O Enigma do Quarto 622

O Enigma do Quarto 622 Joël Dicker

Resenhas - O Enigma do Quarto 622

-Koraline 07/12/2021

Loucura
#MaratonadoDesespero - Desafio Prisioneiro - Um livro que comprou no início do ano ou em 2020 e ainda não leu.
Esse livro é a coisa mais caótica que já li, é inacreditável que a quantidade de eventos da história se passam em menos de 530 páginas. A premissa do livro é a seguinte: um escritor famoso está escrevendo um livro baseado na vida de seu editor, que faleceu, quando, em uma viagem de férias, conhece uma mulher, e ambos começam a investigar o motivo de não existir o quarto 622 no hotel. A narrativa é intercalada entre o presente, que é a investigação do escritor, e o passado, desde semanas antes do assassinato que ocorreu no quarto. Na maioria dos livros de investigação que já li sempre tem alguma parte bastante monótona lá pela metade que me faz cansar um pouco da leitura, mas com esse livro isso não acontece. Revelações são feitas constantemente, e devo dizer, quem foi o assassino é o que menos tive vontade de descobrir. Durante toda a narrativa do passado, o autor retoma absolutamente toda a vida dos personagens, desde a infância, eventos traumáticos e como se conheceram, fazendo com que o leitor tivesse total entendimentos de suas motivações e ações, então me senti extremamente envolvida com as personagens, e em certo ponto, até mesma preocupada com eles, a complexidade da personalidade de cada um é encantadora. O desfecho do livro, e não, não estou falando do assassino, mas sim das última cinco páginas foi o que mais me surpreendeu, e foi uma ideia simplesmente genial do autor. Apesar de toda a rasgação de seda, o livro tem sim um defeito, e acontece lá por 75%, quando uma sucessão de reviravoltas começa a acontecer e não param mais, e tudo se desdobra em tamanha velocidade que fiquei um pouco perdida tentando entender o que cada personagem tinha feito, e algumas ações não tiveram nenhum propósito. Enfim, é uma história muito boa, e recomendo para quem gosta de um boa descrição de personagem.
Jenny Puerta 07/12/2021minha estante
Eu tb adorei esse livro! :)

Ana Vidal 07/12/2021minha estante
sério q vcs gostaram desse autor? eu li um outro livro dele q eu odiei........

-Koraline 07/12/2021minha estante
Só li esse livro dele até agora... Qual vc leu e nn gostou, Ana?

Cleber 08/12/2021minha estante
Adorei a resenha?

Ana Vidal 08/12/2021minha estante
eu li A verdade sobre o caso Harry Quebert.

Eduardo.Zastrow 28/02/2022minha estante
Livro fraco. Achei incríveis tanto o livro do Harry Quebert quanto o da Stephanie Mailler. Mas esse foi uma forçação de barra sem precedentes.

Brunomorai 25/05/2022minha estante
150 páginas e não to gostando muito não

Milena.Margutti 22/06/2022minha estante
O primeiro livro desse autor que li foi A verdade sobre o caso Harry Quebert e depois O livro dos Baltimore, amei os dois. Mas esse tá complicado, não flui, os personagens não cativam, parece tudo meio sem motivação...

Kamilla120 31/10/2023minha estante
Super amei

Iamlaviniamonteiro 25/02/2024minha estante
Estou a 3 meses com o livro? agora que peguei para lê-lo realmente? AMO ESSE AUTOR, porém estou sentindo que está um pouco travada a leitura? vamos ver

Mike27 08/09/2023

Joël Dicker mestre do romance policial!
O livro conta a história de um crime misterioso que ocorre em um luxuoso hotel na Suíça.

A trama se desenrola a partir do momento em que o narrador, que também é o protagonista, decide passar suas férias no Hotel Palace de Verbier. Lá, ele descobre que, vinte anos antes, um assassinato ocorreu no quarto 622 do hotel, mas o caso nunca foi solucionado. Intrigado, o protagonista decide investigar o crime por conta própria.

