Andre Matos

Andre Matos Eliel Vieira...

Resenhas - Andre Matos

Caio 11/12/2020

Dificil ler sem chorar
Andre Matos acompanhou minha infância e juventude. Cada página é carregada de informações sobre sua vida e carreira, mas também é carregada dos meus próprios sentimentos e lembranças de cada album que puder ouvir desde seu lançamento. Muitas tretas entre Angra, Shaman e carreira solo são relatadas e finalmente explicadas pelos próprios músicos.
A editora Estética Torta prestou um belo tributo com um livro de qualidade impecável, além de edição de colecionador.

Marcelo.Silva 18/07/2021

A linda trajetória de um gênio brasileiro
Andre Matos foi genial no que se propôs a fazer. Levou sua voz única e inconfundível a todos os continentes do planeta. As bandas de heavy metal Angra e Shaman são, sem dúvida, os maiores expoentes dentro do estilo power metal. E ambas devem muito ao Andre Matos que, com o seu jeito tímido e as vezes difícil, abrilhantou tais bandas com a sua arte. O livro "Andre Matos: o maestro do heavy metal" retrata lindamente a trajetória de Andre Matos. É um livro emocionante e muito bem elaborado, dando voz à muitas pessoas que conviveram com Andre Matos desde o seu nascimento, como a sua mãe e familiares, e colegas de suas inúmeras bandas do Brasil e do mundo. Valeu a pena ler cada página e conferir cada vídeo disponível através dos QR code disponíveis nas páginas. Isso para não mencionar as fotos e imagens belíssimas. Excelente aquisição e ótima leitura! Recomendo para quem deseja conhecer ou relembrar a trajetória de Andre Matos.

site: https://www.youtube.com/watch?v=wle99LhmO28
Marcelo.Silva 20/07/2021minha estante
Esqueci de marcar as estrelas na resenha, mas são 5 estrelas.

WallaceSiqueira 14/10/2023

Nenhuma outra palavra o descreve tão bem a não ser, GÊNIO!
Tava eu aqui, na minha manhã de sábado tocando umas músicas na guitarra, e comecei a relembrar as músicas do Angra e Shaman. Então vim buscar na estante se eu tinha adicionado, e não, não estava. Enfim...

Tem mais ou menos um ano e meio que lí a biografia do maestro, que foi bacharel em Regência Orquestral e Composição Musical. Infelizmente não terá outra voz como ele, poderia ter esperado mais uns 40 anos pra ter partido Se foi jovem demais.

Uma pena que foi tão admirado lá fora, e aqui, em seu próprio país não teve seu grande talento reconhecido. Falo isso não de nós, fãs, mas sim do "grande público" e a mídia... Acho que se fosse algo relacionado a letras vazias e bundas rebolando ele seria "reconhecido". 🙄

O que nos resta é ouvir e admirar suas canções, que nos presenteou enquanto esteve entre nós.

Marcelo 11/01/2021

Indispensável para quem gosta de Heavy Metal!
Que livro lindo!
Desde o acabamento (com uma bela sobrecapa, passando por uma grande quantidade de material fotográfico e uma ideia genial que foi incluir QR Code de links para vídeos e músicas da carreira do Andre), até o conteúdo com muitas entrevistas de pessoas que fizeram parte e foram próximas da carreira e vida do nosso maestro, tudo aqui foi feito com um capricho e riqueza de detalhes incrível.
O mais impressionante, contudo, é mesmo a história. Além de detalhes que até então não eram muito conhecidos, é impressionante a paixão pela música e a genialidade do Andre. Conforme o livro vai chegando ao final, vai ficando angustiante e triste por conta do fim precoce de sua vida.
Para quem, como eu, acompanhou a carreira dele desde o primeiro álbum do Viper este livro foi um presente.
Parabéns à editora Estética Torta pelo trabalho maravilhoso!

