Andre Matos

Andre Matos Eliel Vieira...

Resenhas - Andre Matos

Fares 06/02/2024

Genial e imortal
Se eu já era fã pelo que conhecia dele de seu legado no Angra e no Shaman, fiquei mais ainda agora.

A genialidade é facilmente justificada e identificada em pequenos gestos de seu cotidiano, que nos apresentam um profissional obcecado pela perfeição.

Que perda inestimável para nossa realidade. Mas que marco para a musica, ter um cara desse em sua história.

Rodrigo509 12/11/2023

Um best-seller de respeito, uma bela homenagem a esse gênio do Metal nacional. Essa é a introdução para a biografia do Andre Matos, intitulada O Maestro do Heavy Metal, lançado pela Estética Torta.

Para quem conheceu o músico, como vocalista das bandas Viper, Angra, Shaman e sua carreira solo, além das participações especiais e projetos, podem conhecer o lado pessoal e familiar dele.

Sua história de família, seus gostos pessoais, sua precocidade por música e artes, suas primeiras incursões no Rock, seu encontro que mudou sua vida, como conhecemos.

É claro que a personalidade de Andre é única, em relação aos músicos, que o acompanharam, mas os próprios resolveram falar, em suas próprias palavras, sobre como era o vocalista nas gravações e shows.

Os autores Eliel Vieira e Luis Aizcorbe tiveram todo o cuidado necessário e muita pesquisa, para levar, ao leitor, toda a trajetória desse importante ícone do Metal, que nos deixou dia 8 de junho de 2019.

WallaceSiqueira 14/10/2023

Nenhuma outra palavra o descreve tão bem a não ser, GÊNIO!
Tava eu aqui, na minha manhã de sábado tocando umas músicas na guitarra, e comecei a relembrar as músicas do Angra e Shaman. Então vim buscar na estante se eu tinha adicionado, e não, não estava. Enfim...

Tem mais ou menos um ano e meio que lí a biografia do maestro, que foi bacharel em Regência Orquestral e Composição Musical. Infelizmente não terá outra voz como ele, poderia ter esperado mais uns 40 anos pra ter partido Se foi jovem demais.

Uma pena que foi tão admirado lá fora, e aqui, em seu próprio país não teve seu grande talento reconhecido. Falo isso não de nós, fãs, mas sim do "grande público" e a mídia... Acho que se fosse algo relacionado a letras vazias e bundas rebolando ele seria "reconhecido". 🙄

O que nos resta é ouvir e admirar suas canções, que nos presenteou enquanto esteve entre nós.

Leonardo.Campos 21/07/2023

A trajetória de um ícone da nossa música!
Andre Matos foi um gênio e um maestro do nosso rock, o brasileiro, que misturou peso e sonoridades tipicamente nossas em obras-primas como Carry on e Holy Land.

Rodrigo Fernandes 25/04/2023

Ótimo livro
Um mergulho na história do maior nome do heavy metal melódico brasileiro. Humanizamos um gênio. Livro bem escrito, com muitos depoimentos. O maior diferencial são os QR codes que levam a acesso direto de videos e músicas narrados simultaneamente, uma boa imersão. É um pouco triste ver um imenso talento ficar a deriva na condução da carreira do meio para o fim. Com um final triste e precoce.

Tatiane.Moscardi 16/01/2023

?Hoje eu vim falar dele o grande Andre Matos, quem me conhece a tempos sabe que eu sou apaixonada por ele, não só pelo músico incrível mas também pelo ser humano que ele era.

Sempre gostei muito de ler biografias é um gênero de leitura que eu me sinto muito atraída, com esse livro não foi diferente, assim que lançou eu fiquei com um desejo enorme de ler e tê-lo em minha coleção.

Aqui teremos relatos sobre a vida e a arte do Andre, a criação de bandas como o Viper, Angra, Shaman e sua banda solo.

Aqui eu conheci o Andre por trás dos palcos, um cara simples, humilde, que tinha seus medos e sonhos. Um cara que na escolha entre ser milionário e perder sua essência, ele escolheu nunca deixar de ser ele mesmo, não se vender e não perder sua essência.

Uma coisa que o Andre não tinha era medo de começar do zero e foi graças a isso que tivemos a chance de conhecer bandas incríveis. Dono de uma voz única ele deixou sua marca em cada um de nós.

Fluente em inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, sueco. Compositor, cantor, produtor, maestro e pianista, era dono de um currículo invejável.

Corinthiano roxo que já desfilou na bateria da escola de samba vai vai, o famoso e melhor goleiro míope do rock gol da MTV, nossa eterna musa Nissei Sansei.

Andre partiu precocemente e nos deixou órfãos de talentos que são raros hoje em dia.

Saudades Eternas ???

jcursiolf 14/09/2022

Merece ser lido por fãs e não-fãs.
Um trabalho hercúleo de escrever sobre a vida do Andre. O livro tem muitos detalhes e a ideia de complementar com vídeo e áudio através de QR code é maravilhosa. Só queria mais detalhes sobre o que veio pós-Shaman. Senti que faltou o mesmo detalhamento das partes do Angra e do Viper. Ainda assim, é leitura obrigatória para fãs e até não-fãs.