Ao longo da narrativa, o autor mescla passado e presente, revelando detalhes sobre o assassinato e apresentando uma série de personagens suspeitos. A cada capítulo, novas pistas e reviravoltas são apresentadas, mantendo o leitor envolvido e curioso para desvendar o enigma.

Além da trama principal, o autor também aborda temas como amizade, traição e segredos familiares. Os personagens são bem desenvolvidos e possuem camadas de personalidade, o que contribui para a imersão na história.

"O Enigma do Quarto 622" é um livro que mantém o leitor intrigado do início ao fim. Com uma trama inteligente e cheia de reviravoltas, Dicker entrega um romance policial de qualidade, que agrada tanto os fãs do gênero quanto aqueles que buscam uma leitura envolvente e surpreendente.

Em resumo, "O Enigma do Quarto 622" é um livro que combina mistério, suspense e drama de forma habilidosa. Com uma trama bem construída e personagens cativantes, Joël Dicker nos presenteia com um romance policial que prende a atenção do leitor até a última página.
Naiara 08/09/2023minha estante
ihh parece um daqueles livros que nao deixa dormir a noite de curiosidade rs

Mike27 08/09/2023minha estante
É exatamente isso!

Davi785 08/09/2023minha estante
Me fez lembrar muito o livro - O Iluminando do Stephen King. Já me interessei kkk

Mike27 08/09/2023minha estante
Davi O Iluminado é um clássico do mestre do terror, que por sinal está alguns patamares acima de Dicker, mas de fato notei algumas semelhanças na escrita, o Joël deve ser fã do King! Kkkkk

Beatriz 15/12/2020

chocada
Esse livro foi o melhor que li no ano.
Um suspense incrível, muitos plot twist, um triângulo amoroso..
fui pega totalmente de surpresa em todos os suspenses, fiquei totalmente chocada com esse livro, recomendo muito
raquel 20/12/2020minha estante
Tô lendo e tô gostando muito

Drikolina 26/12/2020minha estante
Estou vidrada hahaha não consigo largar

Érico 29/12/2020minha estante
Fico feliz em saber. Ainda não li, faz poucos dias que soube do lançamento da edição brasileira. Mas tenho CERTEZA que gostarei, pois adoro TUDO do Joël Dicker. Já se tornou meu escritor favorito.

Beatriz 03/01/2021minha estante
eu conheci ele por esse livro, já estou lendo outros, amei a escrita dele

Érico 03/01/2021minha estante
Eu conheci por "Os Últimos Dias de Nossos Pais", que se passa na 2ª Guerra Mundial - bem diferente dos outros livros dele, mas muito bom, tocante, emocionante...

Beatriz 04/01/2021minha estante
eu tô lendo agora o desaparecimento de stephanie mailer e tô adorando

Soueujasmin 04/01/2021minha estante
Menina, eu tô fascinada pela escrita fácil e atrativa... Mal comecei mas já tô empolgada! ??

Diogo.Natoli 05/03/2021minha estante
Ganhei um vou ler ja ja

FabiBraga 28/03/2021minha estante
Eu amei todos os outros livros dele. Estou adorando esse também.

LuaTeresa 13/05/2021minha estante
Tem algum gatilho ou cena +18?

Larita 23/06/2021minha estante
Acabo te terminar a leitura. Estou completamente deslumbrada com a forma de escrita do autor: muito minunciosa, mas não de um jeito tedioso, e sim com clareza e objetividade, sem desvaneios. As histórias e personagens estão todos conectados do início ao fim. Uma verdadeira obra de arte. Recomendo a leitura. ?

FabiBraga 24/06/2021minha estante
Realmente a escrita do Joel é fluída e inteligente.