Marcelo Rissi 23/05/2021

Biografia: Andre Matos, o maestro do heavy metal
O dia 08 de junho de 2019 marcou evento insólito, que se abateu, abrupta e repentinamente, sobre os fãs de heavy metal. De maneira completamente subitânea e imprevisível, falecia, na precitada data, o cantor, compositor e maestro Andre Matos, vítima de infarto agudo do miocárdio.

Personalidade que dispensa apresentação no universo da música pesada, Andre Matos tornou-se sinônimo de talento, de criatividade e de tantas outras qualidades inerentes ao seu espírito inventivo. Responsável, no segmento musical, por uma produção artística profícua e elogiável, sempre desenvolvida com intenso sentimento e com primor técnico irrefutável, Andre Matos consagrou-se como gigante ? no Brasil e no mundo ?, alumiando, em termos de música pesada, o nome do nosso país para além de nossas fronteiras, conferindo-nos, assim, ampla visibilidade em nicho que, até então, ocupávamos espaço minguado.

Em termos de produção artística, Andre Matos foi pródigo em quantidade e, sobretudo, em qualidade. Exímio cantor e compositor ? com formação superior em Regência Orquestral e Composição Musical ?, e com passagens em bandas importantes (como Viper, Angra, Shaman, Virgo, Symfonia, além de sólida carreira solo), suas composições, fugindo aos lugares-comuns e aos clichês dos estilos a que se propunha executar, eram marcantemente caracterizadas por multifacetadas influências, mesclando doses perfeitas de rock, de heavy metal, de música clássica, de música brasileira e, em geral, de todas as experimentações instigadas por seu espírito livre e fecundo. A sua morte soçobrou, conjuntamente com a sua extinção física, ideias, projetos, planos e composições que jamais tocarão nossos ouvidos e, sobretudo, nossos corações.

Após esse evento insólito, multiplicaram-se merecidas homenagens em deferência ao artista e à sua obra. A biografia póstuma objeto da presente resenha ? ?Andre Matos, o maestro do heavy metal? ?, escrita conjuntamente por Eliel Vieira e Luís Aizcorbe e lançada em 2020 pela editora Estética Torta, compõe o catálogo dos memoráveis registros que honram a vida, a obra e, sobretudo, a memória da personalidade biografada, eternizando-a.

?Andre Matos, o maestro do heavy metal? alcançou indisputável status de excelência. De plano, avulta aos olhos, no aspecto da forma, a qualidade, o capricho e o esmero com que a obra foi produzida e, ao final, entregue aos leitores. O livro contém capa dura (com um plástico de proteção recobrindo-a). Ainda sob o aspecto da forma/apresentação, o texto sobre o qual a narrativa se desenvolve foi elaborado de maneira confortável à leitura, com tamanho e tipo de fonte adequados.

Quanto ao conteúdo da obra em si ? resultado, como se verá, de empenhado esforço dos autores ?, ?Andre Matos, o maestro do heavy metal? entrega ao leitor uma narrativa biográfica minuciosa e completa, desenvolvida a partir de um texto fluido, coeso, claro e bem escrito (embora com alguns pequenos erros de digitação) e que traça um recorte de todas as fases da vida do personagem biografado, desde os seus primeiros anos até os seus derradeiros dias (além de alguns detalhes familiares anteriores ao seu nascimento e outras informações a respeito de seu pós-morte).

As páginas estão recheadas de fotos coloridas e com excelentes qualidades ? algumas, aliás, inéditas, fornecidas pela família de Andre Matos exclusiva e especificamente à complementação da obra em tela ?, ilustrações essas acompanhadas por pertinentes comentários contextuais, que enriquecem e a engrandecem sobremaneira essa saborosa e deleitante viagem literária, que percorreu a vibrante trajetória do saudoso maestro, dentro e fora dos palcos.

