História do cristianismo

História do cristianismo Bruce Shelley

Resenhas -

Ediandra Campos 10/02/2024

Revelador
Quando me propus a ler este livro estava conformada em demorar algum tempo para conseguir terminá-lo. Afinal é um livro de história e de teologia com mais de 700 páginas (!).

Mas, para a minha surpresa, devorei o livro em apenas duas semanas. Por quê? Porque é incrível mergulhar na história de algo que faz parte da sua vida e descobrir porque a Igreja faz o que faz e é o que é.

Para quem disse que a ignorância é uma benção, eu discordo totalmente. Prefiro a frase que diz que o conhecimento liberta. Receber todo esse conhecimento sobre a história da Igreja cristã e ainda assim permanecer convicta de que ser cristã é o melhor pra mim, só me faz perceber que conhecimento nenhum prejudica a edificação.

O conhecimento te mostra que a Igreja não é perfeita, afinal, ela é feita por homens. Homens imperfeitos, sim, mas, alguns deles, apesar de errarem nas suas decisões, tinham como objetivo final aproximar a Igreja (pessoas) a Deus. Esse deveria ser o objetivo de todo o cristão.

Para os que tinham outros objetivos, além de aproximar a Igreja a Deus, posso dizer que a Igreja também aprendeu com eles. Afinal foram um exemplo do que não se deve fazer.