Feliz aniversário, Clarice

Feliz aniversário, Clarice (Org.) Hugo Almeida

Resenhas - Feliz aniversário, Clarice

Sophia.DaAvila 03/12/2023

Feliz aniversário meu nariz
Que amarga leitura. Uma escrita doce de pensamentos tão amargos e ácidos. Uma ocasião de reunião de família, as farpas e olhares são mais dolorosos as vezes que a morte da mãe.

Sofia136 18/06/2023

#23 resenha
Achei confuso. Tentei ler de novo algumas vezes para ver se entendia alguma coisa, mas não aconteceu.

Camille.Pezzino 22/12/2021

RESENHA #171: CLARICE, VOCÊ MERECE!
Embora literatura não seja difundida no país como gostaríamos, todo brasileiro já ouviu falar de Clarice Lispector. Nem que seja através de uma citação em alguma rede social, muitas vezes, que nem pertence à autora.

No entanto, o que muitos não sabem, é que a escritora completaria, ano passado, 100 anos se estivesse viva. Em sua grandiosidade, mesmo após a morte, Clarice é Clarice – e marca seu passo não só na história, mas como no coração das novas gerações.

Por conta disso, Hugo Almeida, apaixonado pela autora, resolveu homenageá-la, organizando uma antologia de contos de autores contemporâneos brasileiros que se inspiraram em Clarice para escrever. Para tal, o organizador decidiu escolher a coletânea Laços de Família, cuja conta com treze contos que retratam diversos aspectos críticos presentes na obra de Lispector.

Somado a isso, a coletânea conta com uma história chamada Feliz aniversário, que dá título duplo à obra organizada por Hugo Almeida. Bem como é, dentre todos os contos, o único a ter três histórias diferentes, uma delas escrita pelo idealizador do projeto.

Embora a obra original de Clarice Lispector tenha simbolismos que não estão presentes na antologia que a homenageia, como, por exemplo, o número treze, os autores reinventam e renovam os contos lispectorianos à sua maneira. Os contos contam com autores de ambos os sexos, de diferentes idades e regiões, o que dá uma multiplicidade de perspectiva à obra e à escrita.

Além disso, a antologia possui contos que são voltados à crítica literária mais do que a ficção, o que dá, também, diferentes posicionamentos a respeito da construção total da obra de Clarice. Também há citações e referências a outros livros, como A paixão segundo G. H., A Hora da Estrela etc.

Em relação aos contos em si, alguns são continuidades dos contos presentes na obra Laços de Família, outros seguem o apontamento crítico da autora, muito embora eu – particularmente – não consiga compreender algumas concepções temáticas elaboradas pelos escritores.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-171-clarice-voce-merece/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-171-clarice-voce-merece/

Mari Fourquet 01/12/2021

Não consegui gostar de mais da metade dos contos.
Não tenho nem por onde começar a falar desse livro, primeiramente, achei mais arrogância do que homenagem a ideia de fazer um compilado de contos baseados em Laços de Família, da Clarice Lispector.

Para piorar ainda mais, a maior parte dos contos era M U I T O ruins, não tinha um mediano, quando eles eram ruins, eles eram ruins mesmo, pra valer!!!!

Tentaram imitar a linguagem (falharam), parafrasear (péssimo), usarem trechos inteiros de obras dela.... Nada adiantou, a maioria dos contos continuaram ruins.

Mas uma coisa eu te vi que dar crédito, os contos que eram bons, eram Muito Bons, o do Itamar Vieira Júnior me fez cair em lágrimas do início ao fim e o A Maior Mulher do Mundo me fez pensar bastante, de fato, a nota do livro só não foi mais baixa por causa das pérolas que tinham nesse livro.

Mas ainda sim, com um livro 8 ou 80 e que me colocou numa fodida ressaca literária,não tenho como dar uma nota mais alta....

Ana Be 05/06/2021

Confesso que achei um pouco confuso, precisei reler algumas vezes para entender onde a autora queria chegar.