A bruxa da colônia alemã

A bruxa da colônia alemã Álvaro Hill Maestrini

Resenhas - A bruxa da colônia alemã

Taize @viagemliteral 07/12/2020

Maravilhoso!
Enquanto lia "A bruxa da colônia alemã", fiquei pensando o quanto podemos ser surpreendidos, tanto de forma positiva quanto de forma negativa com as ocorrências ao nosso redor. E quando o morador Carl aparece na colônia gravemente ferido, uma única palavra que fora pronunciada mudou por completo a rotina e a vida dos moradores daquele lugar.

"A atmosfera da colônia tornou-se insuportável depois da notícia do encontro com a criatura de olhos demoníacos."

A suposta presença de uma bruxa européia rondando, matando e deixando sua marca na pequena colônia alemã instalada no Brasil, deixou o povo em total desespero, e aquela gente que vivia separada em razão das crenças religiosas, uniram-se para encontrar o ser horrível e dar-lhes o fim necessário para que a vida voltasse ao normal e toda gente pudesse andar livremente como antes pelas ruas e matas.

No entanto, não apenas coisas ruins aconteceram naquele período em que a aparição da bruxa fora notada, mas muitas benfeitorias também. Porém, uma feiticeira, um ser das trevas não poderia ser criação de Deus, então deveria ser eliminada a todo custo.

A saga daqueles moradores começou, e entre idas e vindas pelas matas, entre opiniões divergentes, brigas, união, crenças e ceticismo, uma grande surpresa fora encontrada em meio a todo aquele caos.

Nesse segundo contato com a escrita do Álvaro, tive uma grande surpresa, e vi que ele tem o dom de escrever livros para agradar a todos, pois percebi que há uma diferença na escrita, não de forma negativa, pelo contrário, aqui vamos encontrar uma peregrinação dos moradores de uma colônia em busca de um ser que que causou alvoroço entre as pessoas de todas as idades.
O livro é narrado em terceira pessoa, de forma linear, contendo poucos diálogos, que em qualquer outro livro sentiríamos falta deles, mas aqui a leitura flui perfeitamente, pois é como se estivéssemos ouvindo as histórias que os mais velhos costumavam nos contar na infância sobre bruxas e seres sobrenaturais, nos levando também a refletir muito sobre nossos julgamentos e ações.