Desafiando minha própria gravidade

Resenhas - Desafiando minha própria gravidade

Amanda.Riselli 05/06/2024

Sobre Desafiando Minha Própria Gravidade
#4ªDeContos

Como membro do grupinho da Galuba e apaixonada pelas obras que a editora lança, Desafiando Minha Própria Gravidade não poderia ficar de fora do meu projeto. Ainda mais sendo um conto nacional que se passa em São Paulo, cidade onde moro.

Aqui conhecemos Elisa, uma garota que, desde criança, sonha em ser atriz para levar arte às pessoas. Ela acabou de encenar um musical famoso e, ao chegar no camarim, enquanto tira a maquiagem, ela se depara com o reflexo de sua personagem no espelho, que começa a dialogar com ela, rememorando toda sua trajetória (que não foi nada fácil) até chegar aos grandes palcos da capital paulista.

É notável desde o início, o amor da Elisa pela arte e o quanto sua persistência foi fundamental para que ela conseguisse atingir seus objetivos. Em meio a essas memórias podemos testemunhar a rotina de uma recém-formada na faculdade, conciliando aulinhas de teatro para crianças durante o dia, audições e testes à tarde, um emprego como garçonete à noite e uma peça em cartaz aos finais de semana, além da falta de apoio familiar, a adaptação para viver numa grande metrópole, as críticas negativas e os assédios, até enfim, conseguir estrear nos mais diversos teatros da capital, fazer musicais e viver apenas com seu salário de artista. Entre espetáculos, audições e ensaios, Elisa conheceu pessoas incríveis, aprendendo coisas que jamais imaginou, além de que, estar no palco, diante de uma plateia, a fazia esquecer de todos os problemas, as dificuldades, os medos e os receios. Portanto, valeu todo esforço e sacrifício enfrentado.

Uma trama curtinha, porém com reflexões profundas e pertinentes sobre despedidas, sobre a importância de se valorizar a arte e sobre nunca desistir dos nossos sonhos por mais inalcançáveis que eles pareçam ser.

Eva 28/05/2021

Uma boa leitira. É um conto curto que fala sobre os bastidores do teatro e como a atriz se sente, mostra também como a arte é inferiorizada em relação a outras carreiras.

Bya/ @thebook_andthegirl 05/02/2021

Uma verdadeira lição para a vida.
Obs. Resenha completa no ig @thebook_andthegirl

"Eu não queria ser atriz pelo glamour ou pela fama. Eu queria ser atriz para levar sonhos e arte às pessoas."

Desafiando minha própria Gravidade é um conto curto porém com uma mensagem linda e inspiradora. Em poucas páginas A. J. Marczinski nos mostra que mais belo do que sonhar é ter forças para lutar para que possamos realizar os sonhos. Nenhum obstáculo é intransponível, nenhum sonho é impossível - mesmo que nada na vida seja fácil e venha sem esforço.

Durante a leitura me encontrei por "trás das cortinas". A euforia, o orgulho e também o medo - são sentimentos conflitantes mas que andam de mãos dadas nesse meio.

E fora que foi incrível ver o quanto o teatro - que salva vidas, que inspira sonhos - é necessário em nossas vidas; ver a árdua e incessante luta em um país onde existe um descaso com a cultura.

Enfim, um conto que recomendo a todos que buscam uma leitura rápida porém com mensagens que fazem a diferença em nossa vida.

"(...) Não importa como serão os tempos que estão por vir, não importa quais barreiras serão erguidas em torno da arte, nós todos aqui seguiremos resistindo e levando histórias, não importando as distâncias e dificuldades."

site: https://www.instagram.com/p/CK7Es5ADeSp/

Myh 21/05/2021

Não julgue pela capa
Fizemos um exercício de imaginar o que se trata a história olhando a capa

Eu imaginei tantas coisas, mas nunca poderia pensar que a história seria o que li, achei muito interessante

É um conto bem curto e rápido, que mostra um pouco mais dos "bastidores" de uma atriz de teatro, a gente pode também conhecer pessoas que querem ser artistas mas não buscam a fama

Gabi742 03/05/2021

Um bom conto
Esse conto foi uma história curta e gostosa de ler. Fala muito sobre arte e sobre como as pessoas que trabalham com ela sentem. Foi algo bem tocante e me fez pensar mais sobre o assunto.
Vale a pena para quem quer ler algo bem curto e tirar um bom aproveito.

Bia Evans 04/06/2021

Desafiando a minha própria gravidade é um conto muito emocionante e inspirador. Ele conta a história de Elisa, uma atriz que batalhou muito para chegar onde chegou.

Elisa acaba de encerrar uma peça a qual ela se dedicou por dez meses, e acaba fazendo uma autoreflexão da sua vida e pensando em todos os obstáculos que ela precisou passar para ter chegado até ali.

A história mostra como Elisa lidou com várias coisas no decorrer da sua formação como atriz, nunca desistindo de seus sonhos, e fala de seus sentimentos referente a tudo isso, além de falar também do preconceito que ela teve que ver e sentir por querer trabalhar com arte.

A história é muito linda e inspiradora e vale super a pena para quem busca uma história rápida e emocionante.

Joyce.Silva 28/06/2021

Revivendo sua trajetória
Temos uma atriz conversando com seu personagem mais famoso e juntas elas voltam para nos contar tudo que ela viveu até atingir o estrelato atual.

Isadora.Minuk 13/01/2022

Que livro incrível!!!
Esse livro conta a história de uma mulher/garota com paixão pela arte, que decide cursar artes cênicas e viver da arte (teatro). O enredo é incrível, a escrita super envolvente e rápida de ler. É um livro incrível com um desenvolvimento ótimo, uma história super interessante, contada em poucas páginas.
Simplesmente amei!!!!

Júbilck 25/01/2023

Legal!
Esse conto é super rápido de ler! Gostei bastante e recomendo para quem gosta de musicais (tem referência à vários no decorrer da história!). Também achei interessante como as autoras abordam como a carreira artística é vista.

É uma ótima pedida para se preparar para a volta de wicked ao Brasil!

tai.mobi 17/07/2023

Curtinho e muito gostoso!
Com a mensagem certa desse musical que eu amo tanto.
Amei a forma que a Elphaba foi trazida pra história e acho que a autora colocou muito de si na escrita, o que tornou tudo mais pessoal e muito profundo. Adorei!

Lina.Ruiz 12/09/2023

Eita Elphaba
Que conto delicinha

Os bastidores pós-peça, o medo que vive na gente e uma encarnação da arte que nos acompanha. Muito bom.

Indra 21/01/2024

Amei muito esse livro. Indico especialmente para quem quer ingressar na carreira de atriz de teatro musical.

Esse livro é uma esperança!

Fala das dificuldades da profissão e a resiliência nele. Recomendo MUITO.