O Enigma do Quarto 622

O Enigma do Quarto 622 Joël Dicker

Resenhas - O Enigma do Quarto 622

Ivy 11/08/2023

O enigma do quarto 622
O livro já começa com um assassinato! Já começa com a tensão a mil, agora imagina ler mais de 400 páginas e não saber ainda quem morreu? E quando descobrir quem morreu devorar todas as páginas restantes pra descobrir quem matou? Sensacional! Um dos melhores livros de suspense que já li nos últimos tempos, eu simplesmente não conseguia parar de ler até chegar no final e pra mim o final foi pra fechar com chave de ouro, amei a mensagem do parágrafo final, até destaquei, com certeza vai pro top 10 esse ano, super recomendo

Renata 11/08/2023

INCRÍVEL
Até metade do livro eu não estava gostando... linguagem erudita pra uma época q é tudo muito simples falar e se expressar (ninguém fala INDUBITAVELMENTE numa conversa com a namorada), a história do editor morto no meio da intriga q quebrava o clímax, as idéias dos personagens q ao invés de 30 pareciam q tinham 5 anos (sério... estava me sentindo no primário), a História de amor de Lev e Anastasia quase me fazia vomitar de tao ridícula... mas eu continuei pois queria saber quem era o assassinado e o assassino... aí da metade pra frente começaram as reviravoltas...O QUEEEEE???!!!!!... cada página era uma surpresa, e no final? MINHA CABEÇA EXPLODIU E EU COMECEI A BATER PALMAS (eu bati palmas mesmo kkkkk).... SEEEENNNSSAAACIIIOONNALLLL!!! Me surpreendeu em todos os sentidos, poucos livros fizeram isso. Estou em choque!! INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL

Pamela.Pugliano 11/08/2023

"E as aventuras são as férias da vida."
Primeiro livro do autor e acho que esperava mais. Podem ser minhas expectativas, mas apesar da boa fluidez do livro, achei ele extremamente arrastado, mesmo que tenha se concluído muito bem e que tenha gostado muito de como tudo se encerrou.

Bom, temos a história de um escritor, que está escrevendo sobre seu editor, mas que parece querer escrever sobre um crime não resolvido, e que talvez não seja nada disso. No geral o livro tem muitas nuances que vamos conhecendo ao longo do seu desenvolvimento, mas o que me pegou, é que muitas coisas começaram a parecer meio convenientes, e depois de transcorrer grande parte do livro e o leitor ainda estar preso em um círculo de culpado e assassino, não achei que o autor soube prender muito bem para a conclusão. Não nego, a conclusão foi interessantíssima, muito legal, mas o assassino achei razoável e o finalzinho nada demais. Se não fosse o grande número de páginas, eu consideraria um ótimo livro pra passar um tempo.

Enfim, leiam. É interessante como tudo se correlaciona e se desenvolve, mas não nego - chega um ponto que você só quer que acabe. Leitura recomendada. Aproveitem.

Neiva 10/08/2023

Amo a escrita desse cara mas acho que poderia ter menos páginas, várias coisas deram voltas sem sentido, repetições, pareceu que queria encher página, maaaass a história é sensacional, dei 3,5?? só que é uma nota boa, nota exclusivamente pro plot inesperado e MALUCO que esse livro trouxe.
Ansiosa pra conversar com a galera do clube ??

Letícia Miranda 09/08/2023

Escritor
Essa foi uma das leituras mais demoradas do ano, e talvez, não num bom sentido.
Não que o livro seja ruim, não é. Mas senti que, além de ser altamente descritivo em coisas não tão importantes, os personagens em si deixam a desejar em profundidade.

O desenrolar da história é bom e envolvente, a leitura em si é fluida, apesar de ter muitos personagens e muitos cenários, que por vezes muda sem um indicativo, mas no decorrer da leitura, fica fácil de se localizar no tempo e espaço.

