Guardião do Mundo Inverso Ricardo R S Pinto

Livro - 1

Autor: Ricardo R. S. Pinto

2020

Gênero: Fantasia - Dark

Essa aventura começa na cidade de Dom viçoso - serra do Marcolino (Minas Gerais), onde guarda cavernas muitos assustadoras e riquíssimas em diversidade Biológica de lhe causar arrepios.

Quem diria que um trio com características vem diferentes entre si iria embarcar em uma aventura muito eletrizante.

Silvério, Rabbit e Victor tem características marcantes e são baseados em pessoas Reais, embarcam em uma exploração as cavernas da serra do Marcolino e já de início podemos sentir o pavor dos olhos vermelhos a espreita, esperando só um deslize do nosso trio.

Após cair em uma caverna que quase custa a vida de um do trio, encontra o Guardião da caverna uma tarântula que foi capturada - nossa Peny.

Assim inicia essa aventura eletrizante onde o guardião tenta voltar para seu hábitat e para isso acontecer o leitor vai ficar com os cabelos em pé.

Um dos pontos que curti na trama foi a forma que o Autor explicou de uma forma científica as formações das rochas e cavernas assim como a formação da natureza características da região.

Vem conhecer essa turma e desbravar a serra dos Marcolino - o guardião lhe aguarda.

Depois dessa trama cheia de suspense, e algumas cenas cômicas você não verá as aranhas da mesma forma.

_lekinha_a 18/07/2021

Terror e suspense na medida certa
RESENHA
Ricardo S. R. Pinto
163 págs.
Alerta: o conteúdo pode ser sensível para pessoas que sofrem de aracnofobia claustrofobia

SINOPSE

De férias e, completamente entediado, o bioquímico Vitor decide iniciar uma rotina caminhadas diárias com a finalidade de melhorar seu condicionamento físico eaproveitar as belezas naturais da pacata cidade onde reside, Dom Viçoso-MG. O seu plano inicial é, todavia, substituído ao encontrar o amigo de infância Rabbit, que ao alerta-lo para os perigos de uma das trilhas, onde recentemente quase caiu em buraco que certamente o levaria a uma rede de cavernas, acaba despertando o interesse de Vitor para o local. Completamente fascinado com a informação, uma vez que as cavernas em questão ainda não haviam sido exploradas, ele resolve montar uma equipe para investigar mais a fundo o local e quem sabe, realizar uma grande descoberta. Para isso ele convida o veterinário Silvério e o próprio Rabbit. O trio parte então para sua primeira incursão sem fazer a menor ideia dos segredos e perigos que esse habitat intocado pode conter. Ao retirem de lá uma tarântula, eles selam não apenas o seu destino, mas também o do jovem Kelvin, que acaba ganhando o espécime como bichinho de estimação e passa a chama-lo carinhosamente Penny.

RESENHA

Terminei a leitura de ?Guardião Do Mundo Inverso? e, senhoras e senhores: que livro!

Primeiro de tudo, essa é uma obra de apresentação, tanto de ambientação, quanto de personagens. São eles, inclusive, que nos apresentam a bucólica cidade de Dom Viçoso-MG, local onde se desenrolarão os acontecimentos da trama, ao mesmo tempo em que suas personalidades vão sendo descritas, seja no discurso direto (fala do personagem) ou indireto (narrativa do autor).

Eu particularmente gosto dessa abordagem pois aproxima o leitor do personagem, que passa a conhece-los mais profundamente enquanto indivíduos e facilita identificação do leitor para com eles, através do despertar de sentimentos como empatia, simpatia e, porque não, antipatia. Assim quando eles agem de forma egoísta, egocêntrica, irresponsável e até cômica, você pensa: é bem a cara do fulano fazer isso. O que por sua vez vai te levar a querer dar uns tapas em uns e, salvar outros. Mérito da construção de suas personalidades, o que é feito com maestria nesse livro.

E pode não ter sido a intensão do autor mas, a trama do guardião de um portal de um mundo desconhecido, que é retirado de seu posto, ocasionando consequência que podem se mostrar nefastas, me fez refletir sobre a nossa realidade e, principalmente, sobre o quanto o ser humano pode ser invasivo e insensível e, o que é pior, irresponsável na sua relação com a natureza e outras criaturas.

