50 reflexões sobre a criatividade

50 reflexões sobre a criatividade Bruno Crispim

Resenhas - 50 reflexões sobre a criatividade

Candil 30/03/2023

Um ótimo livro com excelentes citações e conteúdo para ajudar não só escritores como também artistas das mais diversas áreas criativas

LimaJr 23/02/2022

Requer revisão
O aspecto positivo do livro é que o autor comenta frases de artistas e escritores conhecidos, sob a perspectiva de suas experiências e visão de mundo quanto à escrita. Porém, muitos erros de português me chamaram a atenção, ainda mais por se tratar de um livro sobre escrita. Fica a sugestão para o autor contratar um bom revisor. Caro é a impressão que fica quando nos deparamos com muitos erros num livro sobre o ofício de escrever publicado.

Brunna Brasil 24/12/2021

Textos curtos e inspiradores
Este livro é um compilado de conselhos sobre criatividade, voltado principalmente para escritores, no qual Crispim parte de uma frase de algum criativo renomado e a partir dela traça uma reflexão.

Um livro de leitura rápida, mas fascinante por nos fazer também pensar sobre as afirmações propostas e suas implicações. Como autora, entendo que parte do ofício da escrita é pensar sobre ele. Nossos métodos e hábitos, afinal, influenciam diretamente nossa produção e por quais caminhos (técnicos, criativos e práticos) ela se dará. É esse percurso de pensar o criar que o livro propicia a seus leitores.

Frases marcantes do livro:

“Para um artista, o fracasso e o sucesso são iguais. Os dois são impostores.” (Antonio Abujamra, ator e diretor)

“Escreva um conto toda semana. É impossível escrever 52 contos ruins em sequência.” (Ray Bradbury, contista e romancista; autor de Fahrenheit 451)

“Não force o leitor a ler uma frase novamente para compreender o seu sentido.” (Gabriel Garcia Marquez, novelista e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura)

“A maneira mais comum de as pessoas abandonarem seu poder é pensando que não tem nenhum.” (Alice Walker, ativista e jornalista; autora de A Cor Púrpura)

“A primeira qualidade de um escritor é ter boas nádegas.” (Dany Laferrière, escritor haitiano)

site: liviescrevi.medium.com

barbaradearlete 27/12/2020

Amei muito as escolhas dos textos e as reflexões sobre elas. Um grande aprendizado neste livro.