Brandajulise 14/07/2021minha estante
Lua
Estou lendo agora, e não vi nenhuma cena gatilho ou mais de 18
Posso supor que essa leitura e para mais de 14
E bem leve

LuaTeresa 14/07/2021minha estante
Entendi. Obrigada por avisar @girlgeek

DeAmor 03/09/2021minha estante
Final inusitado! Me pegou direitinho rsrsrs

Gustavo Rodrigues 19/11/2022

É um livro divertido, pra ler sem muita pretensão quanto a história. Todos os livros do Joël são meio mirabolantes, e esse não foge à regra.

Ninguém pode dizer que o Joël Dicker não é criativo. O cara mete 500 plot twists por capitulo e te deixa mais perdido que cego em tiroteio. Mas, justiça seja feita, essa sensação desnorteada é em relação à quem pode ser o(a) assassino(a), ou a quem é bom ou ruim, e não em relação ao andamento da história.

Contudo, essa característica traz um ponto relativamente negativo: pra quem gosta de uma leitura mais ?séria?, que a história converge pra um ou dois plot twists principais, esse livro pode não agradar tanto. E, além disso, o autor utiliza algumas coisas que não condizem muito com o que aconteceria na realidade, então se for pra tá pensando ?hmmm será que isso realmente seria possível?? também não vale muito a pena embarcar nessa história ?

É quase uma novela mexicana, cheia de reviravoltas e com algumas coisas meio mibolantes, mas bem escrita e divertida. Vale a pena. ?

Samukk 11/03/2024

Sensacional
Um suspense de qualidade. Tem coisas que eu gosto e coisas que eu não gosto, mas esse livro merece mais elogios do que o contrário. O plot disso é perfeito !!!

saulo macedo 01/02/2024

Genial!
Uma palavra define esse livro: teatral. Tudo parece extremamente encenação e com reviravoltas mirabolantes dignas de novela mexicana.
Descobrir quem é o assassino do quatro 622 é um mero detalhe, porque o que gira em torno dos acontecimentos nesse quarto é que faz o livro ser tão genial.
É um bom livro, não minto, mas não chega nem aos pés de "O desaparecimento de Stephanie Mailer", que pra mim, inevitavelmente, é um dos melhores livros de suspense policial.
"O enigma do quarto 622" é engenhoso e extremamente genial, não podemos negar, o autor sabe prender a atenção do leitor e colocar plot twist no momento certo, deixando quem está lendo de boca aberta e igualmente deixar perguntas na nossa mente durante todo o percurso da história.
Toda a história é um emaranhado de triângulo amoroso, jogos de poder, golpes, ciúmes e traições... muitas traições.
Eu sinto que dentro desse livro tem 4 histórias: a história de Macaire e Lev no passado; uma carta de despedida do Joël ao seu editor, Bernard; a história do enigma do quarto 622 e a história do Joël com a Scarlett.
Por conta de tudo isso, tem hora que achamos chato, entediante e talvez até um pouco confuso pois fica parecendo que o autor frisa muito nas páginas desse manuscrito sobre todas as histórias, menos a do enigma do quarto 622.
As primeiras 250 páginas são terrivelmente difíceis, não que sejam completamente ruins, mas também não são totalmente boas, pois eu tive a sensação de estar lendo uma história totalmente aleatória e sem sentido nenhum para o percurso do livro. Parece que ele queria porque queria fazer um calhamaço de mais de 500 páginas e ficou enfiando as histórias dos personagens de quando eles eram jovens. Caramba Joël, não precisava disso. Não vou mentir, me deu uma vontade ENORME de pular essas páginas.
Preciso confessar uma coisa: o autor conseguiu me fazer de besta até no último capítulo do livro (e olha que já tinha finalizado a investigação e descoberto o assassino).
Genial cara, genial.
Recomendo, mas você terá que aguentar até a página 250, se passar dela o livro voa e é extremamente viciante lê-lo.
Tenho certeza que "A verdade sobre o caso Harry Quebert" é avassalador e eu quero muito ler ele.

4 estrelas.

------------------------
"Do que somos capazes para defender as pessoas que amamos? É assim que se mede o sentido da nossa própria vida."

