40 antes dos 40: um passaporte salvou minha vida

40 antes dos 40: um passaporte salvou minha vida Silvia Mantovani

Resenhas - 40 antes dos 40: um passaporte salvou minha vida

Fabiana 25/01/2021

40 antes dos 40
Retrata as viagens de Silvinha e como conseguiu sair de uma relação abusiva à partir da realização de seus sonhos e o reencontro com ela mesma.

Marijane.Silva 26/12/2020

"Viajar é preciso... seja por qualquer motivo."
Livro escrito de forma bem simples, numa linguagem descomplicada, com um monte de frases clichês e que como tantas outras histórias trata de superação. No geral o livro é legal.

É sempre gratificante saber que mais uma mulher conseguiu sair de uma relação abusiva e ganhou o mundo, com algumas cicatrizes é verdade, porém, mais forte. Exemplos assim servem de inspiração para que outras de nós tenhamos força para lutar contra nossa sociedade machista e preconceituosa. Mas as lamentações (justificadas, é claro) da autora são muito repetitivas o que faz a leitura ficar meio chata.

Um ponto bancana do livro é poder "viajar" por vários lugares à medida que a historia avança. Ela nos brinda contando um pouco sobre a cultura, gastronomia e referências históricas de alguns países por onde ela passou. Para quem ama viajar (como eu) é bem legal, principalmente neste 2020 onde tivemos que ficar isolados e em casa.

Que cada vez, mais mulheres possam viajar sozinhas, diminuindo assim, o preconceito que nos impede de crescer e ter liberdade.