Além da narrativa biográfica em si, a obra contém inumeráveis trechos de diversas entrevistas, além de ?QR codes? que conectam o leitor a materiais suplementares. E é nesse aspecto que os autores evidenciaram, com especial tônica, o esforço devotado à obtenção de um resultado singular (plenamente conquistado): além da inserção de incontáveis segmentos de entrevistas (ministradas pelo Andre Matos e por várias outras pessoas) que abarcaram praticamente todas as fases da vida do artista (material esse contextualizado e organizado em sequência cronológica), os autores recuperaram materiais publicados em diversos ?sites?, inclusive raras entrevistas outrora hospedadas em sítios eletrônicos já extintos (e inacessíveis, portanto, pelas ferramentas comuns de busca disponibilizadas na internet). Trabalho e resultado formidáveis atribuíveis aos empenhados autores.

Os escritores da biografia em questão também conduziram diversas entrevistas exclusivas com familiares, amigos e músicos (inclusive com ex-colegas de bandas), fidedignamente incorporadas à obra. Incontáveis pessoas que se relacionaram com Andre Matos, das mais diversas formas, pessoal e profissionalmente, e em diversos momentos da sua vida, compuseram o catálogo de entrevistados, o que imprimiu amplitude, dimensão e profundidade à biografia, tornando-a, a par de todas as qualidades já apontadas, precioso material, de inestimável valor.

Sem espetacularizações, a obra também abordou ? inclusive a partir da exposição de opiniões e de pontos de vista de pessoas entrevistadas ? questões polêmicas na trajetória do artista. Os autores, mantendo isenção e, sobretudo, ponderação, equilíbrio, sobriedade e respeito na forma de construção textual (e na abordagem de divergências e de dissensos), não se subtraíram ao registro de questões polêmicas ? e, por vezes, alentadas ? que se interpuseram ao longo da vida do Andre Matos (como sói ocorrer, aliás, com qualquer artista). Apenas alguns detalhes excessivamente íntimos (e, portanto, alheios aos propósitos de um trabalho biográfico sério, focado, sem sensacionalismos, na vida e na obra da personalidade biografada) foram excluídos da narrativa, conforme, aliás, ressaltado no capítulo de apresentação da obra.

Não bastasse o vasto e fértil material (escrito e ilustrado) que compõe a biografia, a obra é encerrada, de maneira bastante especial, com a reprodução digitalizada de parte de um conto de terror psicológico, intitulado ?A noite?, escrito por Andre Matos aos 8 (oito) anos de idade! Impressionam sobremaneira o espantoso domínio de linguagem e a prodigiosa capacidade criativa de Andre Matos, desde tão tenra idade, no desenvolvimento de uma narrativa minuciosa, resfolegante e lúgubre, apta a prender a atenção (e a respiração!) e a provocar calafrios até mesmo nos mais entusiastas e habituados leitores de Stephen King, H. P. Lovecraft e Edgar Alla Poe. Duvida? Parece exagerado? Leia-a, então! É, de fato, surpreendente.

?Andre Matos, o maestro do heavy metal? superou expectativas e, assim, entregou uma biografia completa, à altura da homenagem merecidamente devotada à memória do maestro. À narrativa da vida do personagem biografado acresceu-se fértil material (recuperado e exclusivo), fotos inéditas (organizadas cronologicamente e contextualizadas) e, até mesmo, um miniconto inacabado, além de outros materiais suplementares.

Pelo seu valor inestimável, essa obra é item essencial aos fãs de Andre Matos.

Altamente recomendável.
Jeane Nunes 23/05/2021minha estante
Marcelo, não o conhecia até o ano retrasado quando ouvir Fairy Tale.Fiquei impressionada. Uma grande perda.

Jeane Nunes 23/05/2021minha estante
Quando ouvir Fairy Tale lembrei da Banda Tuatha de Danann.

Marcelo Rissi 24/05/2021minha estante
Você conhece o Tuatha de Danann??? Que legal!!!! Eu sou fã deles. Eu converso de vez em quando com Bruno Maia, fundador da banda. Ele gosta muito de literatura tb!!

Marcelo Rissi 24/05/2021minha estante
Quanto ao Andre Matos, eu sou muito fã do trabalho dele. Fui várias vezes nos shows. Depois vou te indicar algumas músicas da carreira dele. Vou te mandar no inbox no Facebook, pode ser?

