O ano em que menos é muito mais

O ano em que menos é muito mais Cait Flanders

Resenhas - O ano em que menos é muito mais

1 | 2 | 3 | 4

Marina Mendes 17/09/2024

Um ano sem fazer compras. Você seria capaz?

Descubra como isso pode mudar a sua vida!

Com quase 30 anos, Cait Flanders se viu presa no ciclo de consumismo que atinge tantos de nós: ganhar mais, comprar mais, em um looping interminável. Mesmo depois de ter trabalhado para se livrar de quase 30 mil dólares em dívidas de consumo, seus velhos hábitos voltaram a se estabelecer. Quando percebeu que nada do que estava fazendo ou comprando a deixava feliz - apenas impedindo-a de atingir seus objetivos - ela decidiu se colocar um desafio: não faria compras durante um ano inteiro.
O ano em que menos é muito mais documenta a vida de Cait por doze meses, durante os quais ela comprou apenas itens de consumo necessários: mantimentos, produtos de higiene pessoal, gasolina para seu carro. Ao longo do caminho, ela se desafiou a consumir menos de muitas outras coisas além das compras. Ela arrumou seu apartamento e livrou-se de 70% de seus pertences; aprendeu como consertar as coisas em vez de jogá-las fora; pesquisou o movimento de lixo zero; e ainda estabeleceu uma proibição de consumo televisivo. Em cada estágio, ela aprendeu que quanto menos consumia, mais realizada se sentia.
O desafio se tornou uma tábua de salvação quando, no decorrer do ano, Cait se viu em situações que viraram sua vida de cabeça para baixo. Diante das dificuldades, ela percebeu por que sempre recorreu a compras, álcool e comida - e o que isso lhe custou. Incapaz de alcançar qualquer um de seus vícios habituais, ela mudou hábitos que passou anos aperfeiçoando e descobriu o que realmente importava para ela. Misturando a história convincente de Cait com uma visão inspiradora e orientação prática, este livro questionará o que você está priorizando em sua vida - e, muito possivelmente, o levará a encontrar seu próprio caminho para o essencialismo.

talitag.omes 03/09/2024

Foca na gratidão!
Eu já simpatizava com esse pensamento da Cait antes de ler o livro, agora, lendo este relato, acredito fielmente!
A gente compra coisas a fim de que nos preencham, mas a verdade é que elas nos aprisionam e nos deixam ainda mais "insuficientes".
Como ja dizia Buda: "a gratidão gera felicidade" (e não comprar tudo o que a gente vê pela frente hahaha)

Deisi Olive 15/07/2024

Perfeito no que se propõe!
Estou muito feliz por ter visto uma resenha deste livro aqui no Skoob, se não fosse isso eu nunca leria este livro.
A princípio pensei "se trata de um ano sem compras, não deve ser nada extraordinário, mas como eu tenho uma quedinha por compras impulsivas vou ler..." E é aí que eu 'cai do cavalo' haha este livro vai muito além disso, a autora traz tantos temas pessoais e universais, relacionamentos tóxicos, alcoolismo, dramas familiares, compras impulsivas, organização financeira, como lidamos com frustrações, é tanta coisa que não consigo citar tudo. Além disso, a Cait Flanders faz um manual se você estiver disposto a se desafiar também ( e convenhamos, após essa leitura você vai sentir pelo menos uma pontinha de vontade de se desafiar a ser um consumidor mais consciente).

"Uma das maiores lições que aprendi durante esses anos é que, sempre que você pensa em cometer excessos, é porque sente falta de alguma coisa em você ou na sua vida, e nada do que beba, coma ou compre pode reparar essa falta. Eu sei, porque já tentei, e nada funcionou. Em vez disso, você precisa simplificar, se despir de coisas e entender o que está realmente acontecendo. Cair no ciclo de querer mais, consumir mais e precisar de mais não vai ajudar.
Mais nunca foi a resposta. A resposta, eu descobri, sempre foi menos."

@Caroline 13/07/2024

Iniciei pensando que seria algum tipo de livro no estilo "autoajuda" sobre consumismo, e na verdade, me deparei com uma autobiografia cheia de reflexões e ensinamentos. Sobre resiliência, amor próprio e principalmente, sobre enfrentar desafios criados por nós mesmos.