Neste tocante, os personagens do livro cumprem o papel de ser o retrato fiel de uma sociedade que segue explorando e extraindo tudo da natureza, sem a menor preocupação com o impacto que isso tem sobre outras espécies (animais ou vegetais) ou, que consequências podem advir de suas impensadas ações. Isso quando não aprisiona outros seres para as finalidades mais egóicas, como por exemplo, satisfazer seus anseios por fama ou sucesso, como acontece aqui em relação a vários personagens, inclusive a própria protagonista Penny. Essa mescla de realidade e ficção é simplesmente perfeita, além de instigante.

O livro de Ricardo R. S. Pinto, se me permitem dizer, é como em um bom filme de terror e suspense, pois o autor vai criando, uma atmosfera de tensão crescente e contínua, que fará o leitor, não raras vezes prender a respiração em antecipação ao que irá acontecer nas páginas seguintes. Isso porque, a inserção gradativa de elementos de sobrenatural e mistério, fazem com que você permaneça o tempo todo de sobreaviso esperando que algo dê errado, aliás, muito errado.

É um efeito muito parecido com o que acontece quando estamos assistindo a um bom filme do gênero e, de repente, nos damos conta que saímos da posição inicialmente relaxada no sofá, para aquela em que ficamos na ponta, completamente apreensivos com o que irá, ou está a se desenrolar na tela.

A medida que a descrição da cena vai se desenrolando, o medo, a ansiedade e a angustia que a narrativa tensiona provocar, vão se tornando cada vez mais palpáveis, especialmente para aqueles que tem problemas com lugares fechados ou apertados (claustrofobia) ou, como eu, que tenho profunda aversão a aranhas (aracnofobia).

Outra coisa que me chamou atenção na história é me lembrou muito a escrita de H. P. Lovecraft. Não pela linguagem ou questões sensíveis que aquele comumente retratava, mas, por ser um mestre em transformar coisas comuns, como por exemplo a cor do conto ?A Cor Que Caiu Do Espaço?, em algo misterioso e sobrenatural, para impingir no ser humano um temor inenarrável e irracional. Sobre isso aliás, é bom deixar registrado que nesse primeiro livro da trilogia (Sim! Teremos mais dois!), não há componentes suficientes para descartar a hipótese da obra ter um pezinho no horror cósmico, principalmente por conta do desfecho. Aguardo ansiosa por mais informações que certamente virão no segundo livro.

E se Lovecraft não for uma fonte de inspiração, com certeza o mestre Stephen King é, uma vez que o livro contém algumas referências ao autor, inclusive, no nome pelo qual a protagonista é batizada.

Ah! E antes que eu me esqueça, como o autor gosta sempre de nos lembrar: ?cuidado com os olhos vermelhos que espreitam na escuridão dos cantos da sua casa.?

BÔNUS - CURIOSIDADES

- A ideia da história surgiu das caminhadas do próprio autor por áreas arborizadas de sua - cidade, assim como, da menção de alguém acerca de cavernas que existem no local.
Os personagens são inspirados em pessoas reais.

Pedro 18/07/2021

Guardião do Mundo Inverso
Guardião do Mundo Inverso" é o primeiro livro de uma trilogia que tem um futuro espetacular pela frente.
A escrita do Ricardo é de uma beleza sem igual. É possível sentir, durante a leitura, um misto de sentimentos que permeiam desde a pena até a raiva.
Os personagens são muitos distintos entre si, o que faz você sentir raiva de alguns e compaixão pelos outros.
O personagem principal rouba a atenção, e você fica na expectativa de qual será o próximo passo. Rabbit e sua mãe, Dona Vitalina, formam uma dupla e tanto. Além do divertimento que os mesmos nos proporciona durante a leitura, são (na minha opinião) os personagens mais cativantes.
Sobre o Victor, eu senti apenas raiva de cada uma das decisões que ele tomou ao longo do livro. Com exceção da última. Já com o Silvério, vi um pouco de mim nele, não as decisões um tanto idiotas, mas por gostar de explicar cada coisa minuciosamente. Do Kelvin meus sentimentos mudaram ao longo da história, comecei tendo raiva dele e depois só conseguir sentir pena pelas coisas que aconteceram a ele.
Ao longo da trama somos presenteados com uma gama de conhecimentos geográficos e biológicos, alguns dos quais eu não tinha conhecimento nenhum.
Em "Guardião do Mundo Inverso" viajamos por uma obra que mistura fantasia, realidade, terror e suspense, com algumas cenas cômicas e uma escrita viciante que te faz "devorar" o livro rapidamente.

Kaline 17/07/2021

Leitura fora da zona de conforto total.
Fui apresentada ao mundo de Guardião do mundo Inverso e a escrita do autor através de uma leitura coletiva. Achei bem desafiador e instigante ler sobre aranhas como personagens principais da história, embora tenha muitos personagens humanos, são as aranhas que dominam tudo.

