Por um feminismo afro-latino-americano

Por um feminismo afro-latino-americano Lélia Gonzalez

Resenhas -

camistozs 22/04/2024

A sociedade realmente evoluiu nos últimos 50 anos?
O livro é um compilado das manifestações escritas e orais de Lélia González nas décadas de 70/80, retratando a questão racial na sociedade brasileira.
Preciso dizer que MUITA coisa levantada no livro persiste nos dias atuais, 50 anos depois e em uma sociedade democrática: o mito da democracia racial; o fato de que - para o setor hegemônico - qualquer insurgência contra práticas racistas seria um "racismo às avessas"; a apropriação cultural, entre tantos outros relatos.
Me surpreendeu demais o fato de que a sociedade brasileira atual tem o mesmo discurso daquele propagado em um regime ditatorial.
O conceito de amefricanidade precisava ser fortemente difundido, para que se compreendesse que os latino-americanos possuem uma identidade própria, específica, e deixassem de tentar com todas as forças se identificarem com o padrão europeu/estadounidense dominante.

Geisalanis 23/01/2024

De verdade não gostei o livro parece mal organizado com trechos repetidos o tempo todo. E fala mais de racismo e branquitude do que de feminismo

Carol 21/10/2023

Lélia
Li esse livro quando ainda estava no ensino médio, sou completamente apaixonada no trabalho da Lélia. Obtive um crescimento tanto pessoal tanto de conhecimento ABSURDO.

Beaakym 07/08/2023

Uma leitura necessária
Nessa coletânea são recuperados os escritos,entrevistas, discursos etc de uma das maiores figuras expressivas feministas amefricanas do nosso país: Lélia Gonzalez, que não se prende a sociologia e escritas complicadas voltadas pra uma minoria intelectual, mas sim o nosso "pretuguês", cotidiano da vida da massa popular, explorando diversas áreas de conhecimento e estudos voltados pra América Latina, especificamente para a realidade brasileira, coisa que não víamos sempre porque os discursos esbranquiçados tentavam esconder essa "parte feia" com o mito da democracia racial.
Aprendi demais com esse livro e digo que devemos destacar essa figura incrível que temos aqui, não ficar procurando algo "melhor" fora do nosso país como muita gente faz. Viva nossa amefricanidade.
LEIAM LÉLIA GONZALEZ.

Messias 18/01/2023

O pensamento da Lélia Gonzalez é indiscutivelmente inspirador, para dizer o mínimo. Mas achei a organização do livro um pouco estranha. Entendo a relevância de reunir os escritos dessa grande autora mas, para uma leitura linear, isso torna o livro meio cansativo, já que em vários textos ela desenvolve um mesmo pensamento, recuperando trechos, às vezes longos, de outros textos. Quando você vai ler o livro todo, soa repetitivo.
O apêndice achei completamente solto. Além de não dialogar de maneira explícita com o conteúdo do livro como um todo, faz referência a um contexto específico e um conjunto de obras que precisam ser lidas para seu entendimento.
Enfim, cinco estrelas para os textos da Lélia, mas quatro para a organização do livro.

Rodrigo 22/05/2022

A seleção!!!
Magistral essa seleção de ensaios da Lélia Gonzalez, com reflexões que nos fazem repensar nossas práticas antirracistas e como é importante que essa luta seja de todos e para todos.

Antônio 01/05/2022

Imprescindível do começo ao fim, o conjunto de textos aqui reunidos denuncia um Brasil visto por poucos e sentido por muitos. Com um rigor científico primoroso, Lélia Gonzalez explica as raízes da exploração da mulher negra e das camadas empobrecidas do Brasil, fazendo um trabalho de desvendar as ideologias que escondem as faces do racismo brasileiro e demonstrando o quanto somos influenciados pela cultura dos povos sequestrados de África. Por isso, ela cria o termo ?amefricanidade? para explicar nossas origens que as instituições oficiais insistem em explicá-las pela ótica do Ocidente.

Ela nos apresenta as novas formas de enxergar o Brasil. É uma obrigação morar neste país e estudar a obra de Lélia Gonzalez.

Fernanda Wolf 02/01/2022

Ser feminista é tomar consciência da sua condição de mulher
Nesse compilado de artigos, reflexões e entrevistas de Lélia Gonzalez, temos um apanhado de toda a sua visão de mundo baseada, principalmente, pela sua vivência como mulher negra no Brasil e pela sua atividade como militante negra em diversos cenários políticos, sociais e culturais.

O livro possui uma qualidade absurda de conhecimento e debates acerca da falsa sensação de democracia racial no Brasil e do papel das mulheres dentro de nossa sociedade. Instiga também questionarmos teorias consolidadas de diversos pesquisadores sociais do século XX.

Rafael 19/08/2021

?Leiam Lélia Gonzalez?
Flavia Rios e Márcia Lima fizeram um primoroso trabalho ao reunirem, em uma única obra, diversos ensaios, intervenções e diálogos realizados por Lélia Gonzalez, uma das intelectuais negras mais expressivas do Brasil, no século XX.

Como professora, umas das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU) e integrante do Coletivo de Mulheres Negras Nzinga, Lélia enfrentou temas muito caros à população negra, sobretudo na década de 80, com contribuições que se fazem ainda fortemente sentir, hoje, nas esferas acadêmica e política.

Dos seus escritos se extraem denúncias ao racismo e seus desdobramentos concretos no país, nas formas de discriminação geográfica ou espacial; discriminação cultural; falta de dados quantitativos que permitam melhor informação a respeito da população negra; e discriminação ocupacional, dentre outras.

Os efeitos acima são ainda mais devastadores para as mulheres pretas e pobres. A tríplice discriminação (raça, classe e sexo) imposta a estas, também analisada por Lélia a partir da expressão popular "branca para casar, mulata para fornicar, negra para trabalhar", constitui uma das razões para cada vez mais se falar em feminismo afro-ladino-americano (a amefricanidade proporciona ao negro uma consciência efetiva de si enquanto descendente de africano, de seu histórico de adaptação e resistência, e promove um entendimento mais profundo dessa parte do mundo onde ela se manifesta: a América como um todo - Sul, Central, Norte e Insular).

Outro termo bastante difundido por Lélia, em suas obras, é o "pretuguês" (português africanizado). Sua constante prática entre nós, hoje, decorre da resistência passiva (mas ativa quanto à sua eficácia) exercida pela "mãe-preta", no passado colonial. Enquanto mãe, ela passou para toda criança brasileira as categorias das culturas africanas de que era representante. Internalizamos seus valores, inclusive a língua materna.

Os ensinamentos de Lélia jamais serão esquecidos. Não à toa disse Angela Davis (com a qual faço coro), em visita ao Brasil, certa vez: "Leiam Lélia Gonzalez!".