Os Pais Apostólicos

Os Pais Apostólicos J.B. Lightfoot

Resenhas - Os Pais Apostólicos

mateus.biazin 29/03/2024

Muito bom, mas...
O livro é um aglomerado de cartas escritas pelos pais apostólicos (cristãos que viveram no século I e II d.C).

É muito legal observarmos seus escritos e relatos que de fato são verdade, porém precisamos tomar cuidado.

Os pais apostólicos tinham costumes que se perpetuam até hoje na igreja Católica Apostólica Romana, que nós, cristão reformados não seguimos. Como por exemplo recitar seguidas vezes a oração do pai nosso e pagar penitências.

Entretanto, tal fato não descredibiliza o livro, não tem problemas nenhum nós lermos, é história, vale muito a pena ler.

Rafael1548 27/06/2023

Boa obra
Para terminar um dia muito produtivo, concluo esse livro excepcional e indispensável para estudos de História da Igreja.

Uma das partes mais profunda foi o relato da morte de Policarpo que mostra que a cristandade está, atualmente, impura e muito aquém dessa glória.

Devemos tomar vergonha na cara todos os dias (começando comigo) e olhar para esses homens simples do passado que deixaram grande legado.

abrahao.dias 28/01/2022

As cartas tem muita heresia e fantasia, e alguma verdade. Pra mim só serve como instrumento histórico mas jamais como fundamento doutrinário. O pastor de Hermas chega a ser cômico, o que ele chama de parábolas eu chamaria de charadas. A que mais gostei foi a Epístola a Diogneto, ela enfatiza todas as verdades da graça, justificação, fé, santidade..etc. A pior é o pastor de Hermas, a palavra que prevalece na carta é "penitência". As demais são interessantes, mas devem ser lidas com cuidado.

Bruno 16/01/2022

Histórico
Chamado de Os Pais Apostólicos, porém, não foi escrito pelos apóstolos, mas por possíveis membros de suas igrejas ou conhecidos por eles.

Apresentam cartas ou livros de cristãos do primeiro e segundo século. Algumas trazem reflexões muito boas, e outras como o pastor de Hermas que nada acrescentam, pois ensina que a penitência perdoa os pecados. Mas sabemos que a morte de Jesus e o seu sangue derramado que perdoa os nossos pecados.

No mais, podemos aprender como eram em alguns lugares a vida e o entendimento cristão.

Davi.Rissi 02/10/2021

Leitura de Bom Proveito
Muito bom para conhecer a história de alguns santos da igreja. Algumas partes são meio travadas, mas traz um bom conhecimento sobre a obra e a doutrina de Deus na igreja primitiva.

Isa 17/06/2021

Uma continuação da Bíblia
A reunião de escritos que são da época da Bíblia, mas não constam lá é simplesmente genial, é como uma continuação da Bíblia, porém como tal é uma leitura bem pesada pra quem não está acostumado.

Vitor.Nascimento 19/03/2021

Os Pais Apostólicos
É um livro que tem sua importância para a igreja, pois nos traz relatos de homens que viveram próximos dos apóstolos.

Destaques do livro são:

- Carta de Clemente aos Coríntios;

- As cartas de Inácio; e

- A carta de Policarpo.

Pais Apostólicos esses que tiveram muita influência no prosseguimento da igreja de Cristo.