Penny me causou arrepios e muita agonia durante a leitura, ainda mais por seu modo de agir e pensar. Isso mesmo, gente. Penny é um ser pensante e muito inteligente.

O autor criou um enredo fluído e envolvente até mesmo para quem não é fã de ficção científica como eu.

Nacionais Notórios 17/07/2021

Triller assustadoramente empolgante
Sinopse: Victor entrou de férias contudo não tem como curti-las já que sua família continua ocupada. Em um belo dia de caminhada sem ter muito o que fazer, escuta sobre uma parte da cidade na qual as pessoas dever tomar cuidado: a Serra do Marcolino. Um lugar repleto de cavernas inexploradas e perigoso. Empolgado com a ideia de mapear o local, Victor convidada o bêbado da cidade, Rabbit, e seu amigo veterinário, Silvério. Em sua primeira aventura as coisas não saem como esperado e voltam com as mãos quase vazias... A tarântula recolhida na caverna acaba indo parar na casa de Kevin,,, como seu bichinho de estimação ou algo a mais? Só resta fazer a leitura para descobrir o que irá acontecer.

Avaliação: Um livro sobre um tema que poucas pessoas escrevem, uma história repleta de tensão que te deixa na ponta do pé esperando o próximo acontecimento. Os personagens são pessoas como eu e você com as quais poderá se relacionar... Com toda certeza pelo menos uma vez você irá xingar eles ou querer salvá-los. Os acontecimentos são encadeados e feitos de forma a deixar o suspense cada vez maior. A escrita é dinâmica e agradável facilitando a leitura a ponto de você nem acreditar que acabou tão rápido. Apensar de conter termos científicos o uso do dicionário não é necessário. Todas as explicações aparecem ao decorrer do livro e ajudam a criar o clima de filme de terror fazendo com que a sua imaginação desperte para o lado sombrio. Em resumo um livro que você será incapaz de parar de ler e mesmo que fique com os cabelos do braço arrepiados... bem tem sempre um jeito de te prender no Mundo Inverso. Cuidado com os cantos escuros pode haver olhos vermelhos esperando para fazer de você a presa.

site: https://www.instagram.com/nacionaisnotorios/

Cibele 17/07/2021

Indicação de leitura
Tudo começa em uma cidade de Minas Gerais Dom Viscoço quando Victor decide passar suas férias explorando uma caverna na região.

E para essa aventura ele convida Rabbit ( o bebado da cidade) e Silveiro ( veterinário/ cientista).

Na primeira exploração da caverna, Silveiro encontra uma tarântula e decidi trazer lá para pesquisar. Mas devido seus compromissos acadêmicos em outras cidade, precisa deixar o "bichinho" aos cuidados de Kevin.

Já Rabbit ao tentar entrar na caverna,  se corta deixando uma amostra do seu sangue para as criaturas que vivem lá.

Isso lhe causa 2 ataques de morcegos, que se não fosse as vassouras de sua mãe Dona Alvina talvez nosso bebado tivesse virado refeição dessas criaturas.

Dois personagens que alegraram minha leitura foram Dona Alvina com sua vassoura tentando da um jeito na bebedeira do filho e salvando sua vida, e Rabbit  apesar de ser o bebado da história ele também conhece todos aos moradores os lugares sem falar que me deixou super curiosa para saber mais de sua história.

O misterioso gira em torno da tarântula que logo percebi ser a protagonista da história, Penny não é uma simples aranha, ela desenvolve uma espécie de domínio telepático com Kevin e se alimenta de seu sangue.

Super interessante é que Penny também narra a história do seu ponto de vista.

Outra coisa que vale muito comentar é a pesquisa, se você gosta de saber curiosidades tá aqui um livro para te saciar, o autor teve muito cuidado em desenvolver na sua obra dados super interessante como cavernas, insetos, tipagem sanguínea entre outros dados  que enriquece a história de mistério e fantasia, eu mesmo aprendi coisas interessantes.

A leitura é super leve, a narrativa me envolveu, confesso que  não terminei o livro no primeiro dia porque estava seguindo o cronograma da leitura coletiva do @grupocaidos.

Gostei muito dos personagens, uma mistura super interessante e não sei se é o fato de o cenário ser mineiro, me deu uma sensação de ser pessoas como a gente, que eu poderia esbarrar indo na padaria.

