DIÁRIO DE UM FELA DA PUTA

DIÁRIO DE UM FELA DA PUTA ANDREWS MEIRELES

Resenhas - DIÁRIO DE UM FELA DA PUTA

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

DI @poesiadoslivros 04/04/2024

Triste e bem fela da puta, ainda assim poético
Este livro é escrito em forma de diário. Temos o personagem principal que se vê em uma lamentável vida, regada a muito álcool, muito sexo sem compromisso e pouco amor - um verdadeiro calhorda, fela da puta. Ele decide contar sua vida através do seu diário, que, diga-se de passagem, é um verdadeiro desastre. Escritos em forma de poemas, poesias e contos, o livro traz certa diversão e leveza, mas é extremamente profundo. Ele expressa toda a dor que realmente esconde no âmago do seu ser. Ao ler este livro, fiquei com muita raiva do protagonista, que muitas vezes tratava as mulheres como descartáveis. No entanto, no fundo, ele escondia uma verdadeira fragilidade e uma história de amor platônico que carregava dentro de si. O livro é um misto de emoções e dramas. Recomendo a leitura; porém, alguns trechos e palavras de baixo calão não me agradaram.

Mariely.Carreira 16/02/2024

Me tirou da zona de conforto
Uma narrativa intrigante onde o narrador é o próprio protagonista, onde narra sua vida em forma de diário. O livro é escrito hora prosa, hora poesia.

O mais interessante é observar que em momentos o leitor chega a ter um ranço do protagonista e em outros consegue ter empatia. O narrador é verdadeiro, expõe as qualidades essenciais à sua natureza; sem mistura ou alteração; puro, genuíno, e é exatamente nesse ponto que o leitor sente até raiva.

Fabiely.Miranda 16/01/2024

Profundo e Visceral
Esse é um daqueles livros para se ler aos pouquinhos, a fim de absorver tudo o que foi dito e tentar entender os dois lados da moeda, o que julgamos ser o certo e qual a visão do protagonista sobre isso.
???????
A escrita do autor é profunda e visceral, que te deixa querendo saber a cada novo capítulo lido.
? Resenha completa no ig @um.jardim.literario

Ray (ig: mundodoslivros) 22/11/2023

Superou minhas expectativas
Essa foi a terceira obra do autor que li e de início tive o receio de que não funcionaria para mim, pois a primeira parte do livro é totalmente contrária à minha zona de conforto como leitora, principalmente pela abordagem livre de pudor.

Felizmente, com o decorrer da leitura eu entendi a proposta e logo percebi que essa primeira característica do livro era apenas uma de suas facetas. Ao fim, me deixei envolver completamente por essa história estruturada de fato como um diário, a sensação ao ler cada trecho foi a de que eu estava ao lado do ?Eu Lírico? enquanto ele despejava seus mais profundos sentimentos em palavras, um mérito gigantesco da escrita potente do autor.

Os sentimentos do protagonista da obra são divididos em três momentos, a primeira parte, como já mencionei, são as emoções e vivências mais despudoradas, em que o criador desse diário não tenta esconder que deixou seus atos serem guiados pelas necessidades do corpo, e nem se orgulha disso; a segunda parte é tomada pelas emoções do coração, o próprio texto carrega uma carga mais romântica e nesse ponto da narrativa é possível notar mudanças surgindo no ?Eu Lírico?; e a terceira parte transborda melancolia, é um ponto de virada definitivo na visão do homem por trás do diário.

Além do crescente emocional da narrativa, o que mais se destacou para mim foram os poemas que entremeiam o livro, eles potencializam o sentimentalismo da obra, revelam muito sobre o personagem que guia essa história e deixam o ritmo da leitura mais fluido e envolvente.

Com uma intencionalidade diferente de tudo que já li, ?Diário de um Fela da P#ta? superou minhas expectativas!!

Cantinho da Kau 09/11/2023

Um misto de emoções
Acompanhar a vida de uma pessoa é assim né? Várias emoções. Você vai rir, suspirar, passar raiva e no final se pegar mais pensativo sobre a vida do que nunca!

