Johan Cruyff 14

Johan Cruyff 14 Johan Cruyff

Resenhas - Johan Cruyff 14

Guilherme Cao 11/01/2021

Cruyff tá carente
Quando ele fala de futebol, o livro é muito bom. Suas ideias de táticas e sua visão do jogo por uma perspectiva mais ampla são sensacionais. Porém, quando fala dos bastidores, é muito carente, perseguido, "todo mundo quer me derrubar"... Dá uma certa preguiça.
Victor Brasil 13/03/2022minha estante
amigo, eu queria ler. por acaso você poderia me enviar em PDF ou me dizer onde posso ler?

Jorge.Samuel 08/01/2024minha estante
Esse título me pegou

Bruno Palmeiras 29/12/2022

Autobiografia de um gênio
Cruyff foi um dos grandes gênios, do esporte que mais admiro e amo, que não vi jogar (mas o vi atuando como técnico). Claro vi por vídeos, mas não tem a mesma emoção de ver numa arquibancada ou mesmo ao vivo numa tela.
Gostaria de abordar 3 pontos sobre a autobiografia:
1- A escrita: genial como um jogador/técnico de futebol conseguiu escrever um livro, mas por outro lado faltou, para exaltar ainda mais a genialidade de Cruyff, um “toque” de um escritor.
2- Copa do mundo de 1978: Pena que ele não jogou esta Copa, que aconteceu durante a ditadura de Videla na Argentina, por motivos políticos (e ele nunca teve medo de ressaltar sua oposição à ditadura do Franco quando jogava na Espanha). O motivo dele não ter jogado foi pessoal.
3- Esportes nos EUA: Ela exalta muito esportes estadunidenses e sua organização. Sim, há elogios a se fazer como por exemplo eles equilibram o dinheiro de patrocinadores e transmissões entre os times. Mas há muito mais críticas negativas como, por exemplo usam os esportes para “limpar” a imagem do pais e de grandes empresários corruptos e exploradores e como a questão da participação de um time em uma liga é atrelada praticamente somente a questões financeiras e não ao desempenho esportivo.
Jessika.Lopes 29/12/2022minha estante
O maior depois de Pelé ?

Bruno Palmeiras 29/12/2022minha estante
menos ahhahaha

Paulo 25/11/2020

Esperava mais do Sr. Egocêntrico
Sinceramente, esperava mais. Parece uma novela mexicana, principalmente após a carreira como jogador, quando técnico e sobretudo quando dirigente: "Olhem para mim, só eu sei o que é bom para vocês, vocês não veem?!" Às vezes, em especial mais no final do livro, parece que ele se considera o Santo Graal dos profissionais do futebol. Acho que não preciso mencionar o quanto isso me irritou, não é? Mesmo que eu tenha gostado de vários traços dele, em especial a honestidade, dado que eu também tenho...

Uma parte que achei cômica da compreensão que ele dá para as coisas, ele cita em poucas linhas o problema que ele criou sendo patrocinado pela Puma e a seleção neerlandesa pela Adidas para a Copa de 1974, como se ele fosse um santo e não tivesse culpa (nem toda era dele, claro). Li recentemente um livro sobre a Adidas (vs. Puma) em que é dedicado umas boas páginas ao problema criado por Cruijf. É engraçado até, porque ele conseguiu ser um pé no saco tanto pra Puma naquela época e antes até, que patrocinava ele, quanto pra Adidas, que tentava "roubar" ele da irmã.

Enfim, gostei bastante até, da parte de seu período como jogador nos EUA e do capítulo sobre seu filho, Jordi, realmente tocante esse. Mas no fim só posso considerar um desperdício de dinheiro, mas ainda assim vai ficar muito bonito na prateleira com aquele laranja... mecânico. A propósito, edição limitada 87 aqui, haha.
Guilherme Cao 11/01/2021minha estante
Qual o nome desse livro da Adidas e Puma?