O Garoto do Fundo da Sala

O Garoto do Fundo da Sala Onjali Q. Raúf

Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala

Eu_Romanceando 10/03/2021

Ler O garoto do fundo da faz trouxe ensinamentos e lições que vou guardar em meu coração enquanto viver.

Ahmet está longe de seu país, de sua cultura e de sua família. Porem ao ingressar na nova escola vai ter o apoio de novos amigos que estão dispostos a fazê-lo se sentir aceito e amado.

As crianças vão protagonizar aventuras incríveis para ajudar seu mais novo melhor amigo a encontrar sua família. Uma aula de empatia, amizade, respeito, acolhimento... mesmo com assuntos tão sérios abordados como o preconceito com os refugiados, xenofobia e bulling, a leitura é leve e emocionante.

Uma leitura necessária para todas as idades e narrado pela visão inocente de uma criança de nove anos e nove meses.

Separei alguns trechinhos para vocês poderem perceber o quanto esse livro é lindo e emocionante:

?Acho que deve ser uma das piores coisas do mundo ser novo em um lugar e ter que se sentar com pessoas que não conhece. ?

?Queria que soubesse que não me importava que ele fosse uma criança refugiada. Ainda queria sua amizade. ?

?O Pensamento Profundo em que minha mente se encontrava envolvia perguntas de como alguém podia se assustar comigo só porque eu não me parecia com ele. ?

?Seria chato se todos fossem iguaizinhos. ?

?Papai sempre dizia que palavras podem doer mais do que socos, porque, quando você fica machucado ou com um hematoma depois, tudo desaparece após um tempo e você consegue esquecer. Mas palavras podem ficar com você por um longo tempo. E as palavras mais maldosas eram as que mais duravam. ?

?Que o mundo inteiro é cheio de corações que procuram um lugar para chamar de lar. Mas que os refugiados são diferentes, porque eles não procuram apenas por um lar, eles buscam paz também. E, por causa disso, possuem os corações mais especiais que qualquer um poderia ter.?

João Paulo 24/11/2021

Doce
Que livro perfeito ? Ao mesmo tempo que ele fala sobre refugiados que é algo tão triste, a história sendo narrada por uma criança e a escrita da autora torna tudo mais doce e divertido. É um livro recomendado para toda família. Tenho certeza que você vai tirar lições valiosas dele.
Klaus Costa 24/11/2021minha estante
Colocar na minha lista do quero ler

sabrinasbooks23 06/03/2021

Necessario
Esse livro trás uma lição de vida extremamente necessária, deveria ser lido por todo mundo.
Ver os acontecimentos pelo olhar de uma criança de 9 anos me ensinou a ter mais empatia pelas pessoas ao meu redor.
A amizade dessas crianças com a amiguinho refugiado que nem sabia falar a língua deles é linda, todos deveriam aprender a ver os outros como essas crianças.

Juliete 31/01/2022

Nota da autora
"Até setembro de 2015, nunca pensei realmente no que as palavras ?crise dos refugiados?significavam. Mesmo que isso fosse algo que estivesse sendo falado nas notícias todos os dias, parecia uma crise invisível ?algo que estava acontecendo em países bem, bem longe e para pessoas que eu não sabia praticamente nada a respeito. Mas, às 11h da manhã do dia 02 de setembro de 2015, tudo isso mudou. Não apenas para mim, mas, como descobri mais tarde, para milhares de pessoas ao redor do mundo. Porque foi naquela manhã que praticamente todos os jornais do mundo divulgaram a história de Alan Kurdi, um jovem garoto que morreu aos três anos tentando atravessar o Mar Egeu com a família dele. Ler aquela história me encheu com uma série de perguntas sem fim. Como isso foi permitido de acontecer? Por que não fiz nada antes? E o que eu poderia fazer agora? Porque sabia que tinha que fazer algo ?não importava quão pequena aquela coisa pudesse ser. Essas perguntas me fizeram agir. Fui atrás de agências que estavam trabalhando para salvar as vidas de refugiados e levantei o tanto de doações que eu podia para entregar a eles. Depois daquilo, decidi visitar os campos de refugiados mais próximos que podia encontrar e entregar ajuda diretamente. Comecei a me aventurar pelos campos em Calais sempre que eu podia. A força silenciosa do Ahmet é uma mostra das várias crianças que tive a honra de conhecer nas florestas, tendas destruídas, planícies lamacentas, cabanas e abrigos improvisados em Calais e Dunkirk, cidades da França. Mesmo depois de ter sobrevivido a horrores e crueldades, a capacidade de cada uma das crianças de ser atrevida, de rir, de encontrar alegria ou passar isso para os outros é um presente que permanecerei sempre maravilhada ao receber. Dentre os muitos rostos daquelas lindas crianças, decidi dedicar este livro para Raehan, ?o bebê de Calais?: um bebê de apenas algumas semanas de vida, que a mãe sobreviveu à destruição da vila onde morava e viajou milhares de quilômetros enquanto estava grávida. Depois da demolição do acampamento oficial de Calais, o bebê Raehan e a família dele desapareceram e não consigo parar de torcer todos os dias para que eles tenham chegado sãos e salvos à família que têm no Reino Unido. Até então, o legado de Alan Kurdi e do bebê Raehan seguem pelo trabalho de centenas de corações gentis que ajudam os refugiados não apenas a sobreviver, mas a encontrar segurança e um lar onde todos possam chamar de seu novamente."