Jeane Nunes 24/05/2021minha estante
Não acreditooooo !Eu estou ouvindo o novo album agora , que ainda não o tinha ouvido.Conheço a banda desde 2013 por aí.Maravilhosa!

Marcelo Rissi 24/05/2021minha estante
Te mandei uns áudios por inbox no Facebook. Não sei se vc vai conseguir ouvi-los... rs

mmsjes 30/11/2021minha estante
Poxa, já queria ler, depois da sua resenha então ?

Marcelo Rissi 30/11/2021minha estante
Fico muito feliz que vc tenha gostado da resenha. Boa leitura dessa ótima biografia. Depois me conte o que vc achou! ???

Gustavo.Hoft 15/02/2021

Um verdadeiro tributo ao maestro
Andre Matos é uma pessoa que dispensa apresentações. A voz do Viper, do Angra, do Shaman, da carreira solo, das participações especiais, enfim, o grande artista que ele era.

Brasileiro com um nome forte no exterior. Mas que infelizmente nos deixou tão jovem. Esse livro, de leitura fácil conta bem sua história, desde a infância.

As fotos são lindas e presta a devida homenagem ao grande artista que ele foi.

Que jamais seja esquecido.

Debora956 14/09/2021

...
A morte dele foi como uma bomba na cabeça de todo mundo. Tanta pessoas ruins e sem talento no mundo mas quem morreu foi ele. Conheci o Angra com o álbum "Rebirth" lá em 2000/2001, quando comecei a ouvir heavy metal de fato. Depois fiquei sabendo que teve outra formação daquela que eu recém tinha conhecido. Com o passar dos anos, acompanhei o Shaman (Não pude acompanhar o início da banda porque na época, eu morava em Brasília e lá a Mtv só era acessível pela TV a cabo), e tive uma oportunidade de ir no camarim de um show na época em que eu morava em Juiz de fora-MG. Nunca soube dos detalhes do porque ele tinha saído do Angra e do Shaman. A biografia do Andre Matos, é uma oportunidade de conhecer as histórias do Viper, Angra e Shaman, e também um pouco de sua vida pessoal, já que ele era reservado, bem diferente de muitas pessoas que ficam divulgando detalhes da vida por aí. Logo após da morte dele, eu tive um sentimento de remorso por escutar mais bandas estrangeiras do que dar valor aos brasileiros. E depois, tive o sentimento de raiva e não consigo mais ouvir uma música dele, assistir algum vídeo ou ver fotos. Dos pôsteres que tenho do Andre, não pendurei nenhum. Já passaram dois anos, e não vejo nada dele, abri uma exceção para ler o livro. Ainda sou da opinião que o "dia do metal" deveria ser no dia do nascimento, não na data da morte, e que o Shaman, não deveria ter continuado com outro vocalista. A frase "falaremos no próximo capitulo" ficou repetitiva demais, pode ser excluída nas próximas edições. O livro é rico em fotos e detalhes, muitas conhecidas outras não. Se ele tivesse cuidado melhor da saúde, talvez estaria vivo. Faz muita falta. Descanse em paz.

Vinicius.Dias 12/04/2021

Para todo fã de Heavy Metal e boa música
Se você ainda não sabe quem foi essa lenda chamada Andre Matos, só posso dizer que ele foi uma das maiores vozes do Heavy Metal brasuca, se não do mundo. Ele sempre esteve à frente do seu tempo no quesito composição e técnica, emplacando vários hits por onde quer que tenha passado, seja com o Viper, Angra, Shaman, na sua carreira solo ou nas diversas participações especiais que fez espalhadas por todo o globo. Ou seja, o cara foi uma lenda e influenciou toda uma geração de músicos e compositores, unindo conceitos da música erudita e clássica ao tão poderoso e enérgico Heavy Metal.

