O propósito da vida

O propósito da vida Richard J. Leider...

Resenhas - O propósito da vida

Natália 22/11/2019

Recomendado para maiores de 50
O livro até que é interessante e eu marquei várias passagens inclusive. No entanto, ele foi escrito para pessoas que já estão em sua segunda metade da vida e estão em busca de um novo propósito pelo qual viver.

Achei bacana a leitura, mas por eu não me encontrar dentro de seu público-alvo, não consegui me conectar com a leitura, o que tornou a experiência um pouco sofrível. Demorei horrores para conseguir terminar um livrinho com menos de 200 páginas.

Enfim, recomendo como presente principalmente para quem está perto da idade de se aposentar ou que já esteja desfrutando dessa nova fase.

Juny K. 28/04/2011

RESENHA: “O propósito da vida” (Richard Leider e David Shapiro)
Disponivel em: http://www.dear-book.net/2011/03/resenha-o-proposito-da-vida-richard.html

Essa resenha vai ser um pouco diferente, pois é um livro que não é diretamente destinado para a maioria dos nossos leitores, que tem idade entre 15 e 25 anos, é indicado para seus pais, avós e demais pessoas queridas que estão na terceira idade. Minha resenha é mais uma reflexão diante dessa leitura.

Todo mundo tem um plano de vida: estudar, trabalhar, casar, criar os filhos, a maioria envolve alguns desses princípios básicos, mas o que fazer quando tudo isso já foi realizado? Devemos viver em busca do que? Essas são algumas das questões respondidas nesse livro.

“A pessoa não deve buscar um sentido abstrato para a vida. Na vida todos têm sua própria vocação ou missão a cumprir em uma tarefa concreta que precisa ser realizada” (citação de Viktor Frankl p. 99).

Antigamente a expectativa de vida era em torno de 50 anos, era um tempo razoável para realizar tudo isso. Atualmente a expectativa de vida está em crescente aumento, na maioria dos países está entre 70 e 80 anos, não sendo raro conhecer gente que está firme e forte aos 90.

“A segunda metade da vida se tornou um território sem mapas. Para os homens e mulheres na meia-idade e além dela, a trilha à frente é desconhecida. É uma jornada que ao longo de toda a história humana nunca foi feita nessa escala e com tal exuberância”.

O livro "O propósito da vida" aborda o que fazer nessa "segunda metade da vida", depois que você já realizou todos os seus planos e se aposentou. É um assunto que precisa ser mais discutido pela sociedade que não pode ignorar o aumento da população de idosos. O livro é dividido em 3 partes: “Saboreando o mundo”, “Salvando o mundo” e “Descobrindo o seu caminho”.

“Sem algo pelo que viver, morremos. Com algo pelo que viver, levamos a segunda metade de nossas vidas com sentido e objetivo. Objetivo é a única coisa que não pode ser tirada de nós”.

Além de novas políticas publicas voltadas para atividades destinadas a essa parcela da população, é necessário um trabalho mais amplo que envolva o psicológico, a busca pessoal, onde cada um precisa descobrir motivações e ações para preencher esses anos sem se deixar levar por depressão ou qualquer outro problema que afete o bem estar e a saúde. Cada um que ler as dicas desse livro irá realizar sua própria busca e reflexão. O livro realiza muito bem o seu papel como auto-ajuda, sem ser cansativo.

Também é extremamente necessário o apoio da família ao invés do abandono em asilos. Não é raro hoje em dia ver idosos que participam de atividades físicas, danças, pintura (quadros, tecidos), artesanato e etc, por isso é necessário o incentivo e motivação da família para que eles não fiquem isolados em casa.

Agora dê o primeiro passo. Olhe no espelho e observe as “doçuras do amadurecimento” em seu próprio rosto. Avalie a noção do sentido e objetivo em seu olhar. Permaneça tempo suficiente para ver além da imagem externa, para apreciar plenamente a si mesmo do modo como é.

Após a leitura, passei esse livro para minha mãe, que tem mais de 60 anos e ela está adorando. Por isso recomendo esse livro tanto para o publico alvo dele (terceira idade) quanto para quem busca reflexão e quer se preparar para essa "segunda metade da vida" ou deseja conhecer mais a respeito.