A Mimese do Tenro Tempo ou Letra, Poema e Música?

A Mimese do Tenro Tempo ou Letra, Poema e Música? Americo

Resenhas - A Mimese do Tenro Tempo ou Letra, Poema e Música?

Ocelo.Moreira 24/04/2020

POEMAS INCISIVOS
Confesso que não sou nenhum expert em poemas, pois já li poucos livros do gênero. Mas também confesso que gostei desse livro aparentemente simplório.

Seus poemas são crus, simples e direto. Alguns curtos e precisos, outros não tão longos, mas cortantes como navalha. Ou seja, indo direto na carne.

Dentre os poemas desse livro os que mais gostei são: ‘Os Melhores Amigos’, ‘Livros’, ‘As Cordas’ e ‘Vítimas do Destino’. Não que eles sejam os melhores do livro, mas o que mais me acertaram em cheio.

O autor sabe muito bem o que quer dizer em seus poemas concisos, em alguns ele até chega a brincar com as rimas. Mas sem perder a essência de sua mensagem direta, ferina, mordaz, ou como dizem; um papo reto.

É perceptível que alguns poemas do livro foram feitos por meio de observações de uma fase adolescente do autor. Mas de um adolescente maduro, não aquele infantil. E que foram escritos de acordo com as observações desse adolescente inconformado, crítico, de visão e comportamento imutáveis. Ou seja, não corruptíveis pelo sistema.

Há um poema nesse livro que me chamou bastante atenção e até me fez lembrar de uma banda Hardcore Punk paulista, Vírus 27, dos anos 80 que conheci na adolescência. O poema se chama: Policie-se. Quem conhece algumas músicas dessa banda sabe do que me refiro (Suas letras singelas e mordazes).

Enfim, para quem é fã ou apreciador de poemas e além de tudo adora ler algo sob uma visão crítica das coisas, eu indico a leitura desse livro: ‘A Mimese do Tenro Tempo ou Letra, Poema e Música?’ do Américo.