Contra Mim

Contra Mim Valter Hugo Mãe

Resenhas - Contra Mim

Luli 06/12/2022

Lendo um lusitano em terras lusitanas
Definitivamente não entra nos meus preferidos do Hugo Mãe, mas preciso admitir que lê-lo, principalmente uma autobiografia da infância, estando em Portugal foi uma experiência incrível.
Eu entendi a ambientação, entendi a forma de tratamento e a hierarquia entre os personagens, entendi o clima, a forma como descreve o mar, e até visitei algumas das cidades que ele cita. Entendi também a violência que ele narra, ou talvez tenha entendido melhor os portugueses com a narração dele.
Quando tinha lido nem 1/4 do livro ainda acabei viajando pra Barcelos e lá, por feliz coincidência, tinha uma exposição dos desenhos do autor que, apesar de não admirar profundamente, tenho algum carinho por todos os momentos em que me acompanharam na leitura.
Bem da verdade tenho um carinho por Hugo Mãe - acho que isso é claro pelo tanto que já o li - e foi bom me sentir acompanhada por sua poética enquanto visitava o país dele, que por vezes é tão hostil. Acho que, em parte, porque ele sabe que é. Quem sabe a gente ainda não se cruza em algum café aqui no Porto e eu o agradeço.

Ps: O aspecto do livro que mais gostei foram as narrações do sistema de ensino português. A violência, a humilhação a falta de respeito geral com a criança é um tópico que sempre me toca muito, e ele soube narrar as problemáticas disso muito bem pelo ponto de vista da criança.

gabi 11/07/2021

Uma autobiografia sobre a infância do autor.
Achei legal a escrita, mostrando a visão poética e inocente dele, mas muitas histórias não me cativaram em nada.
Pretendo ler alguma outra obra do autor pra ver se vou gostar ou não