Lara Jô 15/09/2023

Eu não tenho pena dele!
O Diário de um fela da puta é divertido e te faz pensar muitas coisas. Talvez você se identifique e talvez você deteste ele. Um bêbado, viciado em cigarros e sexo. Ele mesmo conta sua estória como um diário que ele diz que é o rascunho de um livro. No início do livro é sobre cenas de sexo e o quanto ele não se importa com elas. Até trata mal.
Sua vida é medíocre, chata. O ambiente bagunçado, ele não se cuida e nem cuida da casa, a vida é tediosa.
Prefere os bares, as ruas, as mulheres de momentos.
Ah mas o mundo da voltas e o fela da puta começa a gostar de uma certa mulher e então tem toda aquela melancolia de sentimentos. Depois ele fica doente.
Em alguns momentos ele se comporta de forma bipolar em seus sentimentos. Mesmo doente ele abandona a si próprio.
O livro apresenta uma coleção de poemas que mostram detalhes profundos do "Eu" que narra.

skuser02844 12/09/2023

Um fela da puta ama?
A primeira parte do livro é vapor, muita putaria, cenas quentes, algumas um pouco nojentas. O cara fica com várias mulheres apenas pelo sexo, não se importando com elas. Desleixado, solitário e bêbado. Sua vida é um tédio sem fim, um completo vazio que ele jura que preenche nos bares e na cama.
A segunda parte já vem o "Eu lírico" que se confunde com seu Eu real, com algumas mudanças de personalidade como se ele realmente se importasse em ter mais do que sexo com alguém. Fica sentimentalista. Escreve coisas tristes, um pouco confusas as vezes, ou talvez eu não tenha prestado muita atenção.
Na terceira parte o cara descobre um câncer e aí vem toda aquela coisa de falar como deveria agir e como não segue as recomendações médicas e sua vida vai perdendo o sentido entre as doses de vinho e cerveja.
Os poemas dão bastante sentido em alguns trechos e em outros tiram o foco dos acontecimentos.
A parte final é só para pequenas considerações.

peregrinaverso 31/07/2023

"Tudo é tão lindo e ameno, Por favor, fica!..."
...Estou tão triste e pequeno,

Por favor, não vá!

E por doçura,

Eu perdi minha menina!"

Que experiência! Com certeza absoluta, sai completamente da minha zona de conforto - e adorei!

Nosso protagonista abre totalmente sua vida, se expõe completamente e dá nome ao livro em todos os sentidos.

Uma vida que sobra em bebida, mulher e drogas. É difícil criar uma simpatia por ele por boa parte da história, principalmente pela maneira como ele lida e trata as mulheres que se relaciona, então tinha certeza que iria finalizar essa leitura detestando o protagonista.

Como estive enganada!

Não finalizei morrendo de amores, mas achei muito bem construído a trajetória de arrependimento dele.

A escrita do autor é de um primor, tão bem feita que é difícil largar o livro. A escrita é fluida, com palavras sinceras e que tocam e despertam diversos sentimentos enquanto a leitura segue. Além de intercalar muito bem com poemas, que deixam a leitura muito dinâmica e nada massante pelo que ela se propõe a ser.

Uma experiência diferente de tudo que já me propus a ler, mas que valeu a pena cada página!

Resenhas da Si 23/07/2023

Uma boa leitura ?
O livro trata-se de um conto dividido em quatro partes e vai retratando a
vida de um homem de uma forma que vai levando o leitor sentir muita raiva dele já na primeira parte.

Ele retrata seu relacionamento com as mulheres, a forma como as trata como "coisas" e isso faz ter muita raiva dele.

Essa história não tem uma pegada tão filosófica quanto os livros anteriores do autor, mas ele consegue levar o leitor à muitas reflexões.

Apesar de ter algumas ilustrações que retratam determinadas situações, não significa que deixa a leitura mais leve, pois o livro retrata as cenas vividas pelo personagem de uma forma crua, explícita e algumas vezes até pesadas.

Nos mostra um homem humano como qualquer outro, que sente medo, dores, angústias e os mais sentimentos diversos, mas que, ao invés de buscar ajuda, fere as pessoas sem dó nem piedade.

Eu acredito muito que colhemos aquilo que plantamos e que nada em nossa vida acontece por acaso e vemos no decorrer da história o personagem passando por muitas situações que são resultados de suas infelizes escolhas.

O autor, como sempre, com a sua escrita envolvente e primorosa consegue fazer o leitor passar por um turbilhão de emoções lendo esse diário e no final sentir-se satisfeito pelo personagem ter tido o que mereceu.

Enfim, um livro muito bem escrito, envolvente e que prende o leitor do início ao fim.

Jessica.Cacko 13/07/2023

Uma leitura crua ??
? Quando comecei a ler o livro eu só sentia raiva e desprezo pelo narrador, pensei, esse livro vai me ferrar e me ferrou ?