Um ponto que achei bem médio foi a quantidade de plots de uma vez só em 30/40 páginas, além de não deixar o leitor entender bem o que aconteceu, fica um pouco previsível.

A escrita do autor lembra muito as histórias de Agatha Christie, assim como o desenrolar e a investigação.
Alex 27/08/2023minha estante
Tive a mesma sensação

Vh chrollo 05/08/2023

Achei o livro com uns plots mirabolantes demais. Joël saber escrever histórias e personagens fascinantes e não foi diferente nesse, apesar de eu achar esse o livro com mais conveniências do autor, no clímax do livro ele venho com um plot mais mirabolante que o outro. Apesar das ressalvas essa história tem um coração.

Scaldini 04/08/2023

Ruinzinho
O livro poderia ter umas 400 páginas a menos.

Além disso, o plot poderia ter sido bom se o autor não tivesse viajado na maionese. Criou muitos elementos, que fugiram completamente da realidade (de um jeito forçado)

Acho que foi um dos livros que mais demorei pra ler na vida, só não larguei pq eu detesto largar livro pela metade, foi sofrido continuar

As últimas 150 páginas deram uma emoção, ou seja, o autor poderia ter economizado as outras 350

Kelly718 04/08/2023

Um livro cheio de plots ?
Na história conhecemos Joël, um autor que está triste com a morte de seu amigo, o editor Bernard. Bernard foi a pessoa que tornou Joël um escritor bem sucedido. Para piorar, Joël se envolve com uma de suas vizinhas, e com o fim do relacionamento entre os dois, o homem decide tirar umas férias para colocar a mente no lugar e não pensar mais na escrita, pelo menos durante um tempo.

O retiro de férias é em um luxuoso hotel, o Palace de Verbier, Joël fica hospedado no quarto 621 bis, o que lhe causa um estranhamento inicial, afinal o andar tem o quarto 621, 621 e 623. Mas afinal, por que eles não tem o quarto 622? Essa questão parece entreter Scarlet, uma outra hóspede que Joël conhece no restaurante.

Juntos, eles começam a investigar o porquê da ausência do quarto. E então descobrem que o Palace de Verbier foi palco de um assassinato, e no centro dessa tragédia estão uma série de personagens que compõem a narrativa dessa história!

Esse é só o início do livro, conforme vamos lendo descobrimos muitos personagens que iram se tornar suspeitos e vão te manter envolvidos na história.

Achei o livro bem grande e de início achei a leitura um pouco lenta, mas no final tudo se encaixa e entendemos o porquê tantas coisas são escritas, e por fim minha cabeça deu nó.
Não esperava por tanta reviravoltas e ele me surpreendeu muito, eu não esperava ?

Nixiies 04/08/2023

Conveniente é um bom jeito de descrever
Gosto muito de como o Joel Dicker estrutura seus livros, explicando tudo o que uma personagem passou para justificar o porquê dela ser assim até mostrar o que de fato aconteceu. Mas, nesse livro em especifico, achei esse ponto um pouco maçante. Quando a história parecia começar a se desenvolver, voltava no passado e você acabava perdendo o hype daquele momento em especifico. Além disso, pra mim foi dificil gostar das personagem de fato, apesar de bem construídos, por conta da personalidade mesmo. As atitudes de alguns vão de encontro o que eu acho que seja certo, além de situações serem muito convenientes em muitos momentos, o que já fazia você desconfiar das coisas.

Em questão ao plot em si, achei que fica mais empolgante a medida que chega no final. Como eu conheço a escrita do autor e sei que ele não dá ponto sem nó, fui matando o mistério bem antes do final. Mas, isso com certeza não diminuiu a graça do livro. Rushei muito mais por conta disso e terminei rapido quando cheguei a uns 70%. O livro em si é bom, mas acaba sendo mais politico que policial, o que não é muito meu estilo. Não seria o primeiro livro do autor que eu recomendaria, mas não deixa de ser bom. Apesar, de não ter gostado do final das personagens.