Nascido em SP, cresceu em um lar onde a música esteve presente desde o início. Garoto curioso, interessado em ciências e que via em duas figuras paternas (o pai e principalmente o avô Ary) suas principais referências. Já aos 8 anos gostava de ensaiar alguns contos com uma maturidade que poucas vezes pude ver em uma criança dessa idade. Não demorou muito e foi arrastado para o mundo da música, fazendo aulas de piano e se destacando por conta da sua sensibilidade aguçada e prática inquestionável. Com alguns amigos do bairro criou uma das primeiras bandas de Heavy Metal do Brasil, o Viper. A princípio ainda não era o exímio músico que viríamos a presenciar no futuro, mas tinha uma semelhança com o Bruce Dickinson (Iron Maiden) e isso fazia todo o sentido para tê-lo na condição de frontman da banda. Se dedicou aos estudos de piano e de canto, entrou na faculdade de música e se tornou um maestro regente. Embora sempre tenha deixado claro a sua admiração pela música clássica, foi no Heavy Metal Melódico que Andre fez o seu nome. Como membro fundador do Angra lançou um dos álbuns mais importantes da banda: Holy Land, clássico que mesclava sons típicos das várias regiões do Brasil ao potente som da banda. Com o Shaman atingiu o ápice de sua carreira ao ter um de seus maiores hits, ?Fary Tale? como tema de um personagem importante na novela O Beijo do Vampiro da Rede Globo. Após alguns problemas nas formações das bandas em que já havia passado, optou por seguir carreira solo em paralelo a eventuais turnês de reuniões e turnês comemorativas. Porém, quis o destino que sua bela voz fosse silenciada muito cedo por conta de um infarto fulminante, fato que o lançou a condição de uma verdadeira lenda da música pesada mundial de maneira muito repentina.

O livro é muito bonito e emocionante, trazendo trechos de suas entrevistas e materiais inéditos mesclados com a participação de sua família, amigos, desafetos e figuras proeminentes da música pesada mundial. Uma vez que o Andre sempre foi muito reservado, os autores optaram por manter aspectos da sua vida pessoal dessa forma e aprofundaram principalmente nos temas relacionados à música e à sua carreira. Aqui acompanhamos toda a ingenuidade da criação da cena Hevay Metal no Brasil, a sua evolução como músico, os ápices de suas bandas e de sua carreira, as intrigas e desafetos no meio musical, as retomadas e voltas por cima, as redescobertas, o protagonismo eminente, a coragem para se reinventar, além dos reencontros e desencontros que permearam toda a sua trajetória nessa Terra.

Eu achei o livro sensacional. Além da história abordada, nós somos presenteados com uma curadoria de materiais sobre sua vida e carreira que nunca havia visto em outro livro antes. Para cada assunto ou tema discorrido, existem diversas imagens ilustrativas além de QR Codes que direcionam para vídeos no Youtube ou álbuns no Spotify/Deezer. Uma imersão na vida do Andre para fã nenhum botar defeito. Uma verdadeira obra-prima!

Foi lançado pela Editora Estética Torta que nos brinda com um pôster muito bonito e um marcador de páginas próprio, além desse livro fantástico. Uma edição de luxo que somente alguém com a história do Andre mereceria receber. Se entregue e descubra (ou redescubra) esse grande artista nacional que infelizmente nos deixou cedo demais. Como ele mesmo disse ?Não precisamos de muitas e nem de grandes ações mas de poucas e pequenas que causem grandes impactos.?, acontece que ele foi um cara de grandes ações e impactos ainda maiores e tudo isso pode ser conferido aqui. Aprovadíssimo!

site: https://www.instagram.com/prosa.literal/

Rodrigo Fernandes 25/04/2023

Ótimo livro
Um mergulho na história do maior nome do heavy metal melódico brasileiro. Humanizamos um gênio. Livro bem escrito, com muitos depoimentos. O maior diferencial são os QR codes que levam a acesso direto de videos e músicas narrados simultaneamente, uma boa imersão. É um pouco triste ver um imenso talento ficar a deriva na condução da carreira do meio para o fim. Com um final triste e precoce.

