O que é violência contra a mulher

O que é violência contra a mulher Maria Amélia de Almeida Teles...

Resenhas - O que é Violência contra a Mulher

Wallace17 30/07/2021

Leituras fundamentais
O que é violência contra mulher é uma publicação de 2002, e nos fornece um retrato das duríssimas lutas das mulheres contra a violência doméstica! "A violência de gênero ou violência contra a mulher está de forma arraigada na cultura humana que se dá de forma cíclica, como um processo regular com fases bem definidas: tensão relacional, violência aberta, arrependimento e lua de mel". A abordagem deste livro trás um pano de fundo histórico/sociológico/cultural da violência doméstica no Brasil, evidenciando as discriminações e preconceitos, assédios sexuais, estupros, ameaças, lesões corporais e os assassinatos. As autoras falam sobre o feminicidio, os descasos do estado e da sociedade para reconhecer essa mazela social. Porém, o mais importante são os relatos das lutas feministas. As conquistas legislativas das brasileiras em âmbito nacional e internacional, as diretrizes para o enfrentamento e erradicação de um problema impregnado da nossa sociedade patriarcal. Conquistas depois de muitos corpos femininos violentados.

Especificamente nas seção de políticas públicas, as autoras lamentavam o fato de Brasil não possuir uma lei que tratasse a violência doméstica em todas as suas variáveis. Esse fato se consumou em 2006 com a lei Maria da Penha, quatro anos após a publicação deste livro (2002). Um marco sem precedentes para a luta das mulheres brasileiras.

Muitas coisas ainda precisam serem combatidas e discutidas, por todas e todos envolvidos nesse espectro abominável.
Ótima leitura, sobretudo para nós homens, é importante que cheguemos no século XX

site: https://www.instagram.com/p/BqC0duhnY-v/

Bruna Rosa 23/05/2021

Duas décadas depois e o livro é atual
Recorri ao livro pois sou advogada e trabalho atendendo mulheres em situação de violência, além de produzir conteúdo acadêmico sobre o tema.
É lamentável ver que ainda que o livro tenha sido escrito antes da lei maria da penha, a situação das mulheres em situação de violência no judiciário permanece a mesma.
Profissionais despreparados, reproduzindo machismo a torto e a direito, o poder público deixando de investir em políticas públicas para o enfrentamento desse tipo de violência (notícia de set/20: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/09/pasta-de-damares-esvazia-verbas-para-combate-a-violencia-contra-mulher.shtml )
enfim.. difícil ser mulher no Brasil.

Adriana Scarpin 17/03/2017

Apesar de ter sido escrito numa era pré Lei Maria da Penha este livro traz insights preciosos tanto do processo patriarcal que leva à violência de gênero e suas estatísticas tanto quanto o quão precária era a legislação em relação às mulheres antes da referida lei.