O poderoso chefão

O poderoso chefão Mario Puzo

Resenhas -

Rafael1628 30/12/2023

Surpreendentemente medíocre
É comum e relativamente frequente que o livro supere, e muito, eventuais obras cinematográficas nele baseadas. Raramente, no entanto, vemos um livro tão raso, fraco e vazio guiar apenas um dos maiores filmes de um dos maiores diretores da sétima arte. De fato, depois de lido o livro, fiquei ainda mais impressionado com a qualidade e competência do Coppola, já que fez de uma obra tosca talvez o maior filme de máfia até hoje.
Coisa semelhante me passou lendo "Na natureza selvagem" mas, nesse caso, a disparidade não era tão evidente. e tanto o livro quanto o filme são dignos de aplausos, cada um com suas qualidades muito bem trabalhadas.
Não me entendam mal os fãs do Poderoso Chefão, mas é impossível deixar de notar a completa desencessidade de capítulos inteiros, personagens sem relevância alguma ganhando contornos exagerados e, com desenvolvimento levando do nada a lugar nenhum (cito, nominalmente, Lucy Mancini).
Talvez uma parte da culpa seja minha, que estivesse com expectativas exageradas, tendo em vista o filme ser muito além do ordinário, No entanto, se até a primeira metade o livro é bom, dali em diante é ladeira abaixo, com um final que, admito, recupera a grandeza do início e talvez salve a obra.
Enfim, se não deu para se aprender nada, aprendi a não criar expectativas.

Guilherme 19/10/2023

Perfeito
Por muitos momentos enquanto lia esse livro, ouvia claramente a melodia tema do filme na minha cabeça. Não é atoa que esse livro inspirou um dos melhores filmes já feitos. Uma história muito bem contada, com riqueza de detalhes, sobre homens que decidem criar a própria moral, que decidem viver pelas próprias regras sociais. São vilões sim, mas se tornam admirados pelo público por sua lealdade aos próprios princípios, mesmo que atingidos por meios escusos. Acho que, o conceito de família, seja ela por laços de sangue ou por afinidades, despertam sentimentos de amor e ódio. Mario Puzo, apresenta por meio dessa ficção, um mundo que realmente existiu, e talvez ainda exista, de uma forma bem detalhada e empolgante. Um livro que vale muito a leitura, daqueles que a gente não consegue parar de ler.
Tatiana.Lustosa 07/03/2024minha estante
É um livro sensacional! É um dos poucos que releio ! Os filmes já assisti inúmeras vezes!

Thadeu Costa 13/07/2023

Mario Puzo - O Poderoso Chefão
O livro conta a história da Família Corleone, cujo chefe da família, Don Corleone, preza acima de tudo a família e a amizade. Contudo, por trás de tudo, sempre se espera a retribuição. Uma família mafiosa, poderosa e que domina Nova York.

Livro incrível. Máfia, crimes, amor, morte, perdão, vingança. Tudo muito bem amarrado num único romance. Todos os personagens, até os coadjuvantes, tiveram suas histórias contadas. Os protagonistas, como é o caso de Don Corleone, é um dos mais bem detalhados mas que realmente merece destaque e chama a atenção a sua forma de lidar com outros.

Ótimo livro e que não desmerece a sua adaptação cinematográfica. Faz tempo que assisti e agora vou ser obrigado a rever.. Kkkk

Se nunca leu, vale muito a pena

Brayan 05/12/2022

Magnífico e elegante ?
Uma obra prima, sem sombra de dúvidas.

Um livro que é interessante do começo ao fim, não deixa nenhum assunto passar batido no decorrer da história, te prende do começo ao fim.

O imperio que Don Vito Corleone construiu, é tão bem escrito que me falta palavras para descrever, o livro te passa todos os sentimentos que você consegue sentir.

MAGNÍFICO ??

Mia 25/05/2022

Classico!
Fazia muito tempo que não demorava tanto para ler um livro, não que a história seja ruim, ou que não prende a atenção, apenas pq não tive tempo!
É um clássico! É engraçado como eram os pensamentos das pessoas depois da segunda guerra mundial, os comportamentos, os costumes.

Um homem tem apenas um destino!

Laertte 15/02/2022

O poderoso chefão
Este é um dos raros casos em que o filme supera o livro. Não que el seja ruim, longe disso, porém falta um pouco de sutileza a exemplo do final onde existe o mesmo do filme porém o autor estica mais um capítulo, sendo desnecessário.

Rafael.Pereira 15/01/2022

Uma proposta irrecusável?
Como a maioria dos leitores, meu primeiro contato com o a história de O Poderoso Chefão foi após assistir a belíssima obra de Francis Ford Coppola, que me instigou para buscar o material original.

No livro de Mario Puzo a história se desenvolve de uma maneira totalmente diferente alterando a ordem dos acontecimentos e o desenrolar da trama, tornando a leitura em uma experiência única e viciante. Além disso, personagens que no filme apareciam apenas como plano de fundo tem um destaque maior que amplifica o poder da história.

Essa história é dividida em livros (amontoados de capítulos) que tornam a história mais fluida e bem dividida.

Em conclusão, a obra é uma das melhores do gênero de romance de máfia, imergindo o leitor nesse universo e prendendo a atenção até o último segundo.

Helison.Fortunato 14/12/2021

Poderoso no filme e mais poderoso no livro
Falar do Poderoso chefão é muito interessante pra mim, descobri ele aos 14 anos e desde então fiquei fascinado, com inclinações notáveis a me tornar um mafioso.(kkkk) Mas o livro é perfeita, ele destrincha com mais detalhes como o Don fora forjado, e isso na minha opinião o torna mais forte no livro, faz com o leitor o respeite e o admire, coisa que já ocorria no filme, mas agora tem uma chancela por causa da história. Senti falta apenas da cena em que a filha de Michel(que nesse caso ele nem a tem) fora baleada na porta do teatro, no filme foi muito emocionante pra mim. No mais a obra é perfeita.

V_______ 28/10/2021

O Poderoso Chefão
A muito tempo que queria ler esse livro, mas tinha um certo receio de acabar não gostando tanto quanto o filme, que é um dos meus favoritos, já devo ter visto dezenas de vezes e certamente verei mais algumas dezenas, inclusive estou com uma vontade de assiti-lo agora que terminei o livro.
O Poderoso Chefão conta a trajetória da mafiosa família Corleone, responsável por gerenciar grande parte do submundo do crime de Nova York em meados da década de 40, mas que se recusa a entrar no ramo das drogas, o que gerará conflitos e grandes inimizades com outras famílias da Cosa Nostra.
A corrupção dos homens e da alma, o romanceado mundo do crime é tão encantador que se torna impossível não torcer pelos vilões. Toda a trama é muito bem trabalhada, não há pontas soltas, até as coisas mais sutis tem seu propósito, os personagens, ambientação, maravilhoso, um livro para favoritar. Aproposito, o filme foi muito bem adaptado ( o que ?! Você nunca viu o filme ?! Dio Santo ! Vá ver! ), agora estou satisfeito, um dos meus filmes favoritos é um dos meus livros favoritos também.