"Para onde vão os mortos? Para todos os lugares onde possamos nos lembrar deles. Especialmente para as estrelas. Pois elas nunca param de nos seguir, elas dançam e briIham na noite, bem em cima de nós."

"A vida é um romance que já sabemos como termina: no fim, o herói morre. Por isso, o mais importante não é como nossa história acaba, mas como preenchemos as páginas. Pois a vida, como um romance, deve ser uma aventura. E as aventuras são as férias da vida."

Bernardo Luiz 04/08/2021

Que Plots Twist foram esses ?? eu não acertei nada hahaha
? Para onde vão os mortos? Para todos os lugares onde possamos nos lembrar deles. Especialmente para as estrelas. Pois elas nunca param de nos seguir, elas dançam e brilham na noite, bem em cima de nós. ?

Essas foram uma das últimas passagens escrita nesse livro e foi a que mais me chamou atenção, O Enigma do Quarto 622 é uma excelente história onde o próprio escritor é o personagem principal onde mistura um fato pessoal de sua vida pra escrever um livro de ficção.

O livro fala sobre um escritor o próprio Joël Dicker que vive o luto do seu editor que faleceu recentemente. Decidindo sair de férias para espairecer a mente, ele viaja para os Alpes Suíços, instalando-se num hotel de luxo renomado, Jöel ao ser hospedado no quarto 621 Bis , em vez do 622 , sendo que a sequência segue normalmente como 623 (621, 621 Bis, 623) onde o 622 não existe. Achou estranho a numeração do seu quarto, então questiona os funcionários do hotel sobre o motivo dessa numeração curiosa, não conseguindo uma resposta satisfatória, Jöel junto de uma personagem no qual ele se conhece e logo se dão super bem, decidem se unir para descobrir o motivo da extinção do número 622. O que descobrem sem muitas dificuldades, é que a 15 anos atrás ocorreu um assasinato sem ser solucionado pelas autoridades no quarto 622.

A partir disso, Jöel se dedica a investigar entender o Enigma do Quarto 622 e quem foi o autor do crime cometido tanto anos atrás.

O livro começa num ritimo lento, introduzindo muitos personagens, mas na metade pro final, o livro entra num ritmo alucinante, com plots twist de explodir nossas cabeças, e personagens incríveis e muito cativantes. Um livro que eu adorei e recomendo a todos lerem, O Enigma Do Quarto 622.
Kess 04/08/2021minha estante
O que faltou para 5 estrelas?

Bernardo Luiz 04/08/2021minha estante
Eu achei um livro um pouco lento no início, com diálogos arrastados demais, mas quando chegou na metade pro final compensou bastante.

resenhasdajulia 30/12/2021

Há alguns anos, no Palace de Verbier, um hotel nos Alpes Suíços, houve um assassinato no quarto 622.

Anos depois, Joël é um escritor que está passando por um período de luto, em decorrência da morte de seu editor. Para espairecer um pouco, ele decide tirar férias e se hospeda no Palace de Verbier.

Chegando lá, Joël acha estranho que seu quarto é o 621 bis, e decide descobrir o que aconteceu no quarto 622, anos atrás.

É um livro cheio de segredos e reviravoltas, que alterna entre passado e presente, e com muitos personagens.

Achei uma história muito interessante e detalhada! O melhor que li do autor até agora!

Larissa @laridallabrida 12/04/2021

Loucuraaaa
Sem dúvida nenhuma o livro mais louco do Joel.

Incrível, maravilhoso, cheiooooo de reviravoltas.
Muitaaaa coisa, muitos segredos e muitos personagens.

Muito bem construído.

Adorei
Tamy Vianna 13/08/2021minha estante
Estou louca para ler esse livro. ?

caspaeletrica 21/01/2023

7/10: O C0rno Do Quarto 621 bis
Começo dizendo que adorei a leitura, como é de se esperar de um livro do Joël. A escrita dele é tão fluída e direita, e os personagens deles são sempre tão interessantes e bem desenvolvidos. Entretanto, algumas coisas me decepcionaram nesse livro.

