O ano em que menos é muito mais

O ano em que menos é muito mais Cait Flanders




Resenhas - O ano em que menos é muito mais


52 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Aurora_invernal 07/10/2023

Um livro inspirador sobre mudança de hábitos
É um livro bem curtinho de ler e a sensação de ver ela saindo de seu vício de comprar coisas e beber foi muito boa e muito inspirador para mudanças de hábitos
comentários(0)comente



Bruna 20/05/2024

Vale olhar para a sua vida.
Li sem expectativa e gostei muito. A autora não vem com o intuito de lhe mostrar como viver com menos, mas ela abre o seu intimo para lhe mostrar como sua vida estava e como ela a mudou. Senti falta de uma ida a terapia? Sim! Porém o livro não perde o seu brilho por isso. De forma madura e mostrando as suas quedas e como se reergueu as paginas fluem para uma leitura que indico.
comentários(0)comente



Noemi 05/02/2021

Reflexão e consciência.
Que livro maravilhoso.
O tipo de leitura que nos faz repensar quem nós somos e o que consumimos.
Tirar os excessos permite que nos reencontremos com quem somos, e de quem nos perdemos no meio do caminho que é a nossa vida.
comentários(0)comente



Ju Amaral 08/02/2024

O Ano que Menos é Mais!
Um bom livro pra quem quer ideias para tentar mudar hábitos e economizar mais.
Porém, como a autora é canadense, a realidade vivida é muito diferente da nossa brasileiros, economicamente falando!
Enquanto ela luta pra pagar a dívida de cartão de crédito, seu maior inimigo, e lidar melhor com os excessos de compras e álcool (o três principais itens que consomem seu orçamento), aqui no Brasil, a gente luta pra conseguir manter as contas mensais em dia, enquanto o valor do aluguel é exorbitante e a cada dia mais o poder de consumo diminui, porque ir no mercado é deixar basicamente seu salário!
Mas há pontos que podem ser aplicados com certeza em nossas vidas brasileiras, como a redução do uso e consumo de álcool, a lista de proibições de compras e a lista do que podemos comprar, saber identificar os nossos gatilhos para compras exacerbadas.
Tirei boas ideias do livro!
comentários(0)comente



Carol 17/01/2022

Livro conta a decisão e a ação para o consumo consciente
Gostei do livro, mas achei que fosse de outro jeito.. O livro em si é uma autobiografia que mostra os pensamentos e angústias da autora durante o processo de limpeza, à medida que sua vida acontece, e as dicas de como fazer só são uma pequena parte do livro. É interessante saber como esse processo se dá com outra pessoa que passou por ele, mas achei que a parte mais prática ocuparia uma parte maior do livro.
comentários(0)comente



Renata Martins 22/02/2022

História da autora
Me vi em várias situações que ela conta da vida dela. Várias mesmo! Desde as bebedeiras ao "minimalismo". A autora tem menos de trinta anos e já passou por poucas e boas. Ela conta desde a sua infância à fase adulta. Como mudou sua vida e acabou com suas compulsões (comoda, bebida e compras). Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Elisio Rebouças 07/11/2021

O diário de Cait Flanders
Mais para um diário do que para dicas reais de finanças, o livro gira em torno do ano em que a autora decidiu se proibir de comprar coisas desnecessárias. Contando mais seus problemas pessoais, familiares e outros vícios me pareceu mais um diário, porém o intrigante neste livro está que correndo por fora vai entrando em sua cabeça alguns cuidados com compras desnecessárias e economia de dinheiro. Belo trabalho da autora!
comentários(0)comente



Queila - Meu vício literário 04/01/2023

Uma biografia instigante
Não conhecia a Cait, mas me surpreendi com a leitura de sua biografia e experiência de não compra.
Como os capítulos são bem explicados e ao final, temos um guia para realizar a mesma experiência, é muito provável que qualquer pessoa que ler, sinta o impulso de também se desafiar a consumir menos e a não comprar o que não é essencial.

Que bom que comecei o ano de 2023 com essa leitura.
comentários(0)comente



Michelle Braga 28/03/2022

Gostei de ouvir este livro, faz a gente pensar em muitas coisas que compramos sem necessidades e como é bom planejar e ter objetivos para alcançar.
comentários(0)comente



Veronica 30/04/2023

Construtivo
É um livro muito interessante, construtivo e muda sua perspectiva sobre suas necessidades e gastos. Indico muito, mas só se você quiser mudar seu hábitos e gastos... Pois te dá um ponto de vista diferenciado do que muita gente tem.
comentários(0)comente



@natallyacioli 26/03/2024

Cait Flanders é uma compradora compulsiva e está disposta a parar de gastar com o que não precisa. Ela se deu conta disso após tentar achar um objeto em uma gaveta de utensílios e não conseguir encontrá-lo devido a quantidade de coisas que acumulava.