Andre 22/04/2022

Tudo que ganha nosso coração na adolescência a gente carrega pra vida toda e se torna base pra pessoa que seremos. Então não é exagero dizer que, assim como centenas de milhares de pessoas, eu não seria o mesmo sem a música do meu xará.

Esse livro me fez lembrar de shows que fui, amigos que fiz e histórias que vivi. Foi como ser conduzido pela história principal enquanto outra história, a minha própria, passava como pano de fundo na minha cabeça.

Andre tinha um talento fantástico e era uma grande pessoa. Errava como todos nós mas estava sempre tentando acertar, sempre tentando ser melhor, infelizmente partiu cedo demais. O mundo era um lugar melhor com ele.
Ka 24/04/2022minha estante
???

Escritor.Lucas 21/04/2022

Maravilhoso
Bioagrafia desse gênio que cantava maravilhosamente bem. O livro passa simplesmente por toda sua vida, e por tudo que ele fez na sua magnifica carreira no mundo da música, principalmente nas bandas Viper, Angra e Shaman. Obrigatório para qualquer fã do Andre Matos.

Ju Ragni 25/03/2022

O showman do hard rock
Nunca fui fã de metal, mas no dia em que vi um clipe do Angra interpretando Wuthering Heights, lembro que parei o que estava fazendo e fiquei olhando, sem acreditar: Meu Deus, que voz é essa??? Me impressionou o sucesso do Angra no exterior, a qualidade de suas músicas, uma proposta diferente, vanguardista. Depois o Andre Matos saiu do Angra, montou o Shaman, fez algum sucesso (Fairy Tale é inesquecível) e depois disso não ouvi falar dele por muito tempo. Só soube de sua morte por acaso, quando procurei saber por onde andava. Que desperdício de talento... Sempre achei que o problema da carreira dele tinha sido com empresários, porque um produtor de visão jamais perderia a chance de agenciar um artista desse calibre... E ao ler o livro isso se confirma. Que pena... André Matos foi o nosso Freddy Mercury, um talento que foi desperdiçado por falta de uma boa retaguarda... Tivesse ele nascido na Inglaterra, talvez sua história fosse completamente diferente... Saudades, Andre Matos...
Marlon 25/03/2022minha estante
Bom dia, Juragni. Eu, como qualquer pessoa inteligente, amo Rock, e sempre ouvi falar desse cara e de seu talento. E isso me despertou a curiosidade pela pessoa dele. Só que quando eu vim saber dele, o cara já tinha morrido. Vou por esse livro no meu QUERO LER, pois adoro biografias, apesar de nunca na vida (veja só que heresia) te lido uma biografia sequer de um artista do Rock. Um bom dia pra vc.

Marlon 25/03/2022minha estante
Ah, gostei demais da sua resenha.

Renato188 26/02/2022

O livro faz juz a obra do Maestro Andre Matos!Passando pelas eras do Viper, Angra, Shaaman e carreira solo! Recomendo a leitura!

Lennon 17/01/2022

Boa biografia
Uma ótima biografia. Pra quem conhece superficialmente a carreira de André Matos é uma ótima dica para se aprofundar.

Monique 20/12/2021

Há pessoas que nasceram para brilhar
Finalizei esse livro com um imenso pesar por encarar a realidade de um mundo onde não haverá mais criações geniais do Andre.
Andre Matos se mostrou especial e diferenciado desde os primeiros anos de vida. Sua trajetória musical, deixando marcas profundas por onde passava, com quem convivia e com as suas composições e interpretações magníficas, foram lindamente narradas nesta biografia.
Família, amigos, parceiros musicais e até desafetos relataram a jornada do Andre e, para os fãs do maestro, está obra é um presente, pois podemos conhecer a fundo sua carreira, desde os primórdios até seu último dia de vida.
Incrível! Apenas leiam e passem a admirar ainda mais esse gênio da música.
Marcelo Rissi 29/12/2021minha estante
Excelente resenha. Concordo com todas as suas ponderações.

Eduh 25/11/2021

A busca pela terra sagrada que nunca terminou
O livro retrata uma mágica aventura, que se inicia com uma breve introdução na história familiar de Andre, que chega a sua infância, adolescência, e a parte que mais interessa, a musical. Pincelando momento como a escola, e os estudos que Andre sempre gostou. Até então passar pela sua carreira e trajetória no Viper, Faculdade, Angra, Shaman, e Carreira solo, e muitos projetos.
Livro é escrito de forma simples, e muito objetiva, sinceramente as vezes chega a pecar pela maneira como retrata momentos marcantes da música ou da carreira do Andre, pelos relatos simples, e objetivos.
Como o objetivo era retratar a vida e carreira do Andre, espera ter um pouco mais de histórias sobre a vida, dia a dia, processos de composições, e etc., no entanto, as vezes o que temos são resumos de coisas que podemos encontrar na internet, veja bem, não estou falando que o livro seja ruim, talvez a minha expectativa seja alta demais, por querer lembrar a memória do Andre, e querer conhecer muito mais desta lenda.
Se você procura conhecer um pouco do Andre como pessoa, vai acabar decepcionado, faltaram pessoas para entrevista, livro tranquilamente poderia ter muitos mais convidados, e também mostrar momentos reais, dele.