O final, por exemplo, foi BEM decepcionante para um livro tão bom. Além de ter sido um tanto quão mal escrito e mal desenvolvido, na minha opinião, a escolha feita pelo autor para culpar foi extremamente broxante e desapontador ? e é algo que é bem recorrente nos livros de Joël.

Faz-se mister ainda comentar sobre a homenagem ao editor de Joël feita durante o livro. Acho super bonito o que ele fez, super bacana mas não acho que deveria ter levado tantas páginas assim. No final, eram histórias que não contribuíam absolutamente nada para a trama e que enchiam linguiça demais.

Embora surpreendente, achei a grande revelação no meio do livro meio fora do ridículo também. Bem fora do ridículo.

Não sei se indicaria o livro, mas a nota é alta porque eu tive um tempo ótimo lendo ele e me diverti bastante.

obs.: arma é a maioral
matheusfellpps 21/01/2023minha estante
parabéns, resenha de artista! mais uma vez arrasou como smp arthur!

HoneyBookss 21/01/2023minha estante
Eu fiquei chateadissima com aquele final. Também achei q não precisava disso tudo pra falar do editor dele.

Déa 11/07/2023

Gosto muito do autor, e já li quase todos os livros publicados.
Esse não foi o melhor, mas ainda assim gostei bastante, fiquei um pouco confusa em alguns momentos, achei algumas reviravoltas confusas
TatySpin 11/07/2023minha estante
E qual é o melhor pra você ? Gostaria de uma indicação ?.

Felipe 19/11/2023

Véi...
Joël consegue utilizar diversas ferramentas para colocar sua vida pessoal nesse romance policial, mas também consegue empenhar muito no que um coração quebrado pode fazer com um homem.

Queria dizer que Lev é um doos personagens mais sensacionais que já vi num tipo de livro assim e que fazia muito tempo que não devorava um livro desse jeito.

Fiquei imerso na leitura de uma forma absurda e cada vez mais parecia que eu estava sendo feito de bobo

Quando cheguei ao fim, isso ficou evidente ?

5/5 ?
ððð£ðð¨ð¨ð 20/11/2023minha estante
Livros que fazem a gente de bobo que é bom HAHAHA...

Thiago 20/11/2023minha estante
Bom demais!!!!!!

Felipe 21/11/2023minha estante
É muito isso, se fui feito de palhaço... Gostei

Thay 25/11/2022minha estante
Os outros livros dele são bons, por mais q seja difícil de acreditar

Thay 25/11/2022minha estante
O caso alaska sanders, eu só dei nota baixa pq descobri o culpado mas o livro não é ruim

Thay 25/11/2022minha estante
E a verdade sobre o caso harry quebert é um dos meus favs da vida

alexandra165 25/11/2022minha estante
ai amg, dps desse livro fiquei com mt medo de ler ele de novo. se soubesse que os outros são bons teria começado por eles, mas agr fiquei meio traumatizadakkkkk

Fátima Lopes 11/02/2023minha estante
Eu também não gostei do livro, escrita rasa e inverossímil.

Jéssica Berton 04/03/2023minha estante
Acabei de ler e tô com essa mesma indignação kkkk

alexandra165 13/03/2023minha estante
@jessica mt sensata!

Thiago Alves 18/04/2021

Excelente
Para quem curti um suspense policial no começo ao fim, vai adorar esse livro. Ele me prendia a cada capítulo que lia.

Jordana Borges 16/03/2021

Merece ser lido, incrível
Acabei a leitura agora e ainda estou extasiada com esse livro incrível. História intrigante, envolvente, rica em detalhes que te faz se perder na imaginação. Meu primeiro contato com obras do Joel Dicker e já estou ansiosa em ler outras, escrita fluida, a história se desenvolve de forma que não dá vontade de largar o livro, por vezes me pegava durante o dia pensando no livro e na hora que iria voltar pra leitura. Entrou no meu top 3. Maravilhoso!