Mariana_ 20/05/2021

Uma boa historia...
Gostei bastante do livro! Uma historia inspiradora sobre amizade!

Recomendo!

Maria Izabel 26/12/2021

Que livro leve , porém com um tema muito importante. Contado através de uma criança . Uma aventura.
Renata 28/12/2021minha estante
Já quero ler!!!

Paty 21/04/2021

Especial
Pensa num livro prazeroso de ser ler? Entao, é esse.. sensivel.. cm notas infantis.. engraçado..carismatico.. E acima de tudo com otimo enredo e reflexão.
Otimo, adorei do inicio ao fim..totalmente emocionante.

dede 07/01/2023

Lindo
Acho que todo mundo deveria ler esse livro, e levá-lo com aprendizado. É um livro com uma história linda e me abriu a cabeça de várias formas possíveis. Fala sobre ignorância, preconceitos, guerra, e principalmente, amizade.

Eu nunca realmente tinha pensado nesse assunto mais profundamente antes. Porque até então era só mais uma coisa que acontecia recorrentemente, que eu sabia que existia, mas que realmente não fazia diferença nenhuma na minha vida. Mas lendo esse livro e me colocando no lugar do jovem Ahmet, eu percebo que isso sim é um assunto que deve ser comentado, até acabar completamente. Parece que ninguém realmente se importa com isso, mas pessoas estão morrendo! Adultos e crianças e culturas estão morrendo!

Enfim, acho que é um ótimo livro pra refletir e deixar seus preconceitos de lado.

skuser02844 08/05/2022

"? Eu feliz de ter melhores amigos do planeta."
"? Que o mundo inteiro é cheio de corações que procuram um lugar para chamar de lar. Mas que os refugiados são diferentes, porque eles não procuram apenas por um lar, eles buscam paz também. E, por causa disso, possuem os corações mais especiais que qualquer um poderia ter."

Alê 03/06/2021

O garoto do fundo da sala
Um livro gostosinho de ler. Uma história que aquece o coração.
Rapido e fluido. Vale a pena!

Loma 09/06/2021

Lindo e emocionante!
Eu, particularmente, adoro ler livros que são escritos sob a perspectiva de uma criança e esse me encantou muito. Apesar de abordar assuntos pesados e difíceis, a inocência da criança que conta deixa a história leve e a leitura deliciosa. Eu me envolvi com a história, me permiti sonhar com as crianças, olhar com coragem e acreditar que daria certo. E concluo a leitura com uma sensação de que deveríamos nos permitir sonhar com um mundo mais justo e lutar por isso mesmo quando é difícil acreditar na mudança ou no resultado positivo. Quantas vezes deixamos de sonhar por não acreditar que é possível? Que possamos olhar mais para o mundo com a inocência das crianças e acreditar mais que é possível. Essa foi a grande lição que tiro desse livro lindo e emocionante.

Lilia.Camila 23/11/2021

Fofo
É um livro fofo e leve que mostra sobre a amizade,trabalho em grupo, preconceito e como ainda existem pessoas boas.

Demorei muito para ler mas acho que não estava na vibe do livro.

Amanda Mendonça 18/03/2021

O garoto Ahmet e seus Melhores Amigos.
Que livro INCRÍVEL!
Ahmet, um lindo garotinho que ao enfrentar tantas dificuldades e ter uma perda triste em sua vida, pôde fazer melhores amigos e mudar sua história de vida. Um livro que traz um tema relevante e de grande importância para nossos dias atuais (Fala sobre os refugiados).
Um livro lindo, com uma leitura muito prazerosa, cheio de emoção (não tem como não chorar) e de uma história encantadora. LEIAM! VALE APENA!

Lores 08/06/2021

Um livro muito bonito e emocionante, que traz mensagens importantissimas, mas na visão de crianças. Me emocionei bastante e refleti também. Amei o livro

Suellen.Hosoi 15/05/2021

O livro mais encantador que li esse ano. Trata de um assunto seríssimo, que é a crise dos refugiados, mas fala com uma leveza surpreendente. Eu ri, chorei e me apaixonei nessa grande aventura.
Ana Brolio 15/05/2021minha estante
É um livro que deveria ser incluído no conteúdo das escolas!
Estamos amando.