Lógico por se tratar de um livro com continuação, me deixou cheia de perguntas e curiosidades,  ansiosa para saber mais do portal, desse mundo inverso, que aventura vai acontecer com nosso bêbado? E Kevin?

Ricardo me deixou cheia de ideias e expectativas Amooo.

O autor está  cheio de novidades ainda para esse ano, e tem lançamento vindo por aí, então segui o autor @ricardorspinto. E fiquei por dentro.

Super indico

Maduf 03/05/2021

?? Resenha de hoje: Guardião do Mundo Inverso ??
?? Primeiro: gostaria de deixar claro que esse livro me deixou com um pouco de medo de aranhas, só um pouco. E apareceu uma na minha cama hoje. Um dia antes da live... Surtei.

?? Vamos para a resenha?

Fiquei totalmente encantada pelo livro, apesar do medo.

O cenário é brasileiro (algum mineiro por aqui?) e eu amei a forma com que o Ricardo descreveu algumas coisas, principalmente o início, em que ele me fez lembrar as aulas de geografia que tive na escola com um professor que também se chamava Ricardo. Será uma coincidência?

Os personagens são incríveis. Gente como a gente. Pura realidade. Cada um com sua particularidade. Um deles é a graça do livro e, pra mim, o que iniciou toda a aventura, mesmo sem querer ou ter ciência disso.

Depois que os três amigos começaram a explorar cavernas, com o ar de mistério saindo das páginas e sendo jogado na minha cara, eu não consegui parar de ler. O Ricardo soube encaixar tudo bem direitinho. A leitura não é cansativa, ou entediante. Fiquei presa no livro e nem percebi o tempo passar de tão gostosa que foi essa leitura!

Surtei muito com esse livro, principalmente com o final que me deixou de queixo no subterrâneo de tanto que caiu.

Joelcida 08/03/2021

Uma aventura de tirar o fôlego
Resenha: Livro Guardião do Mundo Inverso

?Victor mora em uma cidade do interior de Minas Gerais, tem uma vida tranquila e normal. Porém durante suas férias decide explorar a caverna da região com alguns amigos, Rabbit ( o bêbado da cidade) e Silvério ( veterinário/ cientista).

?Na primeira exploração voltam com um suvenir da caverna, uma enorme tarântula que por obra do destino acaba sendo dada para Kevin.

?Acompanhamos o que acontece com os três amigos depois de entrarem na caverna, como suas vidas são afetadas e a vontade de voltar para explorar mais o local.

?Já com Kevin presenciamos a interação com a tarântula e o quanto ela influencia a vida dele.

?A leitura começou lenta para mim mas depois que você se vê presa no mistério da história não consegue parar de ler até o desenrolar final.

?Você sente a tensão do ambiente nas palavras descritas, nos pesadelos e ataques ao longo do livro.

?A relação criada entre Kevin e a tarântula foi o que mais gostei, como o autor mostrou a submissão criada e a total dependência. Cruel mas muito bem escrito.

?O final nos presentea com cenas de ação e suspense. Devorei o último capítulo além de ficar ansiosa pro mais desse mundo inverso.

Chris 20/01/2021

Simplesmente maravilhoso.
Um livro que fiquei completamente apaixonada. Apesar de sofrer fobias de aranhas.(risos)
Realmente uma história de ficção, com uma pitada de fantasia.
Super recomendo.

mimosliterarios1 12/01/2021

Fantasia surpreendente!
Tudo começou na pequena cidade de Dom Viçoso, na região da Serra do Marcolino, repleta de cavernas misteriosas. Victor, Rabbit e Silvério, partiram juntos para a exploração das mesmas.

Uma aranha é encontrada em um lugar intocado... uma grande aventura, regada com suspense, terror e muitos mistérios.

Foi uma experiência muito agradável conhecer Dom Viçoso e suas belas paisagens, através dos olhos de Victor e conhecer os personagens tão singulares: Rabbit e Silvério.

O autor Ricardo R. S. Pinto agregou conhecimentos científicos, de forma direta, objetiva, encaixando-se perfeitamente com a trama.

As críticas sociais abordam o homem e sua exploração desenfreada da natureza, que leva a inversão da ordem natural. Além da reflexão sobre a relação de poder, a fragilidade do ser humano.

Prepare-se para conhecer uma fantasia diferente, onde a normalidade se choca com a força da natureza.

Uma fantasia que faz relembrar as lendas urbanas, perspassando o cotidiano da população de uma pequena cidade.

Venha desbravar a serra do Marcolino e prepara-se para viver grandes aventuras.

site: @mimosliterarios1