Me surpreendi maravilhosamente, e devorei o livro. As reflexões vão muito além sobre consumismo e ser mais consciente com nossas escolhas. Nos mostra que devemos ter mais conexão com as pessoas certas, filtrar quem nos rodeia, filtrar o ambiente em que vivemos. Que nós temos que ser nossa prioridade, e sermos fortes para enfrentar nossas batalhas internas.

Thamires Amorim 09/06/2024

O ano em que menos é muito mais
O livro trás o relato de Cait Flanders sobre como "melhorou" sua vida diminuindo o consumismo, o alcoolismo e se tornando empreendedora. É um livro bem interessante, curtinho e de fácil leitura. "Viver um dia de cada vez, apreciar um momento de cada vez."

Bruna 20/05/2024

Vale olhar para a sua vida.
Li sem expectativa e gostei muito. A autora não vem com o intuito de lhe mostrar como viver com menos, mas ela abre o seu intimo para lhe mostrar como sua vida estava e como ela a mudou. Senti falta de uma ida a terapia? Sim! Porém o livro não perde o seu brilho por isso. De forma madura e mostrando as suas quedas e como se reergueu as paginas fluem para uma leitura que indico.

Iza 04/05/2024

Bom.................
"Viver um dia de cada vez, apreciar um momento de cada vez."

Uma obra que te leva a parar e a pensar sobre suas compras e modo de vida. A escrita é envolvente e informal, mas é impossível ler tudo de uma vez, a cada capítulo é necessário um tempo para refletir.

Mimaria 22/04/2024

? Mais um livro que não estava na minha meta de leitura, e uma vez inserido, tomou a frente de outros títulos, mas a causa é nobre. Este livro aborda um ano de comprometimento da autora consigo e com seu modo de existir e usufruir de seus bens e recursos. As vezes é bom sair do seu estilo literário e enfrentar pela perspectiva do outro um problema que também é seu. Assim como a autora também preciso desapegar e aprender a ser mais minimalista. Ja sigo algumas regrinhas nesse sentindo, e esse livro (que não foi comprado! Esta no meu plano de livros digitais ?) é um carinho para me incentivar e seguir firme.

A história de Cait é forte e a autora é muito corajosa em compartilhar aspectos delicados de sua vida com o leitor. A narrativa em primeira pessoa é envolvente e Cait vai conduzindo o leitor por seus dilemas de maneira muito sensível. A liberdade em se descortinar nos seus mais íntimos sentimos conecta com o leitor. Excelente fonte de inspiração para quem quer mudar sua relação com o consumo.

Cris 20/04/2024

20.04.2024
O livro traz uma proposta boa no mundo em que o consumo está exagerado. Para certas pessoas é uma doença, culpam a ansiedade. E a personagem mostra que podemos viver com pouco. E gastar o dinheiro com coisas que realmente importavam para ela: viajar.

@natallyacioli 26/03/2024

Cait Flanders é uma compradora compulsiva e está disposta a parar de gastar com o que não precisa. Ela se deu conta disso após tentar achar um objeto em uma gaveta de utensílios e não conseguir encontrá-lo devido a quantidade de coisas que acumulava.

“O ano em que menos é muito mais” nos convida a reavaliar a nossa relação com o consumo. Para isso, Flanders decide passar um ano sem comprar por impulso e cria uma lista do que pode/não pode comprar.

Entre os itens permitidos estavam alimentos e utensílios básicos de cozinha; cosméticos e higiene pessoal (só quando acabar); produtos de limpeza; presentes para outras pessoas; e itens da lista aprovada de compras.

O que não era permitido: café para viagem; roupas, sapatos, acessórios; livros, revistas, cadernos; objetos para a casa (velas, decoração, móveis, etc); e eletrônicos.

A lista aprovada de compras contava com coisas específicas e “qualquer coisa que tenha que ser substituída, mas o objeto original deve ser descartado ou doado”.

Após criar as regras para um ano sem compras, Cait amontoou tudo o que tinha no chão do apartamento e encarou as pilhas de objetos. Esse momento foi marcado por uma autorreflexão: dinheiro desperdiçado, sonhos desperdiçados, oportunidades desperdiçadas.

É claro que essa não foi a primeira vez que Flanders tentou deixar de ser consumista, mas ali, naquele momento, ela decidiu se comprometer publicamente com o desafio de ficar um ano sem comprar através de publicações em seu blog.

O começo do experimento rendeu quatro sacos plásticos com roupas, casacos, cachecóis e bolsas para doação; cerca de 55% do que tinha no guarda-roupa foi embora.