Jojo 04/08/2023

Se preparaaaaa
O livro tem muitas camadas e diversas reviravoltas. No começo, fiquei com preguiça de tantas idas e vindas ao passado, presente e futuro. Mas de fato, é uma história muito muito interessante. Desconfiei no capítulo 40/42 o verdadeiro culpado e acertei. Adorei muito muito o final. Foi o que eu tinha imaginado.

artemis 27/07/2023

Plot atras de plot
Véi achei muito louco, amei a escrita dele e os personagens principalmente a anastasia e o lev (meio psicopata) e todo mundo muito falso e doente por dinheiro mas é a vida? teria dado 5 estrelas mas não gostei da enrolação nas últimas páginas.

Levovitch 27/07/2023

Um escritor renomado decide escrever um livro baseado na vida de seu falecido editor. Durante uma viagem de férias, ele conhece uma mulher intrigante e juntos começam a investigar o mistério por trás da inexistência do quarto 622 em um hotel. A narrativa se desenrola intercalando entre o presente, onde o escritor conduz a investigação, e o passado, revelando os acontecimentos semanas antes do misterioso assassinato que ocorreu nesse mesmo quarto.

O autor soube intercalar passado e presente com precisão, nos mostrando certos acontecimentos em momentos certeiros na história, além disso, a maneira como ele conduz a trama, só me fez querer devorar esse calhamaço, com capítulos curtos e escrita simples, me envolveu rápido demais dentro da historia. E o que falar dos personagens, muito bem desenvolvidos durante todo o enredo, desde seu passado, motivações e desfechos, conseguimos nos apegar facilmente a cada um deles. Os plot-twists foram bem surpreendes e em grande quantidade, principalmente a partir de 75% da leitura. No geral, é um excelente suspense que mistura romance, espionagem, intrigas bancárias e drama.

bia | @biatalendo 20/07/2023

Fiz as pazes com o Joël Dicker!
Eu tinha uma coisa com o Dicker que era a seguinte: nunca vi uma escrita tão péssima e constrangedora de personagens mulheres.
Eu abandonei Stephanie Mailer e Harry Quebert foi sofrido demais. Não gostei das tramas, achei elas exageradamente densas, mas a maneira que mulheres eram escritas simplesmente não tinha cabimento. Eram jovens frívolas, sempre femininas, bobas, burras, com o único propósito de agradar os homens da trama, era absurdo de ruim.

No entanto, acredito que ele tenha se redimido comigo após O Enigma do Quarto 622

Ele não dá ponto sem nó e a escrita dele deixa ganchos absolutamente precisos para os próximos capítulos. Você precisa ter atenção para ler, há diversos pontos de vista, personagens, idas e voltas no passado, mais histórias, é denso, mas muito bem construído.
Dicker se importa com os personagens dele a ponto de exigir pelo menos um breve parágrafo apenas para dar uma backstory para determinado personagem. Alguns defeitos que eu tinha achado na trama tiveram uma explicação genial. Simplesmente amei as reviravoltas e como elas se encaixaram ali.

É um livro lançado em 2020, e eu acredito que ele tenha tomado noção da sua escrita sobre mulheres, aqui está MUITO melhor. Não há passividade exclusivamente feminina, ou personagens sonsas que servem de apoio, me senti mais confortável lendo.

SPOILERS ABAIXO!

Eu achei genial que tinha algumas coisas da trama política e empresarial que não faziam sentido serem tão fáceis. Eu pensei: ok, temos que dar uma colher de chá para o escritor, algumas coisas precisam ser facilitadas pela mágica da literatura. Mas quem estava fazendo isso não era o Dicker do nosso mundo, e sim Joël Dicker do livro! Genial um plot dentro do outro, isso explica o porquê de algumas coisas terem sido facilitadas, ora, é a mágica do escritor.