Eu sou holandês! Me respeito!

Eu sou holandês! Me respeito! Renata Ramos

Resenhas - Eu sou holandês! Me respeito!

Entrelivros_efilho 22/06/2021

❝Quem é essa brasileira que acha que pode falar dos outros assim?
Sou Renata Ramos, muito prazer, denomino-me escritora, escrevi dois livros, e esse é o meu terceiro, sou cidadã do mundo e com direito a liberdade de expressar o que penso e vejo.
Assim como você!❞

Pode ser que ao ver este título você se pergunte: O que me interessa saber da Holanda se não tenho vontade ou planos de conhecer o país?
Mas adianto que esta é uma leitura enriquecedora, o intuito da autora ao escrever este livro não é somente expor os erros e acertos desse país que respira modernidade, mas que está parado no tempo, não, através do seu relato e experiência após 10 anos morando na Holanda, este livro é um convite a refletir sobre a nossa realidade, sobre o nosso modo de ver as coisas e encarar que na maioria das vezes ficamos acomodados no nosso canto olhando o caos lá fora sem fazer nada e fingindo estar tudo bem porque o que acontece com o outro “não é da nossa conta”.

Em pouco mais de 100 páginas, Renata relata desde o momento que chegou ao país e toda a sua dificuldade em se adaptar aos costumes e a cultura dos holandeses, porque eles são organizados, limpos, educados e tudo funciona milimetricamente bem, mas aos olhos da autora eles estão presos no passado devido ao resquício do medo que nasceu com a invasão do país na segunda guerra mundial, e com isso, vivem na sua zona de conforto apenas mantendo organizado e funcional o que já funciona perfeitamente bem sem se permitir novas experiências ou sentimentos.

Conforme o relato da autora a relação dos holandeses com os estrangeiros é basicamente assim: Pode até vim morar no meu país, vou te dar todo o suporte necessário para se estabelecer, mas não conte com uma relação de amizade profunda ou algum tipo de laço sentimental, é cada um no seu quadrado.

Este é o terceiro livro que leio da autora e em todos eles ela mantem a objetividade e joga a verdade nua e crua, doa a quem doer através das páginas que escreve, e aqui ela apontou todas as imperfeições que aos seus olhos os holandeses precisam mudar, mas sem deixar de ressaltar pontos positivos do país e isso nos deixa envolvido desde a primeira página, foi uma leitura gratificante e que me surpreendeu em alguns momentos com certas atitudes dos holandeses, mas já em outros, me deixou com vontade de conferir alguns fatos bem de perto, portanto, este livro não é pra desencorajar quem deseja conhecer/morar no país, ele é um relato para te deixar ciente de como será recebido e os obstáculos que encontrará para se estabelecer por lá.

Confesso que fiquei admirada pela persistência e coragem da autora em insistir e lutar para se adaptar e se estabelecer lá, mas acima de tudo me admirei por ela ter mantido a cabeça firme sem perder sua essência e raízes e nem a noção do que é certo ou errado e isso está nítido através de suas palavras em cada página.

Através de fotos do seu arquivo pessoal de lugares e paisagens do país, a autora nos leva a uma viagem pela Holanda e no caminho nos chama a responsabilidade para sermos melhores e mais empáticos com o próximo, ela nos cutuca para sair da zona de conforto para buscarmos um país e um mundo melhor porque se cada um fizer a sua parte é possível.

Aos olhos da autora, os holandeses precisam desapegar do passado e seguir em frente e aprender a se abrir para novos sentimentos, novas experiências e melhorar ainda mais o que já é funcional, então, trazendo para a nossa realidade (de Brasil), convoco a todos vocês a saírem da sua zona de conforto, porque o que acontece ao seu redor e no mundo é também da sua conta, então Mexa-se!!

Obrigada @renataramos por esse relato tão inspirador.

site: https://www.instagram.com/p/CQZqxdPjUN5/

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 21/02/2021

Resenha: Eu sou holandês! Me respeito! | Renata Ramos
Eu sou Holandês! Me respeito! é um livro que faz o holandês auxiliar a ele olhar como um estrangeiro foi escrito pela autora Renata Ramos, é uma obra independente. Eu fiz uma publi com a escritora mas com toda sinceridade e respeito a obra e ela me enviou o ebook para resenha do mesmo.

Esse livro é para o público que se interessa conhecer, saber mais ou é um holandês para ler sobre a Holanda. Renata Ramos é brasileira e veio para Holanda com sua filha com a paixão pelo país nasceu esse livro e o Eu sou brasileiro! Me respeite! Sendo que o intuito dela é ajudar através da experiência dela.

A obra se inicia com falando os colaboradores, agradecimentos e dedicatória. Após sobre Holanda e suas paisagens com uma ilustração do pequeno lago na cidade de Houten, típicas casinhas holandesas no passado, história da Holanda, comidas Holandesas, contém uma foto de apresentação do livro dela Amor próprio, momento de lembrança ela com a filha na neve em Utrecht, situações desagradáveis na Holanda e por fim ela é grata por morar na Holanda.

Eu gostei de ler esse livro, pela experiência pessoal que ela tem em morar na Holanda, esse livro faz imaginar como é esse país apesar de eu nunca ter ido fora do país que eu moro, essa autora considero o ponto positivo da obra dela o intuito dele de ajudar através da experiências é fundamental apesar de não gostar de comparações deve ser um excelente lugar para se viver. Portanto se você se interessar em conhecer melhor a Holanda, eu indico essa obra. Ela está disponível na Amazon.

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2021/02/resenha-eu-sou-holandes-me-respeito.html