“O ano em que menos é muito mais” nos convida a reavaliar a nossa relação com o consumo. Para isso, Flanders decide passar um ano sem comprar por impulso e cria uma lista do que pode/não pode comprar.

Entre os itens permitidos estavam alimentos e utensílios básicos de cozinha; cosméticos e higiene pessoal (só quando acabar); produtos de limpeza; presentes para outras pessoas; e itens da lista aprovada de compras.

O que não era permitido: café para viagem; roupas, sapatos, acessórios; livros, revistas, cadernos; objetos para a casa (velas, decoração, móveis, etc); e eletrônicos.

A lista aprovada de compras contava com coisas específicas e “qualquer coisa que tenha que ser substituída, mas o objeto original deve ser descartado ou doado”.

Após criar as regras para um ano sem compras, Cait amontoou tudo o que tinha no chão do apartamento e encarou as pilhas de objetos. Esse momento foi marcado por uma autorreflexão: dinheiro desperdiçado, sonhos desperdiçados, oportunidades desperdiçadas.

É claro que essa não foi a primeira vez que Flanders tentou deixar de ser consumista, mas ali, naquele momento, ela decidiu se comprometer publicamente com o desafio de ficar um ano sem comprar através de publicações em seu blog.

O começo do experimento rendeu quatro sacos plásticos com roupas, casacos, cachecóis e bolsas para doação; cerca de 55% do que tinha no guarda-roupa foi embora.

Ao longo da leitura fica nítido que a compulsão por gastos tinha a ver com as emoções de Cait. Se estava feliz, comprava algo para comemorar; se estava triste, gastava para ficar feliz; e por aí vai. A questão é que isso estava impactando na saúde financeira e, consequentemente, mental dela.

Durante o experimento, Flanders percebeu os gatilhos que a faziam gastar por impulso. O resultado: ela passou viver com o que realmente precisava; o apê ficou organizado e funcional; além de economizar dinheiro para ser usado de maneira mais consciente.

site: https://www.instagram.com/leiturasnat/
comentários(0)comente



lili183 28/05/2023

Enquanto eu li esse livro fiquei com uma imensa vontade de desapegar de alguns itens e fazer uma limpeza geral (então creio que a proposta do livro funcionou). Eu enrolei demais pra ler porque eu achei que iria odiar, mas isso não aconteceu.
comentários(0)comente



nay.gba 15/02/2024

Diário de uma ex viciada
O livro é uma autobiografia da Cait em sua jornada para largar a bebida e as compras compulsivas.

Não é bem um guia de como fazer e sim como ela fez. Sem recorte social ou aprofundamento das questões emocionais e culturais que levam a maior parte dos americanos a estarem endividados ou fazerem uso de algum tipo de droga.

O modo que ela fez totalmente independente e sem ajuda profissional é bastante curioso, visto que as chances de recaídas são imensas.
Sou do princípio que se eu não sou especialista eu fico calada, achei perigoso a crítica que ela fez ao AA. (Não que eu discorde do ponto dela), mas que crítica por crítica sem solução não acresce e só afugenta algum leitor que poderia se beneficiar.

Por mais que ela cite fontes, o método dela não tem base científica e acho que é válido mais como um relato pessoal do que guia para organização financeira e pessoal.

"Uma das maiores lições é que, sempre que você pensa em cometer excessos, é porque sente falta de alguma coisa em você ou na sua vida, e nada do que beba, coma ou compre pode reparar essa falta."

Não cabe a mim indicar profissionais de saúde, mas se você oscila entre a depressão e a euforia que leva a problemas com bebida, com dinheiro, com compras e com a sua comunidade busque ajuda terapêutica. O problema pode ser mais que relaxo.
comentários(0)comente



Oswaldo Sandi 01/06/2023

Uma biografia de auto ajuda?
É interessantíssima a história de como a Cait traçou e cumpriu um plano pra mudar toda sua vida com base em limitar seu consumismo!
Acaba por ser repetitivo em algumas partes e entretém mais do que orienta (no caso de quem lê esperando uma fórmula para economizar, por exemplo).
Pra mim funcionou legal, porque levei mais como biografia, fiquei muito feliz com todas as mudanças que ela conseguiu fazer, principalmente em sua saúde e em suas relações.
No mínimo é inspirador!
comentários(0)comente



Carla 15/12/2023

Um livro sobre compulsividade
Uma autobiografia que fala sobre uma mulher que chegou ao fundo do poço entorno dos 30 anos, por conta de sua compulsão, a principio com a bebida, flutuando pela compulsão alimentar e chegando q compulsão por compras. Apesar de umas partes de excesso de informações que em nada agregam, o livro é bem interessante e traz reflexão pra quem se identificar (meu caso com as compras ?) No geral bom livro. Recomendo.
comentários(0)comente



52 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR