever esta resenha porque eu to :D :D :D com relação ao livro kkkk Essa foi uma história maravilhosa, embora cheia de dificuldades e perdas, e a escrita de Parker-Chan foi deliciosa de se ler.

O capítulo de abertura fez um ótimo trabalho em definir o tom e nos apresentar a um dos personagens principais. Eu amei como Parker-Chan nos mostrou a essência desse personagem desde o início e como isso foi desenvolvido ao longo do livro. Eu fiquei muito apegada a Zhu Chongba e sua jornada, mesmo quando Zhu fazia coisas com as quais eu não concordava necessariamente.

Eu ameeeeeeei também todos os esquemas políticos e reviravoltas. Foi brutal e intrincado e a maneira como Parker-Chan escolheu para revelar alguns desses movimentos foi fantástica. Eu particularmente gostei de toda a subtrama de Ouyang e como isso foi resolvido.

O capítulo final foi tão!!! bom!!! Eu esperava e não esperava que Zhu Chongba chegasse onde chegou e as escolhas que fez para conseguir o que queria??? Mas se encaixou tão bem com o personagem e, mesmo assim, deixou bem claro para nós que as coisas não seriam fáceis e mágicas depois disso.

Honestamente, uma leitura incrível!

Alassante 07/02/2023

De luto pelo tempo que perdi lendo esse livro horrível
Ao invés de ?she who became the sun? deveria ser ?she who tem tudo que quer sem precisar lutar por isso, e quer um futuro grandioso por algum motivo que ngm sabe.?

Que DESASTRE de história, escrita e desenvolvimento kkkkkk

Olgashion 24/02/2022

É uma boa história de guerra que mostra como os marginalizados podem fazer a diferença mesmo com a tendência de serem invisibilizados

Giuliane.Souza 16/01/2022

Devagar quase parando
Essa leitura me lembrou demais The poppy war e eu gostei mais de The poppy war, o ritmo funcionou melhor pra mim. Aqui é muito devagar demais.

Sens0 31/07/2023

Esse livro foi uma montanha russa enorme!!

Eu amei toda a história e trajetória da Zhu, tudo que ela passou e as relações dela com gênero foram tudo, é uma evolução do personagem daquelas que dá gosto de ler.

Todo os personagens na verdade mudam a partir de suas histórias de modo muito orgânico e fluido, tudo é muito bem construído.

Fiquei um pouco chocada com o final, fui pega de surpresa que a história segue assim (E EU JURAVA QUE ERA LIVRO ÚNICO) mas um pouco nervosa para ver como vai ser a história com a Ma.

A Ma inclusive minha personagem favorita, amei toda vez que o plot virava para ela.

Em contrapartida odiei quando o plot ia para o outro lado, eram páginas e páginas arrastadas, sei que ajuda ao desenvolver da história que se junta no final, mas não me apeguei a nenhum personagem do outro lado ou suas trajetórias.

Esse ponto atrasou a leitura para mim, mas tirando isso o lado da Zhu, Xu Da e da Ma foi incrível e eu tô doida para ler o 2 agora!!

Evelin 09/01/2022

"You may have ended this, but you haven't ended me, she thought fiercely at him, and felt the truth of it shining inside her so brightly that it seemed capable of igniting anything it touched. Nobody will ever end me. I'll be so great that no one will be able to touch me, or come near me, for fear of becoming nothing."

Cada vez mais tenho me atraído por livros de fantasia - histórica ou não - cujo cenário são culturas não tão frequentemente vistas nas fantasias mais populares, como nesse caso a cultura asiática. Esse fundo cultural altera todo o contexto do livro, desde os pontos mais básicos, como o nome dos personagens, até questões mais complexas de comportamento e religião ou entendimento de funcionamento do mundo.
She Who Became The Sun me pegou completamente de surpresa: inesperado e com ótimos personagens, sendo divertido e ao mesmo tempo brutal de uma maneira que o coloca definitivamente como fantasia adulta, e não YA. Foco muito forte na política e batalhas, o que é bem o que eu gosto, então foi um ponto positivo. Gostei bastante de ler sobre as questões de gênero, e achei bastante impactante. Definitivamente recomendo!

Laura 30/03/2022

Eu não tenho palavras
Uau.
É sério eu não tenho palavras além de: Que perfeição.
Foi uma leitura complicada pra mim, mas o roteiro, os personagens, os cenários, o final, socorro, nota 1000.

Kiri 08/06/2022

É PERFEITO, não confiem na sinopse
Essa sinopse faz um baita desserviço. Comparar essa jóia com Canção de Aquiles?!?! Aquilo é horrível e não tem foco NEM na guerra, NEM no romance, só um grande nada ruim. Aqui o foco é na guerra e na principal e não dá pra chamar de outra coisa além de perfeito. Também não é releitura de Mulan não... Só acontece de ser sobre uma garota que por certa razão precisa de disfarçar de homem pra sobreviver.
Enrolei meses pra começar esse livro por ser em inglês mas aproveitei cada segundo. Não tem um capítulo que seja ruim e cada passagem tem o seu peso. Cada ação de cada personagem, cada pedacinho que vemos da guerra.
Já vi gente reclamando que "não é sáfico" por não focar em romance mas É SÁFICO e AINDA BEM q não foca em romance gente.. a gente precisa de personagens LGBTs em livros com focos mais sérios tbm. Mas o casal tá lá, se a preocupação for essa, ele existe.
O único defeito desse livro é acabar, preciso da segunda metade da duologia pra logo

herfleurs 10/09/2021

"I've been reborn as myself"
Eu amei demais a questão sobre destino. Apesar que depois de finalizar eu possa entender como fica repetitivo, e se fosse só sobre Zhu eu sei que eu não teria gostado tanto mas a história de Ouyang traz um novo conteúdo pro livro que pra mim foi perfeito.
Lord Wang também foi um personagem secundário muito interessante, fico na dúvida se eu gostaria que tivesse narração dele ou não.