? O livro tem 4 partes, tem lembranças, medos, cenas de s3xo , emoções, melancolia, uma leitura crua, no decorrer do livros tem poemas que só somou com a narrativa e o livro é em forma de diário. A leitura é muito prazerosa e já vou dizer que no começo voce não vai aceitar muita coisa. Mas depois será pega de jeito e entenderá tudo

?Primeiro livro que leio do autor e quero mais, a evolução do protagonista do livro foi tão tenso e ao mesmo tempo tão reflexivo e libertador que me tocou demais e sem contar nas imagens que deu um toque a mais.

Sarah Sales 04/07/2023

Surpreendente
Classificação: +18

Esse é o terceiro livro do autor que tive a oportunidade de ler e mais uma vez foi uma leitura que me trouxe várias reflexões.

Já vou dizendo que o personagem é realmente um 🤬 #$%!& e é muito difícil conseguir gostar dele.

Mas com o decorrer do tempo e pelos acontecimentos contados dá pra ter pelo menos uma empatia e eu até mesmo chorei em uma parte muito triste que não vou entrar em detalhes pra não dar spoiler.

O livro é contado em forma de diário, o que eu gostei bastante, e vamos acompanhar vários acontecimentos e pensamentos do protagonista.

E como sempre nas obras do autor terminei a leitura refletindo sobre vários dos assuntos abordados e me surpreendi com o rumo que a história tomou.

Enfim, mais um livro do autor que eu amei ler.

Deusani0 28/06/2023

Intenso
Nossa que livro, o protagonista abre sua vida nua e crua, com todos seus piores pensamentos.
No começo fiquei muito brava de como ele tratava suas parceiras sexuais.
Sua vida era regada a muita bebida, farras, mulheres e drogas.
Até ele ficar doente e as vezes se mostrar arrependido das coisas que fez.
No decorrer do livro tem alguns contos e poemas, mas o livro em si tem uma forma até agressiva do protagonista se mostrar como ele mesmo é.
A escrita algumas vezes tensa, mas ao mesmo tempo fluída, as vezes não sabemos se é realidade ou ficção.
Foi meu primeiro contato com o autor e gostei bastante.

Josivan 25/06/2023

Viver, chorar, sorrir e amar...
Oii Leitores....

Hoje é o dia da resenha de: Diário de um Fela da put*....

Até agora não consigo entender porque esse livro mexeu tanto comigo, não de forma negativa, mas de uma forma tão reflexiva... Em cada página, algo que realmente te faz pensar está ali para ser lido .

Talvez o personagem principal( Um boêmio poeta bêbado)
só estava em busca de uma felicidade, que ele mesmo deixou passar... Mas talvez ele nunca precisou dessa felicidade,pois mesmo com ela , ele ainda seria infeliz .... Acredito que isso é a vida, amar, chorar, errar e aprender com os erros.

Esse livro conseguiu transmitir muito bem essas sensações, mesmo com cenas que te deixa "bravo", você consegue entender o protagonista mais pra frente do livro.

Enfim esse livro traz relatos profundos e reflexivos sobre como a vida pode ser dolorosa e triste, se não sabemos ... Vive-la.

Até a próxima resenha ?

Sarah.Maia 08/06/2023

Interessante
Esse não é um gênero que eu estou acostumada a ler, mas eu pensei "por que não?", afinal além de já ter lido vários elogios sobre a escrita do autor, é ótimo sair da zona de conforto e abrir novos horizontes e não me arrependi disso.

O livro é feito entre sonetos e pequenos contos interessantes, que achei bem criativo e diferente, pois como fosse um desabafo do narrador para a pessoa que está lendo o livro, neste caso os momentos mais marcantes vivido por ele descritos no diário.

Vários trechos ao longo da leitura me chamaram atenção como os trechos dos Sonetos Do Fim ao Reencontro..., Ser de Verdade, Do que Restou e Lembranças e dos contos A Menina da Casa do Lago I, O Trava e A Folha.

Foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e achei a leitura interessante, fluída que dá para ler em uma tarde acompanhado de um chá com biscoitos.

Janethe 06/06/2023

Exelente
Mais uma vez sendo surpreendida pela escrita do autor. Onde a montanha russa de emoções marcou presença em cada capítulo. Um diário dividido em quatro partes, mostrando uma forma aterradora sobre o relacionamento com mulheres, causando no leitor em alguns momentos fúria em outros a evolução do protagonista.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6