Ao longo da leitura fica nítido que a compulsão por gastos tinha a ver com as emoções de Cait. Se estava feliz, comprava algo para comemorar; se estava triste, gastava para ficar feliz; e por aí vai. A questão é que isso estava impactando na saúde financeira e, consequentemente, mental dela.

Durante o experimento, Flanders percebeu os gatilhos que a faziam gastar por impulso. O resultado: ela passou viver com o que realmente precisava; o apê ficou organizado e funcional; além de economizar dinheiro para ser usado de maneira mais consciente.

site: https://www.instagram.com/leiturasnat/

JefersonJota 20/02/2024

Menos é mais.
Inspirador ver que você pode ser feliz por o pouco. É fácil se apegar a vícios, mas eles só fazem você se afastar mais de você mesmo.

nay.gba 15/02/2024

Diário de uma ex viciada
O livro é uma autobiografia da Cait em sua jornada para largar a bebida e as compras compulsivas.

Não é bem um guia de como fazer e sim como ela fez. Sem recorte social ou aprofundamento das questões emocionais e culturais que levam a maior parte dos americanos a estarem endividados ou fazerem uso de algum tipo de droga.

O modo que ela fez totalmente independente e sem ajuda profissional é bastante curioso, visto que as chances de recaídas são imensas.
Sou do princípio que se eu não sou especialista eu fico calada, achei perigoso a crítica que ela fez ao AA. (Não que eu discorde do ponto dela), mas que crítica por crítica sem solução não acresce e só afugenta algum leitor que poderia se beneficiar.

Por mais que ela cite fontes, o método dela não tem base científica e acho que é válido mais como um relato pessoal do que guia para organização financeira e pessoal.

"Uma das maiores lições é que, sempre que você pensa em cometer excessos, é porque sente falta de alguma coisa em você ou na sua vida, e nada do que beba, coma ou compre pode reparar essa falta."

Não cabe a mim indicar profissionais de saúde, mas se você oscila entre a depressão e a euforia que leva a problemas com bebida, com dinheiro, com compras e com a sua comunidade busque ajuda terapêutica. O problema pode ser mais que relaxo.

Ju Amaral 08/02/2024

O Ano que Menos é Mais!
Um bom livro pra quem quer ideias para tentar mudar hábitos e economizar mais.
Porém, como a autora é canadense, a realidade vivida é muito diferente da nossa brasileiros, economicamente falando!
Enquanto ela luta pra pagar a dívida de cartão de crédito, seu maior inimigo, e lidar melhor com os excessos de compras e álcool (o três principais itens que consomem seu orçamento), aqui no Brasil, a gente luta pra conseguir manter as contas mensais em dia, enquanto o valor do aluguel é exorbitante e a cada dia mais o poder de consumo diminui, porque ir no mercado é deixar basicamente seu salário!
Mas há pontos que podem ser aplicados com certeza em nossas vidas brasileiras, como a redução do uso e consumo de álcool, a lista de proibições de compras e a lista do que podemos comprar, saber identificar os nossos gatilhos para compras exacerbadas.
Tirei boas ideias do livro!

Cristiane 04/02/2024

Muito interessante!
Mais do que um livro, é um relato de superação. A história de uma pessoa que tinha vários problemas e que sentia que sua vida precisava de uma mudança urgente, então correu atrás para fazê-la acontecer.
O que mais me prendeu nesse livro foi todo o processo de reconhecimento da autora. O modo como ela reconheceu seus problemas, como lutou contra a urgência em fugir deles, como permaneceu e lutou para mudar de hábitos e de vida.
Reconhecer nossos próprios problemas, perceber o que está errado, é o primeiro passo para fazer mudanças acontecerem em nossas vidas.
Um relato de vida, repleto de dicas e de apoio para todos aqueles que julgam não poder mudar, não poder sair de um poço de incertezas e de inseguranças.
É possível sim mudar de vida, de ares, de hábitos. Basta querer, e ser forte o suficiente para jamais desistir.
Recomendo!

Carla 15/12/2023

Um livro sobre compulsividade
Uma autobiografia que fala sobre uma mulher que chegou ao fundo do poço entorno dos 30 anos, por conta de sua compulsão, a principio com a bebida, flutuando pela compulsão alimentar e chegando q compulsão por compras. Apesar de umas partes de excesso de informações que em nada agregam, o livro é bem interessante e traz reflexão pra quem se identificar (meu caso com as compras ?) No geral bom livro. Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4