A questão sobre o destino lá no começo do livro me deixa confusa. Eu tive a impressão, lendo a cena, que o destino estava além do nome Zhu Chongba, acho que porque o vidente tocou no irmão e não na garota. Então a história toda falando sobre o nome quando eu acabei fazendo uma leitura diferente da cena.
Sobre Ouyang eu também gostaria de ter visto de outra forma, eu acho que a primeira morte poderia ter sido a última. Eu gostaria de ter visto todo o processo da última cena dele só que essa primeira morte sabe, acho que Lord Wang poderia ter tomado um papel bem maior, ele ocupando a posição que tinha na família e teria sido uma vingança tão melhor. Mas eu também entendo como o jeito que foi serve pra o arco do Ouyang.

Eu adorei acompanhar toda história de Zhu, eu fiquei perdida e não consegui conciliar a pessoa que ela agia pela visão de outras pessoas com as cenas que aconteciam na narração dela, tanto que quando a situação muda lá pro final do livro essa diferença já é bem mais sutil e faz mais sentido pra mim.
Eu também me perdi em ver a mudança do desejo de viver pra ambição de governar, a mudança sobre morte também. A autora sempre coloca diálogos ou monólogos internos sobre essas questões então não é que foi mal trabalhada mas não chegou em ações. Logo no começo do livro parece mesmo que tudo vai ser muito conveniente em nome do destino, tanto que, como eu disse, se não tivesse o Ouyang com certeza seria uma nota mais baixa, mas com o tempo mesmo que não se mostre 100% estratégico e batalhas da uma aliviada na sensação.
Eu gostei da Ma porém fiquei com um sentimento que poderia muito mais dela, a decisão dela no final não fica fora do personagem mas eu gostaria de ter visto mais esse lado estratégico dela.

Eu consegui gostar de todos os personagens secundários também, as pequenas conexões e arcos que acontecem fora de narração que funcionam bem.

Achei incrível Ouyang e Esen, o tanto de sentimentos e a complexidade. Maravilhoso.

Honorio 12/09/2021

MARAVILHOSO
Esse livro é lindo , diferente de muita coisa que eu já ali , além de se passar na China durante do Império do Grande Ming no século XIV, é um livro que aborda a temática LGBTQ. Eu comecei a ler porque achei a capa desse livro linda.
O personagem principal é a Zhu, ma maior parte do romance ela é conhecida como Zhu Chongba, é a mesma figura que a história conhece como o imperador Hongwu. Zhu Yuanzhang, o primeiro imperador da dinastia Ming. Mas, em vez de uma versão ficcionista da ascensão do primeiro imperador Ming, a autora Parker-Chan oferece uma recriação quase arrebatadora deste episódio na história, pois conhecemos Zhu como uma menina faminta em uma aldeia camponesa, cujo o irmão é predito ter um grande destino. Mas aquele irmão morre, e Zhu - ambiciosa e desesperada pela sobrevivência - adota sua identidade, determinado a enganar o próprio destino.
Esse livro é magnífico do início ao fim, eu não conheço outro livro que tente o mesmo tipo de re imaginação.
Eu adorei o fato desse livro ser narrado em pontos de vista diferentes nessa história, além de agradável e possível conhecer ainda mais os personagens.
Esse livro trás um grande aprendizado, e é muito necessário, não vejo a hora de ele ser publicado aqui no Brasil, porque além de ser uma história linda tem muita representatividade, acho que muitas pessoas adorariam ler esse livro.

Duda 08/04/2023

Gostei bastante do livro, a história é interessante, a construção do mundo é bem feita e as personagens são bem escritos. Achei bem legal o papel do destino para as personagens e como isso se desenvolve na narrativa. Recomendo.

naoomi 07/05/2022

me ganhou pela premissa de reescrever a história de um imperador assim. a história é boa e ponto, não acho que tenha nada que surpreenda muito na porque o foco foi seguir a ordem cronológica e a ascenção da zhu, talvez? daí poquísima atenção ou enfoque na construção do que tava acontecendo no momento ou eu que não consegui seguir e parte política direito. mas gostei muito dos personagens, acho que a construção, motivação e relações deles foi o que mais se destacou, principalmente o ouyang

Mirella | @readingmirella 29/09/2021

um livro meio conturbado;
esse livro...como descrever esse livro...ele é MUITO bom, mas ao mesmo tempo meio conturbado, me lembrou muito tpw nesse aspecto, mas ainda um pouco pior...não sei o que pensar, nem sei se recomendo eles, mas ele é bom...só cheque os gatilhos antes!!