Eduh 25/11/2021

A busca pela terra sagrada que nunca terminou
O livro retrata uma mágica aventura, que se inicia com uma breve introdução na história familiar de Andre, que chega a sua infância, adolescência, e a parte que mais interessa, a musical. Pincelando momento como a escola, e os estudos que Andre sempre gostou. Até então passar pela sua carreira e trajetória no Viper, Faculdade, Angra, Shaman, e Carreira solo, e muitos projetos.
Livro é escrito de forma simples, e muito objetiva, sinceramente as vezes chega a pecar pela maneira como retrata momentos marcantes da música ou da carreira do Andre, pelos relatos simples, e objetivos.
Como o objetivo era retratar a vida e carreira do Andre, espera ter um pouco mais de histórias sobre a vida, dia a dia, processos de composições, e etc., no entanto, as vezes o que temos são resumos de coisas que podemos encontrar na internet, veja bem, não estou falando que o livro seja ruim, talvez a minha expectativa seja alta demais, por querer lembrar a memória do Andre, e querer conhecer muito mais desta lenda.
Se você procura conhecer um pouco do Andre como pessoa, vai acabar decepcionado, faltaram pessoas para entrevista, livro tranquilamente poderia ter muitos mais convidados, e também mostrar momentos reais, dele.

Escritor.Lucas 21/04/2022

Maravilhoso
Bioagrafia desse gênio que cantava maravilhosamente bem. O livro passa simplesmente por toda sua vida, e por tudo que ele fez na sua magnifica carreira no mundo da música, principalmente nas bandas Viper, Angra e Shaman. Obrigatório para qualquer fã do Andre Matos.

Monique 20/12/2021

Há pessoas que nasceram para brilhar
Finalizei esse livro com um imenso pesar por encarar a realidade de um mundo onde não haverá mais criações geniais do Andre.
Andre Matos se mostrou especial e diferenciado desde os primeiros anos de vida. Sua trajetória musical, deixando marcas profundas por onde passava, com quem convivia e com as suas composições e interpretações magníficas, foram lindamente narradas nesta biografia.
Família, amigos, parceiros musicais e até desafetos relataram a jornada do Andre e, para os fãs do maestro, está obra é um presente, pois podemos conhecer a fundo sua carreira, desde os primórdios até seu último dia de vida.
Incrível! Apenas leiam e passem a admirar ainda mais esse gênio da música.
Marcelo Rissi 29/12/2021minha estante
Excelente resenha. Concordo com todas as suas ponderações.

Ju Ragni 25/03/2022

O showman do hard rock
Nunca fui fã de metal, mas no dia em que vi um clipe do Angra interpretando Wuthering Heights, lembro que parei o que estava fazendo e fiquei olhando, sem acreditar: Meu Deus, que voz é essa??? Me impressionou o sucesso do Angra no exterior, a qualidade de suas músicas, uma proposta diferente, vanguardista. Depois o Andre Matos saiu do Angra, montou o Shaman, fez algum sucesso (Fairy Tale é inesquecível) e depois disso não ouvi falar dele por muito tempo. Só soube de sua morte por acaso, quando procurei saber por onde andava. Que desperdício de talento... Sempre achei que o problema da carreira dele tinha sido com empresários, porque um produtor de visão jamais perderia a chance de agenciar um artista desse calibre... E ao ler o livro isso se confirma. Que pena... André Matos foi o nosso Freddy Mercury, um talento que foi desperdiçado por falta de uma boa retaguarda... Tivesse ele nascido na Inglaterra, talvez sua história fosse completamente diferente... Saudades, Andre Matos...
Marlon 25/03/2022minha estante
Bom dia, Juragni. Eu, como qualquer pessoa inteligente, amo Rock, e sempre ouvi falar desse cara e de seu talento. E isso me despertou a curiosidade pela pessoa dele. Só que quando eu vim saber dele, o cara já tinha morrido. Vou por esse livro no meu QUERO LER, pois adoro biografias, apesar de nunca na vida (veja só que heresia) te lido uma biografia sequer de um artista do Rock. Um bom dia pra vc.

Marlon 25/03/2022minha estante
Ah, gostei demais da sua resenha.